sábado, 8 de maio de 2010

Flanar, criticar e bem informar



Gosto de tomar para mim os verbos e revirá-los em intensa reflexão. Neste sábado chuvoso com direito assegurado a flanar selecionei algumas expressões verbais para o deleite do prezado leitor, mas como não dou ponto sem nó, também trouxe links para espaços com abundância de informações . É preciso comprovar tudo o que se recomenda e generalizar não é uma atitude coerente. As dicas servem tanto para a leitura , quanto para a escrita. Vamos nessa, leitor?



Flanar -  É sair por ai despreocupadamente, mas atentando a tudo e a todos. O leitor já sabe que costumo caminhar nas manhãs  não apenas ensolaradas, mas sempre que é possível. A câmera fotográfica, um bloquinho de notas e uma caneta são as ferramentas de blogueira atenta.




Criticar - Estabelecer censura, advertir, ajuizar; muita gente faz crítica, mas sem fundamentos. É preciso contar com argumentos, provas incontestes de que algo é suspeito e não corresponde ao eticamente esperado. Cartunistas e especialistas em diversos assuntos fazem críticas diárias. É preciso estabelecer nexos, sentidos, caso contrário é fofoca, inveja e desinformação. Evitar. Confira as críticas do Leonardo Sakamoto.


Informar - Quem sabe informa e acrescenta. É preciso ir às fontes das notícias. Aprendi que é preciso confiar e desconfiar, sempre, mas alguém precisa merecer a confiança. O Luis Nassif Online e os apoios informativos que aparecem no blog merecem amplo crédito. As reproduções testemunham o fato.


Quer treinar a escrita? Que tal sugerir espaços virtuais de ótima conversa, boa música, imagens encantadoras ou ainda que mostrem um blogueiro, colunista, professor ou jornalista com cara de gente com o pé no chão. Sem pose, apenas gente que não teme mostrar o que pensa, o que sente e que não se vende por nada, exceto a rendição voluntária diante da interação com o leitor? Quem começa?


Agradecimentos: ao Sérgio Bastos pela mulher de vestido verde e sombrinha azul que ilusta a postagem de hoje. Aqui em Curitiba, além da sombrinha, ela estaria de moleton e tênis para enfrentar o sábado frio e chuvoso. Obrigada também à  advogada  e colunista Maria Inês Dolci  pela advertência quanto ao envolvimento preocupante das pessoas que ora experimentam as amostras grátis , sem a devida atenção ao rol de contra-indicações.


A chuva parou um pouco, mas está frrriio... e o tempo em Curitiba, segundo a Simepar ...


Até a próxima!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ler: vício bendito

Um grande prazer - Quem lê com prazer geralmente não fica entediado. Encontrar satisfação no tempo dedicado à  leitura é resultado de exemplo, especialmente no interior da família. Preciso sempre fazer muito esforço para abandonar o vício bendito do exame matinal não apenas dos impressos, mas também do que costumo ler no computador. O rol diário é grande. Na outra ponta está a escrita. Parceiras infalíveis, concorda comigo, leitor?


Um dia é da caça, outro do caçador - O registro fotográfico ao lado é da minha fílha. No ano passado, assim que o Jornalismo Diário, da Ana Estela Sousa Pinto ficou disponível fui à livraria para comprar o meu exemplar - e, enquanto examinava a capa do livro a câmera do celular entrou em cena. Ótima leitura não apenas para quem faz jornalismo, mas também aos que gostam dos bastidores dos jornais. Com o livro da Ana Estela nas mãos ajudo a ilustrar a postagem de hoje.



Aprofunde - Compartilho duas ótimas dicas para ler, caso deseje manter o vício bendito. Avante.


> Quando o autor emociona a gente,  no Livros e Afins


 > Você gosta de tomar 'tomara umazinha'? Dê um olhada antes aqui. ; a dica é do João Hamid, fotógrafo e blogueiro. Se tiver tempo clique nesses dois últimos links.




Você conhece alguém que precisa treinar a escrita? A partir da próxima segunda-feira incluirei dicas de redação aqui no Na Mira do Leitor. Atenderei não apenas ao simpático pedido da  Marcellita , uma vestibulanda que mora em Bauru(SP), mas também aos que clicam na internet a procura de orientação para bem escrever.



Obrigada - Ficarei agradecida se o leitor puder divulgar o aviso acima; elaborar resumos, textos de opinião e dissertações, entre outras tipologias textuais, exige do estudante não apenas a manutenção de leitura constante, mas sobretudo da compreensão das articulações estruturais necessárias, do emprego objetivo dos recursos textuais e a mira certeira no interlocutor.


Até a próxima, mas não deixe de olhar ali para o canto superior direito da página, porque nela aparecem os meus tweets mais recentes.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Ficha Limpa ou desonestidade premiada?

As novidades da esfera política não cessam  e o JBosco, meu  talentoso conterrâneo não deixa passar nada. O projeto Ficha Limpa merece a atenção dos brasileiros, especialmente os eleitores, porque se há algo que os profissionais da política sabem fazer muito bem é protelar votações, quando não lhes interessa aprovar um item que beneficiará a coletividade, mas quando lhes trará vantagens costumam agilizar os trâmites e a votação acontece rapidamente. Quer limpar o congresso? O dia é hoje(Congresso em Foco, texto de Rodolfo Torres)



Justiça para todos - Um cidadão comum quando comete uma  inconveniência logo uma punição corretiva, mas os políticos podem intermediar, comandar e incentivar falcatruas sem que sejam impedidos legalmente, inclusive pelos seus pares no Congresso. A lei não pode isentar criminosos e ainda lhes acenar com a manutenção da desonestidade premiada.


Participe do Ficha Limpa - Não sei se o leitor já teve a curiosidade de clicar no site do Ficha Limpa, abrigado no Twitter; clique e participe agora. Não deixe que a manobra orquestrada pelas excelências ganhe vantagem. Assine e vete a continuidade desse conchavo prejudicial à ordem e ao progresso no país. O  Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral traça intenções de limpeza. Sabão, balde e vassoura são simbólicos, mas a sua assinatura pode fazer a diferença e interceptar as más intenções dos políticos.

Quer treinar a escrita? Você já assistiu Intrigas de Estado? Ótimo filme; alugue o dvd na locadora e acompanhe o excelente roteiro e interpretação vigorosa de Russel Crowe. Gostei muito. Você indica um filme que trate de política, desonestidade ou movimentação popular em busca da ética? Compartilhe sugestões e comentários.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails