sábado, 29 de maio de 2010

Que tal: vuvuzela, carro dos sonhos e pamonha de Piracicaba?

Eu sou uma pessoa silenciosa, mas não sou ranzinza. Gosto muito de ouvir música e acompanhar pacientemente o realce dos instrumentos, porém coloco sempre fone de ouvido para não perturbar o sossego alheio. Muita gente, entretanto, ignora os meus cuidados e faz a maior zoada, quando tira o carro da garagem, buzina na porta de casa e permite que o seu cachorro fique latindo bem no começo da manhã de domingo ou nos dias de feriado, quando sonhamos levar o sono um pouco mais adiante.


Vem aí a vuvuzela  - Com a chegada dos jogos da Copa será impossível ignorar a onda da vuvuzela; este artefato sul-africano, uma espécie de corneta de plástico, de mais ou menos 50 centímetros, criado pelo sul-africano em destaque. Freddie Maake -  que também atende pelo nome de Sadam - emprestou ao mundo a sua ideia.

Agora, através das cornetas que trarão as mais diversas cores, o torcedor da Copa deixará o sossego conturbado de hoje como o paraíso sonhado. Esperemos, pois, os primeiros times de futebol entrarem em campo para ver e ouvir  o instrumento satânico, segundo um comentário que ouvi de um senhor, ontem na fila do supermercado, quando ele avistou a cesta de cornetas, ali na nossa frente.

Viva o bom-humor - Ontem, apesar das restrições ao barulho provocado irresponsavelmente, eu ri bastante, quando li um dos tweets do Benett ; ele desabafava assim: " Que essa praga da vuvuzela não se alastre por aqui! Mas como sei que brasileiro gosta de fazer barulho, não tenho lá muuuuita esperança... " -  eu também , cartunista, não tenho esperança de silêncio durante a época dos jogos. Você tem, prezado leitor? Não creio. Futebol e Carnaval, aqui no Brasil parecem ser imunes a tudo.


Ria mais -  Estava com ótima disposição e à noite consultei vários links na internet sobre o uso da vuvuzela. Você sabia de que há, inclusive, um Código de Ética? Confira o trio de conduta dos sopradores da corneta:

1- Não soprar a vuvuzela na orelha de um torcedor que esteja  ao seu lado. Será que um torcedor entusiasmado ou ainda ensandecido com os fiascos dentro do gramado será contido? Temo que o loucos usem a corneta como arma.

2- Não usar a corneta durante a execução dos hinos nacionais. É o que solicita o Comitê Organizador do Mundial, segundo o Esporte Brasil Notícias.

3- Evitar as vuvuzelas durante o minuto de silêncio antes da partida, em menção à morte de alguém. Talvez este seja o único item obedecido, mas dentro dos estádios o clima não é infelizmente de paz e alegria.

Mistureba boa: vuvuzela+carro dos sonhos+pamonha de Piracicaba - Evitar os incômodos com o barulho da vizinhança depende de boas condições; o revestimento acústico ou um chega pra lá pouco amistoso resolvem a parada, mas nem sempre o cidadão dispõe dessas condições. Entra a lei, a defesa do sossego alheio, mas durante os jogos da Copa entrará a lei dos sem-lei alguma, apenas a vontade de literalmente zoar - e, aqui entre nós, a fala que vem do Carro dos Sonhos, segundo a Barbara Horn (no Menina Prendada) ou das Pamonhas de Piracicaba (vídeo do YouTube bem interessante) será música suave nos nossos ouvidos.

Ótimo sábado, leitor! A ilustração ao lado é do Benett(Salmonelas,GP), cartunista que mora em Curitiba e igual a tantos aqui residentes ouve a chamada do Carro dos Sonhos.

Até a próxima!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Referendando o melhor e divulgando o pior

Costumo indicar links ao prezado leitor. É praxe. Espero que você, embora compromissado tenha tempo e interesse em clicar nessas indicações, pois são as minhas preferidas. Estou planejando estabelecer um rodízio na página e você é meu convidado a sugerir novidades; participe!

Recomendo - Hoje, por exemplo, não deixe de acompanhar o link para Fim da fidelidade na marra, da advogada Maria Inês Dolci, sempre atenta aos interesses do consumidor. Excelente notícia, trazida pelo blog, no portal da Folha de SPaulo!

Aqui em Curitiba encontro quase sempre ótimos lugares para comprar produtos e utilizar serviços, embora encontre alguns senões, mas se um dia você também quiser receber tratamento de rei no bairro Mercês, vá até à Papelaria Otoni(não tem ainda um site!) e, quando quiser comer excelentes produtos derivados de trigo, não hesite em ir à espetacular Familia Farinha, no Jardim Social; hoje minhas recomendações locais.


Eu também estou até aqui! - Semelhante a milhares de brasileiros estou, entretanto, com uma queixa que tem me tirado do sério. Pois saiba o prezado leitor que cancelei - exatamente no dia 12 de março!! - o meu contrato de prestação de banda larga pela BTelecom, hoje transformada em Oi, mas ontem ainda recebi uma fatura cobrando o serviço, atualmente reduzido apenas a manutenção do telefone fixo, uma vez que aderi ao sistema móvel de conexão com outra operadora, além de migrar com os celulares para outra operadora. Manter a fidelidade a qualquer vínculo é atitude que envolve reciprocidade, concorda comigo?

Indignada com a má qualidade - O tempo de tolerância para que "o sistema"(é assim que as atendentes nomeiam a empresa má prestadora de serviço)corrija a irregularidade já está abusivo. Hoje, vou ao Procon-PR ver se consigo sair desse verdadeiro inferno, porque a fatura de maio está paga e o serviço não está sendo oferecido completamente, uma vez que o meu telefone fixo apenas recebe. Estou agora, portanto, a caminho do Procon e vou com uma raiva daquelas...(imagem obtida no Quintal Virtual, ótimo blog do Rodrigo Seco e Flávia Neves

Fidelidade na marra, nem...nem...- Estou gostando desse projeto que acabará com a fidelização nos contratos de prestação de serviços. Simpatia, boa qualidade dos produtos e serviços e respeito ao cliente formam um trio difícil de encontrar, mas é com ele que eu retorno a qualquer lugar. Você costuma agir assim, também?

Compartilhe - Você tem alguma queixa com relação à prestação de um serviço? Ficamos sempre muito quietos e deixamos que instituições prestadoras de serviço público ou privado pintem e bordem conosco, mas a paciência neste caso não é boa companheira, porque quando elas decidem interromper o serviço o cliente não encontra quem agilize a solução para o seu problema. É preciso ir em busca dos direitos do consumidor e mostrar quem manda. É preciso divulgar o pior, sempre. 

Eu já decidi: assim que a pendenga for solucionada farei o cancelamento do meu contrato com a prestadora Oi, porque ela não me fará recuperar as perdas que continuo acumulando, enquanto mantém, caramba, o meu telefone fixo bloqueado para efetuar ligações.

Até a próxima! 

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O caminho das pedras, leitor

Aqui entre nós - A leitura do conteúdo de um blog depende de muitos fatores. O maior deles, entretanto, é o interesse soberano do leitor. Aqui, infelizmente... -  se depender dos atuais 16 seguidores - este Na Mira do Leitor aponta a iminência de fechar a banca, ahahaha...

Cadê você, leitor? Trabalha, estuda, faz mil coisas ao mesmo tempo? Eu também, mas estou sempre aqui dando as caras. O meu jeito de encarar esse amontoado de desafios é assim. Faço o meu melhor e  não consigo ficar indiferente aos que comigo empreendem qualquer tipo de interação. Os nomes referendados ali, emcimados à direita da página, no canto nobre dos leitores, são de  grande importância para mim, mas ainda há os que ficam em silêncio, na retaguarda do anonimato, da leitura sem compromisso, circunstancial. Entendo, mas tudo o que escrevo e trago é pensando nesse encontro de afins.

Meu jeito - Mantenho uma grande agenda com telefones, e-mails e novidades sobre todos os meus alunos e conservo bom resultado interativo, graças ao Twitter e MSN, espaços na internet que aproximam até o inimaginável. Com os leitores interativos adoto idêntico procedimento, desde que permitam essa familiaridade que aproxima e estabelece sentidos na leitura de uma página na internet. Alguns consideram esse mirante de pessoas uma bobagem; eu não.

Seu jeito - Somos, ainda bem que somos, pessoas diferentes. Eu sou daquelas que não desistem facilmente de um propósito, embora fique triste, mas não derrotada. Quem me acompanha nessas reviravoltas de intenções na internet e na vida em geral sabe muito bem dessa teimosia calculada. Os obstáculos, aquelas pedras do nosso caminho, devem ser superados, principalmente se mantivermos interesse nesse alcance, caso contrário, o silêncio será plenamente compreensível.

Hoje, independente do seu propósito na visita que faz à página, destaco para você apreciar, rever ou até conhecer a excelente interpretação de My Way, abastecida pelo cativante Robbie Williams.  Eu voltarei amanhã, depois  - e... sempre que for possível interagir. Apareça, se puder. Dê sentido ao que melhor poderemos fazer na rede virtual: aproximar intenções, sob a regência espetacular da leitura e da escrita.

Até a próxima!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Tacadas de mestre na redação

Conforme o prometido, sempre às segundas-feiras, este Na Mira do Leitor oferece orientações quanto à elaboração da redação voltada aos vestibulares, mas dois pontos devem ser registrados pelo leitor, caso tenha interesse no tema:

1- Você poderá avistar centenas de postagens com as minhas dicas e comentários sobre o tema de hoje; basta clicar no arquivo do meu antigo blog, mantido na Gazeta do Povo.

2- Identifique-se - caso seja vestibulando, professor de redação ou apenas mais um interessado em aprimorar as suas condições de leitura e expressão das ideias. É imprescindível saber qual é o público que prestigia a orientação aqui presente.

Pontos básicos - Além do conhecimento, emprego e articulação dos recursos textuais (condições de legibilidade, vocabulário, pontuação, recursos coesivos, etc.) observe aos seguintes pontos:


> Qual o objetivo do texto que você pretende escrever - Atente às exigências da proposta para satisfazer aos diversos pontos nela contidos. Exemplos: número limite de linhas, elaboração de um título, aproveitamento dos excertos da coletânea, tipo de linguagem, entre outros requisitos.


> Qual a estrutrura do texto a ser adotada -  A de Resumo? Não desconsidere a objetividade e a menção à fonte, entre outros itens imprescindíveis. Dissertação? Demonstre domínio do tema e exponha as suas ideias com clareza e objetividade, além de articular com lógica as táticas de argumentação necessárias a este tipo de texto.

Vestibular tradicional ou ENEM? Tenho orientado aos meus alunos, independente do tipo de vestibular pretendido, a manutenção do treino constante das diversas tipologias. Sabe o  motivo? Ficar bem afiado na redação de resumos, textos argumentativos, dissertações, análise de charges, redação de cartas, entre outras formas de texto. O treino constante da elaboração de textos manuscritos deixa qualquer candidato seguro aos desafios institucionais encontrados na hora da prova de Compreensão e Produção de Textos, mas também aos que aparecem com o ENEM.


Tacadas de mestre - Aos que objetivam concorrer à seleção das instituições que aderiram inteiramente ao ENEM (a UTFPR é um exemplo) é preciso intensificar a regularidade na elaboração de textos centrados na argumentação e no atendimento das propostas dissertativas.

Fazer duas ou três redações por semana ajuda a ir bem no vestibular, diz diretora da Fuvest (UOL Vestibular) mas, independente dos seus pressupostos objetivos de inscrição, uma redação diária é garantia da segurança  na hora da redação. Foi o que tentou fazer o universitário Rafael(em destaque) no ano passado, quando acompanhava  on-line as minhas orientações.  Quer treinar a escrita? Participe do desafio interativo abaixo :

Proposta 1 - Quais as suas maiores dificuldades para elaborar uma redação, independente do formato exigido?

Proposta 2 - Você conhece os elementos que caracterizam um texto centrado na Narração, Descrição ou Dissertação? Pode indicar, por exemplo, um modelo de redação que privilegie os elementos narrativos? Compreender as características desse trio de matrizes da redação é fundamental para bem escrever.

Observação - As postagens orientativas seguirão de acordo com as necessidades dos que aparecem na página, uma vez que minhas dicas gerais de redação estão disponíveis no primeiro link indicado acima.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails