sábado, 7 de agosto de 2010

Olhares compartilhados

O sol é um componente espetacular na movimentação urbana em dia de intenso frio - Arredores da Praça Tiradentes e Largo da Ordem, Curitiba, agosto 2010

Aviste como está a cidade nesta manhã de sábado. O frio continua intenso, mas é possível desfrutar desse dia de sol em Curitiba.


Céu azul e baixa temperatura: dupla bem-vinda aos que chegam ou moram na cidade - Alto da XV, Curitiba, 7 agosto 2010

Suas lembranças -  Você já esteve em Curitiba durante a temporada de Inverno? Quais as lembranças desses dias de temperaturas bem diferentes das encontradas nas demais regiões brasileiras? A primeira visita à capital paranaense, quando no Verão ou Inverno, faz a maior diferença. Há quem goste do Outono , mas eu gosto mesmo é do tempo denominado de Primavera, quando as flores desabrocham, o clima fica equilibrado e o céu aparece azul, sem nuvens escuras. Um encanto, apenas quebrado pela inesperada mudança de temperatura, característica fortemente presente em Curitiba.

Até a próxima!

Sábado ensolarado em Curitiba

Oba! Depois de uma madrugada muito fria a manhã está ensolarada em Curitiba! Como é que está o tempo ai, leitor? 

Sábado ensolarado? A cidade fica mais bonita e convidativa aos passeios ao ar livre - No Mercês, agosto, 2010


O Simeparpr confirma o que os nossos sentidos já perceberam, mas a baixa temperatura curitibana não impedirá que aproveitemos o lindo dia de sol.

Até mais...

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Fotos contam histórias; conte as suas, também

                                                                   "É preciso contar uma história para se ter uma boa fotografia ou uma fotografia pode contar uma boa história?"
                                       (Cibelly Almeida, no Twitter, dia 4 agosto de 2010)


As fotos abaixo certamente contam histórias, estabelecem conexões e trazem lembranças; será que você conseguiria identificar informações nos registros de hoje? Aposto que sim. Darei  as pistas na legenda, mas outros informes poderão ser acrescentados por você; apure o senso de observação e o resultado será espetacular.

Inesquecível manhã de sol no Parque Taquaral; em passeio com sobrinhos - Férias em Campinas(SP), jul 2010


Dica de professora  -  Quando uma criança ou jovem escolar apresentava dificuldades para escrever eu costumava combinar: " Que tal fazer uma lista das informações contidas nessa foto?" - e o resultado era animador. Observar detalhes alimenta a informação, tanto na oralidade, quanto na escrita. Pode ser uma foto do jornal, da revista ou mesmo das nossas caixas de fotografias ou álbuns familiares. 

Manhã de passeio em dia de sol pela Rua XV; destaque ao casario, às roupas e calçadão - Curitiba,jul 2010



Em volta de uma caixa de fotografias - Quando estive em Campinas em visita aos parentes pedi à uma das minhas sobrinhas para rever a caixa de fotos impressas. Foi semelhante a viajar no tempo. Lá estavam as temporadas  familiares na Ilha do Mosqueiro, a época de passeios pela Praça da República e as inúmeras visitas que fiz com sobrinhos adolescentes até à Unicamp.

Lição de geografia: avistar e admirar um dos pontos extremos do Brasil - Cabo Branco, Paraíba, Janeiro, 2009


Anotar lembranças - Uma foto é um registro e poderá guardar inúmeras informações. Infelizmente, com as facilidades do clique digital e do armazenamento dessas imagens no computador deixamos de imprimir e anotar tantas lembranças queridas. Ao avistar uma ou outra fotografia familiar e nela encontrar registros manuscritos dos parentes, muitas vezes ausentes do nosso convívio, evoca emoções que vão do riso e muitas vezes às lágrimas. Fotos contam histórias.

Manhã familiar em passeio alegre e surpreendente - Mangal das Garças, Belém, Férias, fev 2010

Seus registros, leitor -Você  tem em casa álbuns com fotografias  dos seus familiares? Costuma selecionar algumas fotos digitais para imprimir? Não fique, por favor, limitado aos arquivos no computador ou no pen drive. Faça um esforço e ajude a preservar a memória familiar. Casas com crianças e jovens deverão sempre promover sessões em torno desses registros. A memória familiar agradecerá certamente.

Até a próxima!

Tempo para dormir

Bom dia!

A conversa morna entre os presidenciáveis acabou; você, ao menos, deu uma olhada?


O Simeparpr informa o tempo, mas eu afirmo que agora é hora de dormir.

Até mais...

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sem panfletagem política, por favor!

Ando cansada de apagar e-mails de cabos eleitorais. Lá no Twitter a minha página fica geralmente num sobre e desce de seguidores. A explicação está na minha indiferença à panfletagem politiqueira.

No território político e nas escolhas pessoais estou sempre muito à vontade; não perturbem, por favor! 
Não votarei em político profissional, não reelegerei ninguém e antipatizo com panfletagem indireta, ainda mais quando subestima a minha capacidade de escolha consciente. Com você está acontecendo assim, também?  A simpática ilustração da Soninha Horn ajuda a firmar a minha segurança com relação ao que aprecio politicamente.

Agenda do eleitor - Hoje há um debate oficial entre os presidenciáveis; assistirei, porque é preciso manter o juízo e o ajuizamento com relação às questões coletivas. Escolher e outogar poder a uma pessoa para que dirija simbolicamente um país, cheio de contrastes como é o Brasil, é coisa séria, não brincadeira para ver se dá ou não.

Ninguém tasca!- O meu voto é um dos únicos territórios do campo individual que ninguém tem o direito de querer saber ou tentar subverter. Você também pensa assim, caríssimo? Convença-me do contrário, mas argumente objetivamente, por favor!

Até a próxima!

Bom dia, quinta-feira!

Empresto do  Castilho, um dos seguidores do Na Mira do Leitor, a imagem abaixo para saudar esta quinta-feira, ainda fria e nublada, segundo o Simeparpr. Hoje, o meu horário será quase integralmente voltado ao atendimento dos alunos, mas sempre aparecerá a oportunidade para ver se alguém deixou um comentário. Liberá-los o mais rápido possível é uma das  minhas obrigações.

O tempo em Curitiba varia; faz grande diferença apontar números à temperatura; obrigada, http://twitter.com/rpcastilho


Não deixe de ler o blog do Elson Sepulveda, ali na lista de recomendados; os constantemente atualizados já irão para o meu caderninho precioso. A atualização dos informes  e conteúdo interessante são requisitos indispensáveis para que eu dispense tempo de leitura a qualquer página; tenho impressão de que você conserva as mesmas exigências.

Até a próxima!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Comidinhas, mesa familiar e risadas

Hoje coloquei o avental e fui preparar o almoço. Não sei se você aprecia, mas eu gosto de ensopado de frango caipira com batadas salteadas. Decidi preparar uma generosa porção, assim deixarei meus potinhos salvadores no congelador; eles ajudam bastante na organização da vida em família, ainda mais quando a comida que está dentro deles foi preparada em casa.

Grande alegria - Eu costumo almoçar a maior parte dos dias fora de casa, mas nada como sentar ao redor da mesa e comer na minha cozinha. Pegar a comida fumegante, ali na panela, não é para se dispensar, concorda comigo? Depois vem o café coado na hora e o indispensável cochilo, herança bendita que acompanha qualquer amazônico.

Comida, mesa e lembranças para sempre - As refeições familiares e suas transformações sempre estão na minha cabeça. Tenho ótimas lembranças. Elas incluem a mesa grande, a família reunida,  as terrinas de sopa nas pontas da mesa, cestos de pão fatiado, um pote de queijo parmesão ralado e meu pai, ainda vivo, contando os seus causos, lá pelo Rio Juruá.

Cardápio e lembranças- Outras lembranças vão para o peixe frito empanado na farinha de mandiocaos quisadinhos com maxixe, o pirão de farinha com caldo de peixe, a carne assada com batatas bem coradinhas, o filé acebolado, os bolinhos com sobras de arroz, as mugicas de piracuí, as massas caseiras  -  e,  tantas gostosuras, feitas pela minha mãe e irmãs mais velhas, ali na minha frente. Quantas lembranças boas, caríssimo. Lembrar das comidas saboreadas em torno da mesa familiar dá uma saudade...

Postas de pescada amarela bem temperadas com cheiro verde; hum...que saudade desse caldinho amazônico! Férias em Belém, fev 2010
Legado certeiro - Minha filha gosta de algumas comidinhas que sei preparar. Levará certamente para a vida afora as lições da convivência desfrutada entre avós e tias afeitas ao preparo dos alimentos. Talvez, no futuro, nem veja a necessidade de preparar uma sopa de ervilhas, um refogado de pirarucu com cubinhos de jerimum ou o delicioso ensopado de pescada amarela com cheiro verde e coentro que aparece em destaque. Terá, no entanto, a lembrança de que a comida na mesa familiar tem gosto especial e sentido. É o que importa, não é mesmo?

Para sair do meu clima nostálgico -  Que tal dar boas risadas com Aprenda com quem sabe, do divertidíssimo Belenâmbulo? Quer mais? Basta passear pelo blog.

Até a próxima!

Contando carneirinhos e espantando o frio

Estou com muito frio, caro leitor; não adiantam os cobertores, aquecedor, chá bem quente ou o cansaço. Ontem à noite não consegui "pegar no sono"- e, fui ler  35 Janelas para o Mundo, uma envolvente coletânea de narrativas, selecionadas em 1960 pela querida Seleções Reader's Digest, adquirida no último sábado em um dos meus passeios pelos sebos curitibanos. Mesmo assim, o sono não veio. O frio estava intenso.

Fiquei zapeando pelas versões web dos jornais e acabei voltando ao Twitter. Encontrei combustível à leitura no blog do Josias de Souza e ri bastante, quando li os comentários dos leitores. Um verdadeiro show à parte dos informes jornalísticos. Ajudou a passar o tempo descontraidamente; lá pelas duas da madrugada capotei.
O frio e a chuva afastam as pessoas da rua - Arredores do Passeio Público, Curitiba, 3 jul 2010
Segue agora, quase no final da manhã o meu bom dia, caríssimo. Apesar dos pés calçados e aquecidos estou  morrendo de frio.

O Simeparpr atesta um nível de temperatura, mas a sensação de frio indica outra, sempre menor.  Não sei se você, mas eu queria ler algo sobre essa discrepância diante da temperatura. O certo é que agora convivo com uma saudade enorme dos dias ensolarados e das roupas mais leves; quem conhece ou já morou na capital paranaense sabe que não estou fazendo onda. Ainda bem que hoje é o meu dia de folga e pude acordar um pouco mais tarde.

Interaja - a chuva que está caindo intermitentemente sobre Curitiba deixa o tempo ainda mais frio - e, aí, na sua cidade? Faz sol? Mande uma foto para o meu casadalinguagem@uol.com.br que eu publico aqui; indique o lugar, assim fazemos um contraste panorâmico centrado no clima vigente pelo Brasil afora. Vá lá, meu caro, pegue a sua câmera. Interaja comigo.

Até mais...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Encontros Marcados com a Redação

Recomeço nesta semana a série de aulas denominadas de ENCONTROS MARCADOS COM A REDAÇÃO, destinados com exclusividade para vestibulandos. Farei a revisão das condições de leitura e de escrita, assim como a orientação à redação das diversas tipologias comumente presentes nos concorridos vestibulares pelo Brasil afora.

Aprimoramento da leitura e da escrita? Participe dos meus "Encontros Marcados com a Redação"- Informações/Inscrições via casadalinguagem@uol.com.br
Caso você more em Curitiba ou conheça alguém que necessite de acompanhamento quanto à redação, poderia recomendar o meu curso? A condição de autônoma exige a propaganda dos amigos, dos ex-alunos, dos leitores do blog e dos  preciosos panfletinhos distribuídos aqui e ali pelas livrarias, sebos e espaços culturais. Trabalhar é preciso e ser remunerada com dignidade, também, concorda comigo?

No programa entram os resumos, os textos argumentativos, as dissertações e outros modelos de textos que nem sempre estiveram presentes nos cadernos de redação dos estudantes do ensino médio. Há fartura de leituras e exercício da escrita; meus alunos sempre estabelecem enorme diferença diante da prova de redação. Indiscutível!

Até  a próxima!

Céu encoberto em Curitiba

Nuvens escuras encobrem, em alguns momentos, até a Torre Panorâmica  - Mercês, Curitiba, jul 2010



A terça-feira amanheceu  em Curitiba com a mesma aparência dos últimos dias: céu encoberto por nuvens escuras e ameaça de chuva. Você gosta de um tempo assim, meu caro? Eu não, mas faz parte da vida e a Natureza oferece lições a todos que continuam alunos dispostos ao aprendizado oportuno. Vivemos agora a plenitude do Inverno.

As imagens em destaque evidenciam o que os meus olhos - e os seus, talvez - já presenciaram. Nada é permanente; o vai-e-vem das estações estabelece a maior lição que o ser humano pode alcançar: o aproveitamento do tempo para agir em favor de si e dos demais. 

A Av. Sete de Setembro fica assim nos dias ensolarados- Curitiba, junho 2010
Descreva - Como está o tempo aí no município onde você reside? Gosto muito, quando os leitores da minha página no Twitter compartilham informes; você poderá acompanhar o resultado dessa interação com um clic no link anteriormente indicado. Participe; adoro as expressões interativas dos correspondentes aqui no blog.


Até mais...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Por que um blog merece a leitura?

As indicações à leitura dos blogs já estão feitas; sugiro que encare a permanência de alguns blogueiros e a reedição de páginas como providenciais contribuições à dinâmica deste Na Mira do Leitor. O rodízio semanal estabelecido foi uma ideia muito feliz, você concorda comigo?

Critérios à indicação - Gosto de observar os textos que aparecem nas páginas visitadas e dentre o atento exame feito estão incluídos os seguintes itens:

> Definição de temas ou temas articulados 
> A intenção comunicativa do blogueiro  
> A visualização cultural de quem escreve 
> A importância atribuída ao interlocutor 
> Independência discursiva 
> Cuidadosa atenção à linguagem
> Bom humor 
> Postagem constantemente atualizada

O que você pensa?  - Você discorda de algo acima? Gostaria de saber a sua opinião; vou estender um SOS aos meus conhecidos blogueiros, aqui no Twitter

Leitura crítica e bom humor? Encontráveis no http://jboscocartuns.blogspot.com/
Cardápio de intenções -  Na internet há de tudo um pouco; basta que o leitor selecione o que gosta. Eu rio bastante com as charges e tirinhas, mas sempre evito publicá-las aqui, quando trazem inconveniências linguísticas ou pouco atenção à linguagem. Palavrões, erros ortográficos e vocabulário empobrecido pelas repetições não despertam o meu interesse, mas a maioria das pessoas parece gostar. Uma questão de valor, sujeita à liberdade de escolha, concorda comigo?

Comente - Você compraria algo que não estivesse em ótimas condições? Eu articulo ideias e sentidos e aponto modos de escrita - e os links aqui presentes costuram essa dupla de objetivos. Os temas poderão indicar asssuntos triviais, mas nem por isso sem aprofundamento e cuidadosa atenção à escrita. Requisitos indispensáveis.

Quer um exemplo de excelente página, além das inúmeras aqui anteriormente indicadas? Meu amigo blogueiro Marcelo Katsuki  consegue pegar qualquer tema e fazê-lo bem divertido; adoooro quem sabe misturar talento, arte e excelente escrita!!

Até a próxima!

Bom dia, leitor!

A mudança de planos é sempre uma alternativa; ontem à noite passei aqui apenas para liberar dois comentários. O sono era mais forte do que a vontade de trocar os links para os blogs indicados à leitura. O leitor certamente entenderá o poder do sono, depois de um dia intenso de afazeres, mesmo ligados ao lazer e à descontração.

Mudas de crisântemos florescem em vasinhos;  indiscutivelmente são bem-vindos presentes
Dia de Inverno - Aqui em Curitiba o céu amanheceu nublado e cinza, mas animarei a página, caríssimo, com esses lindos crisâtemos. Receba-os como um presente; são para você!

Delicadeza -Não hesite em comprar três ou quatro vasinhos dessa espécie, caso um dia deseje oferecer um  presente delicado a um dos seus afetos.  Quem recebê-los, se cuidadosa pessoa, ainda poderá desfrutar da linda visão que os botões, quase em flor, compartilham.

Até mais...

domingo, 1 de agosto de 2010

Cenas curitibanas

As fotos aqui em destaque mostram um pouco de Curitiba; elas permitirão que você aprecie, compare  dados visuais - e,  quem sabe um dia possa vir passear aqui?  Foram feitas durante as tardes de sexta-feira e de sábado, quando empreendi um  calculado passeio  fotográfico pela capital paranaense.

O Largo da Ordem fica habitualmente cheio de barracas e com a movimentação frenética de visitantes; um vai-e-vem ruidoso aos domingos e feriados! - Curitiba, 31 jul 2010

Na sexta-feira, a partir das 16 horas, a Praça da Ucrânia é o pedaço mais gostoso do bairro; programa imperdível -  Curitiba, 30 jul 2010

As boas ideias, inclusive a defendida pelos vegetarianos, encontra espaço de divulgação na Boca Maldita - Curitiba, 30 jul 2010


Você já passou pela Feira Gastronômica que acontece na Praça da Ucrânia? Moradores das imediações dos bairros MercêsBigorrilho não perdem o programa; ir lá para comer pastel, bolinho de bacalhau, tempurá, sanduiche de pernil, tapioquinha, pizza frita ou qualquer outra gostosura é satisfação certeira. Eu não perco.

Compartilhamento - Há algum lugar aí no seu domicílio municipal que mereça destaque e indicação aos visitantes? Editarei outras cenas curitibanas oportunamente, porque compartilhar registros fotográficos, apesar da ausência absoluta de técnica ou profissionalismo, é um dos propósitos deste na Na Mira do Leitor.

Até à noite!

Margaridas para você!

Ontem, quando avistei essas margaridas, lá no Mercado Municipal, não resisti. Hoje, elas estão aqui para saudar o dia e alegrar a a nossa conversa de domingo. Lindas, concorda comigo? São suas, prezado leitor!

Você gosta de margaridas? As mudas em vaso podem ser facilmente replantadas- Flores para o leitor, jul 2010
O tempo em Curitiba, pelo menos agora de manhã, está nublado e friozinho, mas veja o que esclarece o Simepar.

Compartilhe - Como está o tempo nos demais domicílios de quem clica aqui no Na Mira do Leitor ? Agora já estamos com 42 seguidores; você já reparou? Eu já contabilizei a responsabilidade. 

Até mais...
Related Posts with Thumbnails