sábado, 6 de novembro de 2010

Dia "tenso" no Brasil

Ouço e leio notícias impensáveis e aversivas: o retorno da CPMF, a restrição do Inep quanto ao porte de borracha, lápis, apontador e relógio aos participantes do Enem 2010 e o chega junto da turma comandada pelas figuras assustadoras de Renan Calheiros  e seus asseclas à rotina política de Brasília. Meu Deus! Dai-nos a benção, livrai-nos dessas torturas. Escolher e dar a outorga do poder a quem não sabe cuidar da vida pública e confiar na deliberação dos técnicos educacionais de gabinete é o que dá. Dia tenso, como dizem os meus jovens vestibas, inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Alguém conhece a autoria dessa excelente imagem? Ela chegou em um e-mail, sem indicações. Por favor, um SOS para que eu indique a fonte representativa dessa alusão ao tenso ENEM2010.


" Vem aí a volta da CPMF. No país com o maior número de impostos, os políticos vão taxando para tapar os buracos da incompetência."
(Serginho Groisman)

"o Inep proibiu tanta coisa que nem cabe em 140 caracteres."
(Fernanda)

"Devolvido a Brasília pelos eleitores de Alagoas Renan Calheiros cogita novamente a Presidência do senado(Campana)."
(Gilmara)

Agora é com você - E você o que pensa desse trio de notícias, prezado leitor? Achegue-se; venha conversar comigo. Vou lá, ali na Rua Padre Anchieta almoçar, mas depois estarei aqui. Apareça, vamos conversar?

Até a próxima!

Ser feliz tem um segredo

Deve ser muito frustrante e tedioso não ter um objetivo - ou vários - na vida. Eu não professo atualmente uma religião, mas a minha formação é cristã, bússola que anima os meus passos e todos os sentidos. Conto agora uma historia; está interessado, leitor?

Quando eu ainda era um projeto de adolescente ingressei em um grupo de jovens, desses que são amparados pelas igrejas cristãs e que forjam a educação do sentimento e ampliam os poderes da razão. O meu chamava-se Mojuvena, o Movimento dos Jovens de Nazaré; era natural dele participar, porque eu morava nas imediações da Basílica de Nazaré, lá em Belém. Era coordenado pelo barnabita Mario Pozzoli, ser humano da mais alta estirpe em ética e amor pelo semelhante, apesar da linha dura que não hesitava em expressar. Sou grata pelas influências positivas que eu e centenas de jovens dele recebemos e compartilhamos. Ele continua distribuindo orientações pelo Brasil afora e colhendo os frutos.

Mantenho a lembrança  de que "Ser feliz tem um segredo..." ao lado da pia, em cima do filtro de água para jamais esquecer  a advertência - Antes que seja tarde demais, Curitiba, nov. 2010

Inesquecível lembrança - Jamais esqueci  de uma das canções que costumávamos cantar em grupo e nas viagens que fazíamos pelas cidades paraenses, quando íamos encontrar outros adolescentes, por exemplo, em Bragança, em Tracuateua, em Vigia, entre outros sítios juvenis cristãos. Confira os versos:


"Um dia não faz tempo pelas ruas eu andei,
o guarda, o leiteiro, o carteiro eu encontrei,
em todas as cidades e nos portões também,
reconheci gente, onde não havia ninguém.

    Gente da cidade e também do interior
    Apareceu um exército, cada vez maior.
    Lembrei-me das verdades que ensinaram nossos pais: 
    coisas são importantes, porém gente é mais.

Viva a gente!
Vocês poderão conhecer muito mais gente, a melhor espécie de ser
Com mais gente a favor de gente em cada lar e nação
haveria menos gente difícil e mais gente com o coração."(bis)

( Viva a gente; não sei de quem é a autoria. Se souber, por favor, dê um SOS.)


A formação - Participar desse grupo de jovens, acompanhar a luta diária que a minha família empreendia para atender às necessidades de todos, sem dúvida, ajudou a traçar os meus objetivos para a vida. A família, a escola pública e o meu grupo de convívio juvenil cristão ajudaram a formar a pessoa que eu sou hoje.

Os meus objetivos - Descobri, em plena adolescência, que gostaria de ser feliz, mas para auferir a felicidade eu precisava de alguns degraus:

>Ler bastante, ou seja, aumentar as informações e agregar sentido ao que percebia, ler o mundo - e a escola e a minha família de leitores exerceram influências poderosas nessa percepção.

>Gostar das pessoas, o que implica em aceitá-las, independente do que aparentam, o que não é nada fácil, concorda comigo?  Há tanto preguiçoso, mal intencionado, vilão, etc.

>Nutrir esperança, ou melhor, acreditar que o amanhã poderá ser melhor do que hoje, sobretudo de nos colocarmos em marcha coletiva a esse propósito.

>Agir com coerência , o que significa não desejar para qualquer pessoa o que eu não gostaria que fizessem comigo;  é uma luta sem trégua, não é mesmo? Entende por que não suporto injustças?

> Não desistir dos objetivos, ou seja, não entregar os pontos. Ir à luta, recomeçar, sempre!

E você, leitor? -  Já pensou nas razões para que leve adiante a sua vida com prazer? Deve ser realmente muito frustrante não contar com alguns objetivos. O que nos faz superar obstáculos e avançar sempre em direção aos nossos gostos e anseios? A refletir, não é mesmo, caro leitor?

Até a próxima!

Tudo bem aí, leitor?

Bom dia!

Tráfego de URL - O poderoso Google mostra que há uma intensa movimentação na visualização do Na Mira e quase nenhuma interação, exceto dos que leem os meus tweets

A movimentação de sábado na Rua Marcelino Champagnat é serena; não tenho queixas, exceto quando o "ligeirinho" passa e faz tremer tudo- Na minha rua é assim, Curitiba, 6 nov. 2010

Sugestão - Não deixe de acompanhar a ótima seleção de dvs do Marden Machado; hoje ele sugere A mulher faz o homem; eu passarei, após o almoço, na locadora para pegar a minha diversão de sábado à noite. Adoro a atuação de James Stewart e Frank Capra, além de comungar da visão transformadora que ele apregoa nos seus filmes, sempre com abundância de esperança e crença nos ideais humanitários. Não é por menos que gosto tanto do imperdível e sempre comovente Felicidade não se compra. Gosto não se discute, mas se ajuda a entender os porquês, concorda comigo?

O tempo e o vento - Aqui em Curitiba, depois da chuvarada de ontem à tarde, o tempo esfriou, mas agora o Sol apareceu em sua pujança. A claridade é tanta que  até desliguei a luminária. Ontem, logo após o almoço, mas lá pelas 17h30 a cidade foi surpreendida pela intensa ventania; em poucos minutos tudo ficou repentinamente escuro e caiu uma chuva daquelas. Eu precisava de cadernos novos e estava na papelaria, mas não conseguia voltar para casa. Precisei esperar passar aquele temporal, ali na Av. Manuel Ribas. A sorte é que do lado da papelaria há uma pastelaria, então, aproveitei o tempo de espera para comer pastéis de queijo com a deliciosa Águinha da Serra. Um dia trocarei conversa sobre esses pastéis e a companhamentos. Aguarde.

Interaja - Como está o tempo aí na sua região? Que tal acionar a sua condição de correspondente do Na Mira do Leitor? Compartilhe informes.

Até a próxima!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sem convers@ fiada

Bom dia!

Ontem, após o meu período de aulas, levei uma rasteira do modem que utilizo para conectar com a internet e, evidentemente, escrever aqui, no Twitter , ler e enviar e-mails, além das diversas leituras que realizo na tela deste computador. O trequinho estava com aquela luz azulada bem fraquinha e não levava adiante os meus propósitos interativos. Travou a minha convers@.


Com muita sorte consegui deixar um comentário no blog do escritor paranaense Miguel Sanches Neto e uma saudação twitteira ao jornalista acreano Altino Machado, uma vez que ele estava no hospital.

Continuo repleta de reclamações quanto à prestação de serviço na internet, porque a fatura de pagamento da 3G da Claro está paga e a operadora fica brincando de esconde-esconde com o cliente. Vou reagir, porque conectar não deve ser uma questão de sorte, mas de um direito, afinal, estou pagando.

Até a próxima!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O apoio da argumentação na dissertação

Uma das grandes dúvidas do estudante, especialmente o vestibulando e participante do Enem, é quanto ao papel da argumentação na feitura da redação dissertativa.


 Meus ex-alunos, hoje universitários na UFPR e UTFPR, em exercício diário da redação - Encontros Marcados com a Redação, Curitiba, 2008

Anote para sempre -   A expressão das ideias, as justificativas expostas e a calculada articulação das táticas argumentativas via exemplicações, enumeração de motivos, comparações, citações, dados numéricos entre outras estratégias bem explicam a enorme ajuda à dissertação. A parte da redação denominada de desenvolvimento deve ser alimentada com esses recursos da argumentação, pois constituem apoio determinante à exposição vigorosa e qualificada de um tema.

A triste realidade - A escola, infelizmente, explora muito pouco o potencial dos recursos textuais e quase nada oferece ao estudante no quesito entendimento da estrutura dos textos, daí a intensa insegurança dos vestibas e concurseiros diante das propostas de escrita.

Logo mais, no meu intervalo das aulas da manhã, editarei a Proposta 2  para treinar a redação dissertativa, em colaboração aos estudantes inscritos no Enem2010.

Até a próxima!

Treine a dissertação para o Enem 2010 - Proposta nº 1

 http://grooeland.blogspot.com/2009/11/foi-pirataria-que-venceu.html
















A pirataria é um crime.

Segundo a advogada Maria Inês Dolci (FSP, 27/6/2010)" De todos os crimes de falsificação, a produção de remédios está no topo da lista."

De acordo com o dicionário Silveira Bueno o verbo piratear significa, entre outra acepção, copiar indevidamente programa de informática, fitas de vídeo ou som.

Tendo em vista o exposto acima, elabore um texto dissertativo em que sejam abordados, entre outros, os seguintes aspectos:

> A necessidade de maior campanha de esclarecimento acerca desse crime.
> Uma política rigorosa de punição aos crimes de falsificação.


http://www.humortadela.com/humor/0/view.php?cnl=charges


















Faça a sua redação sobre o tema  da falsificação de produtos e observe a divisão tradicional em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Empregue a terceira pessoa e dê um título ao seu texto.

Até a próxima!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Colegas professores: organizemos uma lista de temas para a redação do ENEM

O jornalismo centrado nos temas educacionais faz a sua parte: vai lá e bate na porta do MEC, entrevista o pessoal do INEP e articula informes objetivos ouvindo e reproduzindo declarações dos que entendem do riscado, mas cabe aos professores de redação a última palavra sobre a feitura do texto e palpites sobre os possíveis temas presentes no ENEM 2010. É a nossa área, mas a concertada rede de apoio entre os diversos profissionais leva adiante a prestação de serviço à educação. Adoro reconhecer essa espetacular conjunção profissional, prezado leitor.

Medidas simples como lavar as mãos, evitar água parada, entre outras, podem  prevenir e combater epidemias; podem também apontar referências temáticas à redação do Enem.  Curitiba, Praça Osório, set. 2010


O meu método - Para listar temas dissertativos, inclusive para o Enem, eu faço o seguinte: pego dois ou três jornais ou revistas diferentes e peço que os alunos anotem os temas, ali estampados através das manchetes. Após a feitura da lista sugiro que encontrem derivações dos temas. Quer um exemplo? Vamos lá:  pegue a Gazeta do Povo . O que você vê na edição de hoje? Uma série de temas, não é mesmo? Listemos alguns: saúde, política, esporte, violência, economia, preconceito, entre outros. Pois bem, agora tente estabelecer derivações dessas temáticas.

Os temas da redação do Enem estão nos jornais, nas revistas, na internet e na vida; basta saber olhar para encontrá-los- Encontros Marcados com a Redação, out. 2010

E aí? - Imagino que a lista cresceu bastante, não é mesmo? Pois é assim que você deve pensar nos possíveis temas para a redação dissertativa, modelo textual que está na berlinda do Enem, há muitos anos.

Lista dos temas oficiais já explorados - Com a ajuda do UOL Educação será possível rever os últimos temas que estiveram nas propostas de redação do Enem; clique e acompanhe-os. Será uma ótima revisão.

Eu passo o ano inteirinho lendo dia e noite e fico, de fato, antenada com muitos assuntos, mas são os jornais, as revistas, os livros, as centenas de páginas na internet e a espetacular conversa boa que dá o suporte necessário ao que escrevo. Em menor proporção e responsabilidade o candidato do Enem também precisa manter-se bem informado, antenadão, caso contrário, como eu já ponderei em postagem anterior, irá encher linguiça e enrolar na redação, o que o corretor considerará inadmissível.

Os meus palpites - Já fiz uma lista bem grande de possíveis temas; acompanhe alguns:

>Atitudes saudáveis
>Preservação das florestas
>Inclusão digital
>Violência urbana
>Identidade nacional
>Prevenção e combate às doenças
>Solidariedade
>Justiça social
>Educação
>Bons exemplos

Outros palpites serão bem vindos!- Meus colegas professores de redação espalhados pelo Brasil afora poderiam aumentar a lista acima; basta que deixem as indicações temáticas na caixa de comentários. Mais tarde passarei aqui e transcreverei a colaboração, sem esquecer de citar a autoria, assim como link para os seus edublogs, tal como fiz em diversas postagens anteriores.

Até a próxima!

4,6 milhões de inscritos no Enem 2010

O número é  impressionante: 4,6 milhões de inscritos no Enem 2010. Você é um dos candidatos? É pai, avô, tio, namorado, irmão, vizinho, amigo, mãe, avó, tia, irmã, namorada, amiga ou vizinha? Não importa a relação estabelecida com o candidato; no começo das tardes de sábado e de domingo você verá aglomerados de jovens nas ruas, no interior dos ônibus e na porta das escolas. São os candidatos a uma vaga no ensino superior; eles participarão da seleção feita pelo Exame Nacional do Ensino Médio.

Requisitos imprescindíveis - Há anos acompanho o exame. Entendo do cardápio e dos ingredientes necessários à elaboração satisfatória da redação dissertativa; acompanhe as  minhas dicas:

>É preciso mostrar conhecimento do tema - como é que você analisa algo se dele não conhece o básico?

>Considere a essencialidade de um planejamento; faça um rascunho.

>Articule em três partes a sua redação, assim, do jeito abaixo:


A leitura é o alimento da escrita; meus alunos sabem que sem a ajuda dos jornais, revistas, páginas na internet e boa conversa a redação dissertativa será um fiasco - Ler constantemente é a regra - Encontros Marcados com a Redação, out. 2010


1- Elabore uma  breve e objetiva apresentação do tema, ou seja, a introdução.

2- Amplie a exposição temática, o que significa buscar apoio nas estratégias da argumentação, quando poderá recorrer à exemplificação, à lista de motivos, às citações, aos dados numéricos, entre outras táticas de encaminhamento das ideias. É o momento da elaboração do desenvolvimento. Coloque intensidade, qualidade e concatenação informativa nesse tópico. É o coração do texto dissertativo; ele revela o seu conhecimento e a sua capacidade de expressar ideias com clareza.

3- Conclua a exposição; não esqueça de incluir aqui um indicador conclusivo geralmente apoiado nas conjunções que asseguram a finalização de uma exposição, ou seja, um "portanto', um "logo" , um "assim "ou "desse modo". A conclusão deverá estabelecer a coerência expositiva sobre o tema, anunciado lá na introdução.


Elaborar dissertações exige tino e tento, ou seja, objetividade expositiva de um tema e capacidade de pensar equilibradamente por escrito; o contrário é enrolação e "encheção de linguiça" - Encontros Marcados com a Redação, out. 2010

Responda  - É preciso treinar regularmente o modelo dissertativo, meu prezado estudante; pare para pensar e responda:

                                                     Quantas dissertações você regidiu, enquanto vinha se preparando para o Enem ?

Itens fundamentais - Treinar a redação dissertativa requer, entretanto, duas determinantes situações: manter-se bem informado sobre os temas e  conhecer os elementos estruturais que formatam a dissertação. Muitos candidatos enfrentam a prova sem contar com essa dupla de requisitos, ao lado da inabilidade para escrever concatenadamente e empregar com acerto os recursos textuais. Lamentável. 

Pergunte e tire as dúvidas - Você tem alguma pergunta sobre a feitura da redação dissertativa? Caso positivo, poderá deixá-la na caixa de comentários. Tentarei, diante do pouco tempo que nos resta, respondê-la, mas sugiro a leitura do  excelente material disponibilizado pelo blog do Caderno Fovest , assim como os informes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, publicados na Gazeta do Povo

Até a próxima!

(In)seguro para dissertar na prova do ENEM?

O leitor sabe que o Na Mira também pretende alcançar estudantes do ensino médio, inscritos nos vestibulares e que pretendem aprimorar a leitura e a escrita. Sabe também que estamos a dois dias e poucas horas do início do Enem 2010. É uma fato de alcance nacional e, por mais incrível que possa parecer, todos os meus alunos estão inscritos no  famigerado exame. 

As colegas professoras Miriam Fajardo, do Tribo da Leitura e  a Helaine Balla, do Português é legal  fazem ótimas postagens voltadas ao estudante do ensino médio, porque o treino à interpretação é o primeiro exercício que o candidato ao Enem deve trabalhar bastante; em seguida vem a natural exigência da escrita concatenada.  As contribuições são feitas frequentemente na internet - e por inúmeros professores de redação, mas renovo aqui as advertências imprescindíveis ao candidato. Elaborar uma redação dissertativa requer a conjugação dessa dupla constituída pelo:

> Domínio temático - o que significa saber um mínimo acerca dos mais variados temas. Jornais, revistas, páginas na internet e muita conversa boa ajudam a qualificar o repertório informativo. Ler regularmente faz a grande diferença.

> A articulação dos elementos estruturais da dissertação aos recursos textuais - ou seja, concatenar as ideias e ajustá-las ao formato dissertativo, modelo textual solicitado.


Ficará inseguro o candidato ao Enem que estiver sem noções sobre o tema, estrutura do texto dissertativo e emprego eficiente dos recursos textuais - Encontros Marcados com a Redação, out. 2010

Hoje à noite, quando retornar da minha jornada de aulas, divulgarei uma lista de temas e duas propostas para exercitar a redação; está interessado? Apareça e participe.  


Até a próxima!

O leitor pergunta e você responde

Eu sempre considero interessante assuntar com o leitor e, quando avisto alguém propondo idêntica interação aprecio o resultado, ainda mais se é positivo. Veja alguns exemplos a seguir;  eu os encontrei lá no Twitter - e se tiver a resposta, por favor, interaja com a pessoa que formulou a questão.


Imagem retirada do  http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/oreo-americas-favorite-cookie.html


> Por onde anda a bolacha Oreo Era boa demais...- Perguntou o Marcelo Rubens . Aproveite para ver o que O velho do restelo tem a declarar sobre a tal bolacha, aliás, deliciosa.



> Alguém pode me dizer o que é Twitcan? Perguntou o Wiliam Bonner. Eu também gostaria de saber.



> Quem viu o Triguinho fraturando a perna agora no jogo Coritiba X Bahia? Meu Deus, sinistro! Quem joga bola fica com medo dessas imagens. - Perguntou o o André Felipe. Eu não vi, mas deve ter sido horrível. Você assistiu?

Agora é a sua vez - Você tem alguma pergunta? Gostaria de compartilhá-la conosco? Avante.

Até a próxima!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Impressões do tempo

As impressões do tempo aparecem no registro do meu passeio alenquerense - Tarefa inadiável: escanear fotos - Alenquer, Pará,  jan. 1986

Ontem andei remexendo a caixa de fotos impressas e com a ajuda da minha filha alguns registros foram escaneados. Dê uma olhada nas imagens que eu trouxe hoje. São recordações da viagem que fiz ao meu lugar de nascença, a pequeninha Alenquer, situada na mesorregião à margem esquerda do rio Amazonas. As fotos foram feitas pela minha prima, a Maria Luiza.

Lá no fundo está o Rio Surubium e o destaque vai ao belo prédio da Prefeitura.- Caixa de guardados, Doralice em Alenquer(PA), jan. 1986


Tenho um projeto bem sonhado - Planejo voltar à Alenquer - e percorrer, se possível,  grande parte dos seus 24.387 Km2 de extensão, mas também empreender um giro pelas cidades de Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Almerim e, sobretudo, em Santarém. Um projeto profissional para 2011.

Tenho certeza de que farei muitas fotos desses lugares queridos e trarei um pouco mais de informes sobre a Amazônia aos que à página aparecem, porque registros escaneados apenas conservam imagens queridas, nem sempre reunindo o melhor ângulo ao compartilhamento na internet, mas ajudam a exibir as impressões do tempo, não é mesmo? Bendito scanner!

Sugestão: selecione fotografias antigas, especialmente as familiares; organize um arquivo digital via scanner .Terá, assim, um apoio especial na recuperação das impressões do tempo. 

Até a próxima!

Nascer, viver e morrer

"Ama a terra em que nasceste e à qual reverterás na morte. O que por ela fizeres, por ti mesmo farás, que és terra, e a tua memória viverá na gratidão dos que te sucederem."
                                               ( Coelho Neto, 1864/1934)

Eu sempre entrego aos meus alunos de redação uma proposta que lhes pede um posicionamento crítico diante da inesperada atitude humana no enfrentamento da vida e da morte, seja de uma pessoa pública, anônima ou de um familiar. A intenção é clara: refletir sobre o tema, ingrato para uns, adiável para outros e intrigante a uns poucos, semelhantes a esta professora.

Os  intervalos do tempo entre nascer, viver e morrer são nossos; deles façamos o melhor proveito - Antes que seja tarde demais, out. 2010

O que importa, afinal? - Neste dia 2 de novembro, dedicado aos que nos precederam e não mais estão conosco, envido, além da prece, o pensamento respeitoso e sincero pelo legado oferecido à humanidade. Muitas lembranças boas deixaremos se a afirmação de Coelho Neto puder ser levada com respeitosa atenção, concorda comigo, prezado leitor?

Até a próxima!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Adoro bolinhos de bacalhau - e você?

Já estou bem melhor dos problemas com o braço direito e, ontem, no finalzinho da tarde fui à cozinha colocar a mão na massa, mas do bolinho de bacalhau. Eu gosto muito dos que são feitos com a base nas sobras de arroz, no creme de jerimum ou com a mandioca, mas os de bacalhau, os de pirarucu e os de piracuí ganham a minha preferência, exatamente nessa ordem apreciativa - e você, gosta de bolinhos fritos?

Você pode nem acreditar, mas quando lembrei de fotografar os bolinhos a quantidade estava reduzida, ahahah... - Com a mão na massa, Curitiba, 31 de out. 2010

Contarei como faço os meus bolinhos de bacalhau - e se você tiver alguma dica para que fiquem mais gostosos, por favor, compartilhe. Adoro as dicas de quem entende do riscado.

Os meus passinhos estão aí, ó:

1- Reúna 300g de bacalhau desfiado para refogar (previamente desssalgado) com 1 cebola média, 1 dente de alho, meio maço de salsinha bem picadinhos e duas colheres de azeite de oliva.
2- Misture tudo com meio kg de batata inglesa cozida e amassada e acrescente 1 colher (de chá) de fermento em pó e 1 ovo; com a ajuda de uma colher ou das mãos transforme a massa em pasta bem compacta. Se ficar grudando nas mãos acrescente umas 4 colheres( de sopa) de farinha de trigo.
3- Forre uma bandeja com papel toalha e vá deitando ali os bolinhos(redondinhos ou com as pontinhas bem acentuadas); eu faço dos dois tipos, porque assim agrado a todos de casa, mas a minha mãe fritava porções dessa massa em colheradas. Ficam gostosos do mesmo jeito.
4- Coloque a  frigideira com óleo suficiente para fritar os bolinhos; vá regulando a chama do fogo para que eles fiquem bem douradinhos e não queimem.
5- Assim que estiverem prontos coloque-os em travessa forrada com papel toalha para que o excesso de óleo desapareça.

Cada um sabe como gosta... - Eu como os meus bolinhos com um pouco de molho de pimenta - e às vezes troco a salsinha pelo coentro - , mas é uma questão de gosto, porque a receita é básica. 

Glossário:
>pirarucu é um enorme peixe amazônico.
>piracuí é uma espécie de farinha, feita com a carne do acarí, um dos peixes muito apreciados, lá na região alenquerense e arredores.
Até a próxima!

Edificações escolares e a aparência que não engana

Eu sou extremamente observadora. Ontem, dia do 2º turno eleitoral, ao passar por duas instituições escolares fiquei pensando na importância da aparência do edifício escolar, tanto para os que nele estudam e trabalham, quanto aos que avistam e adentram ao espaço escolar público ou particular. 


Aqui cursei o magistério - ou curso pedagógico - e fiquei decepcionada ao avistar a parência descuidada do Instituto de Educação Deodoro de Mendonça; a quem reclamar? Ao novo governador! - Belém, 6 out. 2010


Dá para negar? - Escolas públicas são feias, descuidadas, acanhadas e, mesmo quando funcionam em prédios construídos com apuro arquitetônico, elas não recebem o tratamento merecido. As paredes externas apresentam rachaduras, a pintura é antiga e a negligência está sob os olhos de todos, alunos, professores, pessoal administrativo, pais e responsáveis e passantes pelo local onde estão edificadas. Olhe, quando há, o ajardinado. Tente descrever o que vê.

Olhe as fotos em destaque na postagem; elas falam por si. As legendas têm o propósito apenas de situar o leitor quanto ao local e a data do registro.

Não há como ignorar o majestoso e bem cuidado prédio do tradicional Colégio Gentil Bittencourtt - Belém, 6 de out. 2010











Aparência incontestável - Escolas particulares são bem cuidadas e mesmo quando  funcionam em prédios construídos sem apuro arquitetônico, sempre recebem o tratamento merecido. As paredes externas costumeiramente estão em ótimo estado, não há rachaduras visíveis, a pintura tem cara de nova e o cuidado com o espaço escolar é notório a todos, estudantes, pais e responsáveis, traseuntes e visitantes oficiais. Há sempre uma tentativa eficiente de vender o produto  ali produzido, concorda comigo?


Fico intrigada ... - Não sei o porquê do cidadão não poder visitar escolas públicas, caso não tenha parentes matriculados na instituição ou não vá com uma finalidade centrada em documentação ou coisa do gênero. A direção não autoriza a visita. Você já fez uma tentativa? Algumas têm o muro alto, o que dificulta o afã do registro fotográfico que empreendo constantemente. O curioso é que que as antigas escolas, embora com muros e grades, permitem que se aviste a edificação geralmente exuberante nas formas, espaço construído e áreas de ajardinamento.


Localizado no centro da capital paranaense o Instituto de Educação do Paraná continua mal cuidado, pelo menos externamente. Será que o novo governador já sabe? Curitiba, 31 de ou. 2010


Compartilhe comigo  - Você votou em seção eleitoral que funciona em escola pública?  Ontem fiz uma pergunta twitteira acerca do local de votação e a primeira resposta foi a do Marden Machado, blogueiro paranaense entendido em cinema. Acompanhe; caso eu obtenha a interação desejada reunirei outros depoimentos em postagem futura.


Quando fui a um programa de tevê recebi um convite para visitar a  Escola Estadual Dom Orione; qualquer dia  entrarei lá, porque até hoje apenas  fiz a foto da quadra esportiva - Curitiba, Portão, 17 out. 2010

De quem é o patrocínio? - Quem mantém as escolas públicas? Quem financia e cuida das escolas particulares? O princípio da escola pública de ser construída com o dinheiro do povo e para ele ser destinada é fundamental para entender a importância a ou a sua ausência nas gestões administrativas. Governo estadual emunicipal, direção escolar e corpo docente-administrativo empenhados em bem formar crianças e jovens fariam a diferença, mas por que não há um concerto de atitudes? Neste momento, após tantas promessas de " escola pública qualificada para todos" eu fico aqui a pensar ainda mais seriamente no assunto. 

Qual a emoção positiva que uma criança ou jovem sente ao entrar nessa escola?  Campinas, SP, Taquaral, EEAdalberto Nascimento, set. 2010 Taquaral

Arquitetura & Educação - Meus amigos, os professores Jarbas Novelino e Miriam Salles, certamente gostarão de avistar as imagens aqui compartilhadas. Sabe por quê? Eles também são interessados no tema da arquitetura e educação, porque uma escola é um conjunto de elementos equilibramente articulados. A aparência do edifício escolar é apenas um deles, mas conserva uma importância excepcional, porque "vende" o produto ali produzido, está de acordo comigo leitor?


Fazemos o quê? - Eu vejo e você, também, que ontem votou em prédio escolar público; nós avistamos a aparência externa das escolas do governo, mas  para que as nossas queixas diminuam fazemos o quê? Eu fotografo, reclamo, divulgo e compartilho - e você?


Até a próxima!

As inadiáveis mudanças

É a hora da mudança: dos links para os blogs indicados durante a semana, da administração presidencial do Brasil e de atitude diante da preferência do eleitorado.

Eu fico sempre  meio triste em retirar um blog que é contribuitivo, tal como o do Josias de Souza , mas já é hora de mudar e buscar outros destinos aos cliques, afinal, eles apenas ficarão ausentes da página, mas não da minha - ou da sua - leitura.


As urnas apontaram Dilma como president(e)a do Brasil; não há como ignorar o fato. Ainda bem que ela lê e escreve e nos permitirá exercer a vigilância típica do eleitor atento. Agir contrariamente, tanto ao fato do mandato outorgado pelos brasileiros, quanto ao mínimo de respeito humano é uma tolice. 

Começamos, portanto, mais uma semana; um brinde ao rol de novidades! Avante.

Até a próxima!

domingo, 31 de outubro de 2010

A vigilância do eleitor!

Assim que a soberania das urnas sobressair e conhecermos o resultado oficial da eleição, tanto ao governo dos estados, quanto à presidência do Brasil, o leitor  certamente refletirá  sobre o que deve obrigatoriamente manter-se sob a sua mira. Para mim o tema da educação, entre outros será a prioridade - e para você, prezado leitor?

A movimentação de eleitores, dos vendedores ambulantes e a visualização do estado de deteriorização do Instituto de Educação do Paraná, um dos locais de eleição no estado- Curitiba, 31 de out. 2010

A partir das 19 horas, segundo a nota do Uol, o resultado das urnas será divulgado. Começarei, assim, a cobrança oficial de melhorias da escola pública, promessa de campanha, da dupla que concorreu à presidência do país. Vamos ver como é que a promessa se transforma em realidade.


Eu voto no acolhedor e bem cuidado Colégio Positivo Júnior, espaço particular cedido ao movimento eleitoral- Curitiba, Mercês, 31 de out. 2010


As fotos que fiz para hoje mostram a naturalidade da eleição, aqui em Curitiba, prezado leitor. Na minha seção, a 311, ali no Colégio Positivo Junior, as simpáticas mesárias estavam cansadas, mas não ao ponto de subtrair a delicadeza no tratamento oferecido ao eleitor. Bem diferente do que testemunhei, lá na minha querida Belém, quando no último dia 15 fui "justificar" o voto e o quarteto de senhoras fez distinção entre  eleitores votantes e os que justificavam o voto. 


Até a próxima!

Será que 136 milhões de brasileiros irão às urnas?

O domingo, 31 de outubro, 2º turno das eleições, começou com ótimo tempo em Curitiba. A manhã está ensolarada, mas  quem há reconheça impedimentos e prováveis abstenções diante da chuva nas demais cidades brasileiras. Alguns estados ainda escolherão seus governadores e a presidência do Brasil é alvo de disputa voto por voto. 136 milhões de eleitores têm o compromisso de sair de casa e votar (Folha, 31 de out. 2010)  

Muita gente acorreu ao Parque Barigüi; basta fazer uma manhã ensolarada assim - Curitiba, out. 2010


Eu irei - O que seria motivo para você não ir à seção indicada no seu título eleitoral, prezado leitor? As condições de uma pessoa diferem das contingências das demais. Eu, por exemplo, apenas deixaria de ir ali, do outro lado da rua, se estivesse doente ou me deslocado de Curitiba - e você?

Até a próxima!
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