sábado, 20 de novembro de 2010

Está em Curitiba? Vá ao Jardim Botânico!

A tarde estava ensolarada. Não hesitei em levar adiante o projeto de passear pelo Jardim Botânico

"Muito lindo" é a conclusão de quem visita pela primeira vez o Jardim Botânico; vale a pena retornar e desfrutar desse agradável lugar - Curitiba, 20 nov. 2010

Amplo espaço para desfrutar  - As imagens em destaque oferecem uma ideia  do quanto é bonito esse ponto turístico de Curitiba. Depois de percorrer uma grande extensão do  parque fiquei, ali do ladinho da lanchonete, observando a intensa movimentação de pessoas.

Farto arvoredo, grama bem cuidada, segurança e uma paisagem encantadora; um oásis! - Curitiba, Jardim Botânico, 20 nov. 2010
Ótimo passeio - Caso visite oportunamente a capital paranaense(ou aqui resida), prezado leitor, programe, não hesite em agendar um imperdível passeio ao Jardim Botânico. Recomendo.

Até a próxima!

Dicas de redação espalhadas na internet

O leitor habitual sabe que adoro ler e escrever e que faço intermediações profissionais centradas nessa dupla poderosa, independente do tema. Pois bem, nos próximos dias farei postagens exclusivas aos que desejam algumas dicas para interpretar e produzir textos; serão dirigidas ao vestibular da UFPR, uma vez que a maior demanda de estudantes aspira as vagas oferecidas nessa instituição pública federal.

Manter-se bem informado é a regra nº 1 para o vestibulando! - Encontros Marcados com a Redação,  Curitiba, 17 nov. 2010


Dicas de redação? - Não estranhe o tema, sempre bem didático; é a forma que encontro para compartilhar com um público variado - e, talvez, muito necessitado - um pouco do que sei fazer. É também um modo de retribuir o que recebi da outrora boa escola pública.


Treinar diariamente a expressão escrita é a regra nº 2; quem acolhe as minhas dicas aufere sucesso! - Encontros Marcados com a Redação, Curitiba, 17 nov. 2010

Acompanho as pegadas na internet- Colegas professores costumam visitar o Na Mira; obrigada pela distinção. Fico feliz não apenas em identificar o rastro que deixam no sistema, mas também as citações que eventualmente façam, quando das minhas orientações utilizarem. Peço, também, que desvinculem o blog do seu antigo guarda-chuva, aberto pela Gazeta do Povo. Sou grata pelo espaço espetacular que recebi nesse veículo de comunicação paranaense, mas hoje sou independente.

Um ótimo sábado, prezado leitor! Até a próxima!

Tempo nublado? Leve a sombrinha ou o guarda-chuva

Hoje planejei um passeio à tarde ao Jardim Botânico, depois de passar costumeiramente pelo Mercado Municipal de Curitiba, mas não sei se o tempo permitirá. A manhã está nublada. Vejamos as informações técnicas  do Simepar para avaliar se o projeto de lazer ao ar livre reúne condições.

Numa concertada atitude a sombrinha e  o guarda-chuva entram em ação, ao menor sinal da chuva - Curitiba, Cândido Lopes, esquina com a Carlos de Carvalho, Centro, nov. 2010

No olhômetro - Nuvens escuras? Ah...!! Não dá para hesitar. Ao sair de casa a sombrinha vai junto; na capital paranaense é impossível desconsiderar as alterações do tempo. É preciso manter-se preparado.

Interaja - E aí, prezado leitor, como está o tempo? Você não está para conversa? Nem ligou para os motivos da minha alegria de ontem, hein? Que pena...

Até a próxima!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Interação blogueira e Sir Paul McCartney

Grande e intensa blogosfera interativa!

Hoje de manhã fiz um pedido ao Fábio Cequinel, do Toda Cultura à Nossa Volta; veja o rol de curiosidades sobre Sir Paul McCartney que ele reuniu em atenção ao solicitado. Fãs não cansam das histórias sobre o quarteto inglês mais famoso de todos os tempos, concorda comigo, leitor?

Ontem, enquanto meus alunos elaboravam as redações, eu lia avidamente o suplemento encartado na Folha de S. Paulo- Curitiba, 19 nov. 2010

O  simpático blogueiro curitibano não economizou na munição musical; trouxe algumas representativas composições do beatle McCartney para  deixar o meu final de tarde encantador. Obrigada. Foi uma gentileza blogueira muito querida. Aproveitemos,portanto, a coletânea musical em vídeos, prezado leitor. 

Até a próxima!

Receita de cuscuz adocicado

Um esclarecimento básico, prezado leitor: eu não tenho cuscuzeira, portanto, improviso o preparo. Explico: coloco a massa feita com farinha de milho dentro de um prato e cubro com um pano bem limpinho (pode ser um pano de prato). Agora vamos à receita, especialmente compartilhada com o Adauto de Andrade e interessados. 

Há no mercado outras marcas de farinha de milho e de côco ralado; fique à vontade para escolher. O cuscuz fica bom de qualquer maneira. Vá por mim.

Passinhos básicos de preparo - Olhe a foto dos ingredientes e:

>Coloque 2 xícaras de farinha de milho dentro de um prato refratário.

>Acrescente água e mexa com uma colher até que essa farofa fique com uma consistência cremosa.

>Arrume a massa de milho acompanhando a forma do prato; reserve por 10 minutos.

>Cubra essa massa com um pano bem limpinho; vire o prato, já entrouxado de modo que as pontas do pano fiquem para cima.

>Encha uma panela com água( 2/3 da capacidade) e encaixe o prato entrouxado em cima desse recipiente; deixe ferver a água em fogo baixo por 15 minutos; desligue o fogo. Reserve.

>Coloque o equivalente a 4 colheres cheias de côco ralado adocicado dentro de uma xícara e dissolva com cinco colheres de água. Mexa bem. Reserve.

>Descubra o prato e regue a massa de milho com o coco ralado adocicado.  O cuscuz adocicado está pronto. Delicie-se com ele, caro leitor!

Eu simplesmente adoro comer um cuscuz com o acompanhamento do café com leite; experimente, também!



O meu jeito preferido - Eu costumo adoçar um pouco mais a mistura de côco e água, porque aprecio o cuscuz bem docinho.

Acompanhamento - Faça um café e aproveite o lanche; a porção dá para duas pessoas.

Até a próxima!

Você irá ao show do Paul McCartney?

Diga lá, prezado leitor. Faça-me ficar com uma inveja danada de você. Vai ao show do sempre beatle Paul McCartney?

                                       "oi tia! se a emoção permitir, faço sim, com maior prazer!antes do show asseguro uns tweets pra vc! "(Ariane , em recepção ao meu tweet de solicitação para que compartilhasse descrições do show com o Na Mira)



Imagem do beatle captada do http://www.todanotícia.com.br/ via Google


Ontem recebi um prêmio de consolação via Folha de S.Paulo: o caderno especial sobre a temporada paulista do beatle, mas eu quero mais, muito mais informação, portanto, se você é um dos sortudos, por favor, relate detalhes sobre o show, depois que assisti-lo, tanto amanhã, quanto no dia 21 de novembro, lá na lonjura do Morumbi.

Ficarei com as lembranças queridas daquele show do Macca  na Pedreira Paulo Leminsk; foi uma oportunidade imperdível aos que estavam em Curitiba. Quem participou sabe disso muito bem. Cantar em uníssono com o sempre beatle foi inesquecível.Aprendi a gostar dos The Beatles com o meu irmão mais velho, o Onizes , que comprava todos os Lps da banda e ficava a ouvi-los em casa. A minha filha, fã da banda, ficou também bem acostumada ao som desses ingleses. Culpa minha, fã extremada. É sempre assim: se alguém na família gosta do quarteto inglês mais famoso de todos os tempos os demais aprenderão a ouvi-lo com carinho. Paul McCartney é um pouco da banda, daí a festa e o frisson natural dos fãs, não é mesmo Fábio Cequinel ?

Até a próxima!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A expressão segura das ideias; experimente compreendê-la

Opinar exige um razoável conhecimento sobre o tema da conversa ou da redação; você já prestou atenção nesse detalhe? Pois bem, é indispensável estar informado sobre o tema, mas quais seriam as fontes abundantes da informação? Jornais, revistas, livros, espaços na internet e a indispensável boa conversa com leitores.

Meus alunos contam com a fartura informativa e a orientação ajustada  às exigências do vestibular da UFPR, entre outros exames seletivos - Encontros Marcados com a Redação, 2010

Interaja - Qual a sua principal fonte das informações, prezado leitor? Poderia indicá-la aqui? Eu gostaria de reunir alguns depoimentos de leitores e blogueiros. Sei que muita gente lê as postagens, portanto, reúne condições de participar objetivamente da questão proposta. Aguardarei.

O que fiz - Ontem levei para a sala de aula uma reportagem que anunciava a intenção do governo federal em validar para dois anos o Enem (Folha de SP, Larissa Guimarães, 17/11) e compartilhei o texto com os meus alunos, uma vez que nem todos têm assinaturas dos jornais ou o costume de comprá-los na banca. A tarefa da manhã? Escrever um comentário ao Painel do Leitor e, assim,  treinar a redação de carta curta, bem do jeitinho exigido pela UFPR. Uma das cartas dos meus alunos, enviada lá mesmo da sala de aula, saiu hoje editada na versão online da Folha. Confira:

                                                
                                              Sou vestibulanda e estou acompanhando indignada os transtornos que o Enem vem oferecendo a milhares de estudantes, bem ao contrário das vantagens anunciadas. Se não bastasse, o governo quer realizar mais de um exame ao ano, conforme informado na reportagem " Governo  poderá passar a  valer por dois anos".
( Ellen G. Sakowicz, vestibulanda em Curitiba)


Não deixe de participar  da questão acima; é importante identificar como o leitor qualifica as suas informações diárias. Servirá de referência bem pontuada aos jovens estudantes, sempre carentes de bons exemplos em todos os aspectos.

Até a próxima!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Quer treinar todas as tipologias textuais, vestibulando?

Há muitos anos recebo alunos interessados no aprimoramento da redação; o objetivo é basicamente voltado aos vestibulares concorridos; agora, diante da proximidade da divulgação do listão de candidatos à segunda fase da seleção feita pela UFPR , a procura aumenta. Fico alegre e triste, simultaneamente. Explico abaixo os porquês dessa dupla de sentimentos.

>Alegro-me pela oportunidade do trabalho remunerado; sou professora autônoma. Trabalhar é  uma necessidade à sobrevivência digna, portanto, sempre uma oportunidade imperdível.

>Entristeço-me diante dessa correria; ofereço durante o ano inteirinho uma série de 15 aulas, denominadas de Encontros Marcados com a Redação, mas poucos estudantes aparecem. Agora é uma correria. Cai a ficha de que escrever bem é um diferencial.



Agendar participação  - Assim que a lista da fase2 da UFPR for divulgada iniciarei uma revisão das tipologias textuais; serão aulas diárias, nos três turnos. Caso conheça alguém interessado em Curitiba, por favor, prezado leitor, dê-lhe a minha direção.

Até a próxima!

Bom dia! Você gosta de cuscuz?

Hoje acordei bem cedo; queria dar uma volta pelos arredores em rápida caminhada. 


Preparar um cuscuz assim é muito fácil; experimente, caro leitor!




Com a mão na massa - No volta para casa decidi preparar um cuscuz para tomar com café, mas o meu é feito do jeito nortista e nordestino: é com côco ralado. Bem diferente da moda regional no sudeste e sul, sempre salgado e com cubinhos de legumes e outros ingredientes. O nosso é doce, com o côco adoçado sobre a farinha de milho. É uma gostosa companhia para o café matinal; eu garanto.

A foto mostra um pouco dessa gostosura; você encararia uma fatia?


Até mais!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Trabalhar prazerosamente

Há quem trabalhe sem alegria; eu não tenho queixas. Quer saber as razões?

Hoje, por exemplo, atenderei agora de manhã um grupo de jovens advogadas, aspirantes às vagas no ministério público. A conversa é altamente produtiva; aprendo muito com elas acerca das regras do Direito e retribuo com a intermediação pontuada na Leitura & Escrita, a dupla capaz de revolucionar a vida de uma pessoa em todos os sentidos.



















À tarde terei um acompanhamento individual; há quem deseje a minha intermediação assim, bem tutorial. Adoro ver uma pessoa concatenando as frases, os parágrafos e os textos que escreve, sob a minha orientação.

À noitinha, depois que descansar um pouco e lanchar- hoje talvez vá à cozinha; não sei ainda - retomo ao compromisso de corrigir uma monografia. 

Compartilhe informações - Para mim a dupla Leitura & Escrita é  sinônimo de trabalho satisfatório; você também exerce as suas funções profissionais com alegria? Conte aqui; poderá ser uma boa indicação aos jovens vestibulandos.

Até a próxima!

Café & Leitura: um prazer matinal


Eu começo o dia com a indispensável caneca de café com leite - e você? Curitiba, 16 de nov. 2010

Bom dia!

Será que o leitor faz restrições ao uso do café? Eu não passo sem a minha porção diária e, simultaneamente, com o alimento da escrita concatenada: as informações advindas com a abundância da leitura.

Alegria & tortura  - Acordo cedo e leio a maioria dos artigos disponíveis em dois jornais, previamente selecionados; passo ligeiramente pelos blogs favoritos e atento aos emails que chegam à caixa de mensagens. É uma rotina de prazer, de surpresa e também de tortura. Explico o terceiro motivo: ao lado da boa interação e fartura de notícias chegam ao mesmo tempo aqueles indesejáveis contatos, imediatamente descartados, pois são mal intencionados. Seguem para a lixeira, literalmente.

Até a próxima!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Gosto não se discute, mas compartilha-se

Conheci recentemente alguns blogs e gostei bastante. Trago agora uma dupla; são vigorosos, atualizados constantemente e seus responsáveis têm nas palavras e imagens de apoio essa conhecida paixão pelo que fazem na vida. Adoro isso, bastante.

> O da Mônica Belterra

> O do Adauto Andrade 



Você com a palavra, leitor - O que acha?  Gostaria de sugerir outros com o mesmo quilate? Compartilhe a direção.

Até a próxima!

Brasil? Patria querida, salve, salve!

A República Federativa - Vive o Brasil um dia de feriado e o leitor da página certamente sabe o motivo desse relax nacional, não é mesmo? Eu devo ser uma das poucas pessoas que não vê razão para tantos feriados na pátria, mas reconheço a pertinência de algumas datas. Gosto  especialmente da comemoração alusiva à Proclamação da República. Não vejo, entretanto, nenhuma movimentação civil dando pulos em relação ao nobre fato oficializado em 1889. Talvez estejamos bem confortáveis no sistema político vigente, mas nos esqueçamos de constatar que a vida nacional segue sob o comando dos que outorgamos o poder, portanto, há um ciclo de gestão, no qual temos acentuada responsabilidade política, concorda comigo? Estamos com a consciência tranquila? 

Não hesitei e pedir para fotografar a expressão desse raro patriotismo - 1º turno da eleição, Belém(Pa), 3 out. 2010

A vida nacional - Quando penso na república brasileira logo acorre à cabeça desta professora a dimensão continental do Brasil e a força simbólica desencadeada pelo idioma , o sentimento de pertencimento à terra nacional, a organização dos estados e municípios e a representação que todos têm na configuração da nação.

Interaja- Vou buscar notícias nos jornais locais sobre as comemorações alusivas à data. Você sabe ou viu algo semelhante aí na cidade onde reside, prezado leitor? Relate os detalhes. Eu adoraria tomar conhecimento e os reproduzirei em postagem a seguir.

Até a próxima!

domingo, 14 de novembro de 2010

Parou nas imediações da Praça Osório? Parou por quê?

Tenho inúmeros registros da Curitiba ensolarada, especialmente nos arredores das praças e parques, lugares que tanto aprecio; veja a dupla abaixo, feita ali na Praça Osório, no centro da capital curitibana e minha passagem obrigatória para chegar à sala de aula. A máquina digital não é possante, mas ajuda a fixar os detalhes, concorda comigo, prezado leitor? Clique duas vezes em cima da imagem e acompanhará  melhor os componentes dos registros.


A hora? A da fome, no almoço, mas olhe só as pessoas paradas para apreciar a música que vinha ali daquela tenda, em frente ao emblemático relógio- Cenas curitibanas, Praça Osório,  10 nov. 2010


Clic, clic e clic - Mostrarei, aos pouquinhos,  algumas das 3000 fotos que tenho no arquivo sobre as Cenas curitibanas; há outro sobre Arquitetura & Educação e diversas agradáveis temáticas. Olhares multiplicados que compartilharei com você. 



As diversas feiras anuais, as campanhas ou diversão; vários são os motivos para alguém parar na praça que é uma referência local- Praça Osório,  Curitiba, 25 set. 2010
Eu paro e você? - Diversos são os motivos para que as pessoas parem nas imediações da Praça Osório, mas os que encantam os migrantes (eu sou migrante desde 1992, sabia?)  são os de apelo popular, tais como as manifestações políticas e as que envolvem as artes em geral. Numa noite dessas, ao sair do meu curso de redação, encostei ali no gradil protetor de um palco e sacudi  alegremente o corpinho nortista, sob o gingado de um acordeon nordestino espetacular. Lamentei demais os pobres poderes da máquina digital, sem combustível ajustado para fotos noturnas. Um dia eu  ainda comprarei uma melhor, possante e sem queixas.

Há alguma praça que abrigue manifestações populares  bem representativas aí na cidade onde você reside? Descreva o local para nós. Eu vou adorar.

Até a próxima!

O leitor está na mira

Fotografar o leitor completamente absorvido com a leitura é o que mais gosto de fazer, quando estou com a máquina na mão.

Tudo quieto, nenhum passageiro para passar pela roleta e o Rodrigo absorvido na leitura do jornal  -O leitor exemplar, Curitiba, Praça da Ucrânia, 11 nov. 2010


Costumo sempre compartilhar os jornais, as revistas e os livros com os cobradores de ônibus, pois sou adepta do leu e passa adiante; já presenciei alguns fazendo a leitura obrigatória para o vestibular e também livros de poemas, o que demonstra claramente que ler é uma questão de prioridade e de gosto, concorda comigo?

Até a próxima!

Serenata canina e passarinhada alegre no Mercês

Bom dia!?

Raramente acordo chateada, prezado leitor, mas hoje não pude esconder o humor em baixa, porque latidos intermitentes na madrugada anteciparam o meu despertar. 

Ilustração do http://habreerrado.blogspot.com/2009_03_01_archive.html

Há quem não se importe, tenha o sono pesado e fique indiferente aos latidos, mas eu não consigo, ainda mais antes da cinco da manhã de um domingo, porém depois que levantei  fui à cozinha preparar um café e até uma porção de cuscuz - e, de repente, os cães se acalmaram!  O alívio chegou, mas o meu sono foi subtraído perversamente.

Ave, passarinhada ! - Agora vem, felizmente, a cantoria feliz dos bem-te-vis e dos periquitos encimados nos galhos do arvoredo próximo e a minha recepção auditiva é sempre melhor ao canto dos pássaros. Não sei explicar, porque gosto dessa passarinhada alegre, aqui no Mercês, mas fico irritada com a serenata canina. Os entendidos têm a palavra, por favor.

Diga lá - Você costuma acordar com latidos? Há ocorrência frequente ou apenas nos longos feriados, quando os donos dos cães viajam e deixam as casas entregues aos cuidados dos animais? Compartilhe informes, porque sou costumeiramente perturbada pela sinfonia canina, sobretudo aos domingos e feriados longos, mas exercito a paciência, uma vez que os animais não têm culpa no cartório, não é mesmo? 

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails