domingo, 20 de fevereiro de 2011

Inclua um poema no seu domingo

De manhã a minha sombra
com meu papagaio e o meu macaco
começam a me arremedar.
E quando eu saio
a minha sombra vai comigo
fazendo o que faço
seguindo os meus passos.

Depois é meio dia.
E a minha sombra fica do tamaninho
de quando eu era menino.
Depois é tardinha.
E a minha sombra tão comprida
brinca de pernas de pau.


Intervenção urbana nos arredores do Largo da Ordem - Curitiba, Arquivo pessoal




Minha sombra, eu só queria
ter o humor que você tem,
ter a sua meninice, ser igualzinho a você.

E de noite quando escrevo,
fazer como você faz,
como eu fazia em criança:
Minha sombra

você põe a sua mão
por baixo da minha mão,
vai cobrindo o rascunho dos meus poemas
sem saber ler e escrever.

( Jorge de Lima, Minha Sombra)

Gostou? -  Nossas crianças e jovens aprendem a gostar de poemas quando estabelecem contato com eles, meu caro leitor. Você está agora no interior da família? Leia o poema acima em voz alta. Não ligue se alguém zoar. Na escola o colega professo(a)? poderá pedir desenhos harmoniosos às crianças ou aos jovens; associar ilustrações aos versos em interpretação comovida será natural. Gostar de ler exige imersão nos diversos gêneros, caso contrário como os poemas, geralmente relegados ao esquecimento, ficarão dormindo nas páginas das antologias poéticas enfileiradas nas prateleiras das casas ou das bibliotecas. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails