terça-feira, 5 de abril de 2011

Merenda escolar; algumas perguntas inquietantes

O que você faria, leitor, se constatasse que alguém está alterando a data de validade dos produtos ou levando para casa o que é destinado à merenda escolar pública? Denunciaria às autoridades? Precisaria comprovar as irregularidades, evidentemente, mas ficaria indignado ou acharia comum que tais fatos acontecessem no seu domicílio eleitoral?

Relatório  - Será que a prefeitura do seu município, que recebe uma verba em auxílio mensal para custear as despesas com a merenda escolar, já prestou as contas do que foi repassado pelo governo federal? No dia 31 de março foi o prazo limite para que os Estados e Municípios apresentassem a prestação de contas do dinheiro recebido em 2010. Não consigo imaginar alguém fraudar ou mal destinar recursos à merenda escolar, nem mesmo não apresentar um relatório no devido tempo. Quem não deve, não teme, mas que trabalhou com notas frias ou fraudou as licitações, trocou etiquetas de validade dos alimentos, entre outras irregularidades e crimes, deve ficar entre a cruz e a caldeirinha.

O refeitório ou cantina da EE Barão do Rio Branco, em Belém, Pará , out. 2010- Arquivo pessoal 

Você sabia que os prefeitos quando não comprovam a correta destinação da verba à merenda escolar ficam sem apoio financeiro no ano seguinte? Deve ser um corre-corre para juntar recibos e explicar todas as despesas. Será que sobra dinheiro?

É um direito -  As crianças das escolas públicas não podem ficar sem a merenda escolar. É fato. Você sabia que o orçamento atual é de 3 bilhões de reais ? Sabia que são repasses mensais, pagos em 10 parcelas? Quero conhecer quais os critérios da distribuição em valores e a relação entre munícipios e nº de alunos matriculados.

Eu gostaria muito de acompanhar a distribuição da merenda, aqui na Escola Municipal São Luiz,no Água Verde- Curitiba, arquivo pessoal

O cardápio  - O que comem as crianças na merenda escolar? Será que comem tão bem quanto desfrutam os funcionários do alto escalão e autoridades públicas? Será que os filhos dessa dupla comeriam o que é servido aos escolares? Penso que toda escola deveria estampar diariamente o cardápio oferecido às crianças; a comunidade nos arredores certamente ficaria agradecida; sabe lá até comovida ao saber que as crianças comem bem e com equilibrio. Não tenho dúvida de que a criança bem alimentada tem mais disposição à aprendizagem.

Quem faz? - Quem  programa, orienta e prepara a merenda escolar? Será que há nutricionista no quadro das secretarias municipais e estaduais? Será que as áreas destinadas à distribuição da merenda são ajustadas às necessidades? Gostaria de ouvir especialistas em nutrição acerca das providências de bem alimentar aos alunos, uma vez que há  garantia  do Conselho Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE . 

Eu ando com uma vontade danada de fazer parte do Conselho da Merenda Escolar, aqui em Curitiba, mas ainda não consegui encontrar a lista com os requisitos adequados. Tenho apenas um e-mail de contato, por enquanto. Aguarde os meus desdobramentos comunicativos.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails