segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Recomendações à redação estudantil


Um texto de opinião reúne estratégias argumentativas-arq. pessoal


Estudantes, inscritos nos vestibulares concorridos, não podem ignorar os editoriais, as cartas dos leitores e os textos de opinião assinados. Sabe por quê? Eles abastecem os exemplos de textos argumentativos. 

Marcas textuais - A constatação da flexão dos verbos em 1ª pessoa do singular ou do plural, além das adjetivações diversas exibem as marcas textuais caracterizadoras da opinião. Você costuma prestar atenção em tais detalhes?

Requisitos - O conteúdo, a estrutura, os objetivos e o formato de um texto devem satisfazer à banca de correção, uma vez que ela segue os critérios previamente estabelecidos. Você atina aos itens em destaque?

A dupla infalível -  Ler com objetividade  e treinar a escrita diariamente são duas atitudes imprescindíveis ao estudante em geral. Os destaques no 1º parágrafo e a composição diária de um texto fazem pelo vestibulando, inscrito no Enem ou candidato às carreiras públicas, muito mais do que ele costuma imaginar. Você tem sido um atento leitor e um candidato dedicado ao treino das redações?

Minhas recomendações -  Um texto eficiente exige: planejamento, rascunho e versão final traçados com objetividade. Se quiser aprender a elaborar excelentes redações, procure-me. Em Curitiba? (41) 84148553. Contato online? araujodoralice@hotmail.com

Quer um exercício? Corrigirei e enviarei comentários aos 2 primeiros textos que chegarem à minha caixa de mensagens eletrônicas. Segue abaixo uma proposta argumentativa:

Imagem do arquivo Google
O editorial Só vote em quem sabe ler (Zero Hora, 31/7/2008) relata a decisão do juiz eleitoral de Poço Fundo(MG) que resolveu fazer um teste escrito de língua portuguesa com os candidatos à prefeitura e à câmara do município, antes de validar as candidaturas.

Considere a decisão do juiz mineiro e produza um texto argumentativo em expressão ao tema. Não exceda as 10 linhas.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails