quarta-feira, 7 de setembro de 2011

As marchas contra a corrupção e o cidadão ético

                      Corrupção: s.f. Depravação, suborno, desmoralização.(Bueno, Silveira- MiniDicionário da Língua Portuguesa)

Fico pensando na importância histórica das "marchas contra a corrupção" programadas sob a batuta das redes sociais para hoje (Folha.com ); elas acontecem pelo Brasil afora. Veja um exemplo, em foto visualizada e reproduzida após leitura compartilhada da leitora Bê Neviani. Não há dúvida de que as marchas representam a insatisfação do brasileiro atento diante desses descaramentos e impunidades que premiam a fauna de corruptos, especialmente da esfera política nacional.

Marcha contra a corrupção em S.José do Rio Preto(SP) Fonte: Vereança

Um porém - Nada, entretanto, fará alterações na vida política do interior ou das capitais brasileiras, se o cidadão oculte e  não conteste na sua esfera pessoal a entrada da corrupção. Explico melhor: não deve ser fácil abrir mão de regalias, proteções, gratificações, isenções, caronas, boquinhas e outras pequenas vantagens travestidas em benefícios, mas pagos com o prestígio do poder, do dinheiro dos cofres públicos ou advindo pela corrupção das ideias, essa máquina poderosa de fazer das pessoas escravas dos favores mais simples aos mais portentosos.

Manter a integridade sem atravessar o corredor sinuoso e convidativo da corrupção não é para qualquer pessoa; é preciso ser consciente e ético para não fraquejar.

Diga lá se concorda ou discorda! - A independência das ideias é uma das maiores conquistas do ser humano; depender ou deixar-se ficar amordaçado ou escravo, em troca dos favores, parece ser algo inominável e inconcebível. Há, entretanto, quem aprecie a troca.  

Tomara que o leitor consiga viver com independência das ideias; descobrirá certamente na solidão dos poucos amigos a assertiva maravilhosa de viver em paz.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails