quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Meu munguzá delicioso e emocionante


Minha mãe adorava tomar um munguzá na cuia - arq. pessoal

Tenho muita facilidade para associar determinados alimentos com as pessoas ou fatos comuns. A minha saudosa mãe, por exemplo, gostava de tomar mingaus todos os dias. Agora, nesses últimos tempos, quando bate uma saudade incontida da minha minha mãezinha, eu vou à cozinha e preparo um mingau.

Na última terça-feira foi a vez do mingau feito com grãos de milho branco, lá na Amazônia e Nordeste chamado de munguzá e aqui no Sul e no Sudeste conhecido como canjica. Não sei, infelizmente, qual a denominação que a região Centro Oeste oferece ao mingau em destaque. Sabe como gosto de preparar a delícia, leitor? Se estiver interessado no meu jeito de fazer um munguzá veja as instruções abaixo.

Ingredientes: 250g de milho branco, água, 1 lata de leite condensado,  1 pedaço de pau de canela. Quanto ao Modo de preparo basta seguir os passinhos:

 Passo 1 - Coloque os grãos de milho na panela de pressão com um pedaço de pau de canela e cubra com água; deixe cozinhar  em fogo alto por 10 minutos. Reserve; o tempo de descanso ajuda a amolecer ainda mais os grãos.
 Passo 2 - Destampe a panela e confira se os grãos estão totalmente amolecidos, quase se desfazendo; se precisar acrescente mais um pouco de água e leve ao fogo por 5 minutos. Alguns grãos demoram mais para cozinhar. Uma dica é deixá-los de molho, antes de cozinhar na panela de pressão
 Passo 3 - Despeje o leite condensado dentro da panela com os grãos já amolecidos; misture bem e prove para conferir se o sabor está no ponto do gosto adocicado.
 Passo 4Sirva em canecas, xícaras ou em cuias (veja a minha foto em destaque). Não esqueça de enfeitar com uma porção salteada de canela em pó. 


O Tempero do Amor é um filme excelente -arq.pessoal
 A receita acima rende 4 a 6 generosas porções; se desejar diluir para distribuir mais, basta acrescentar mais leite condensado ou um pouco de água fervendo. Aqui em casa apenas eu aprecio a delícia. Sabe o que faço com  a grande quantidade de graõs cozidos excedentes? Congelo porções de milho amolecido e quando sinto vontade de tomar um munguzá a maior parte das providências já foi levada adiante. É o congelamento calculado. Há
 quem prefira seguir a receita original que leva leite de coco no lugar do leite condensado e açúcar para adoçar, mas eu gosto dessa explosão de doçura oferecida pelo leite condensado. É ou não é um mimo ao estômago?

Emocionada associação - Confesso ao leitor que na última terça-feira derramei algumas lágrimas enquanto tomava o meu delicioso munguzá. Sabe o porquê, leitor? Exatamente há quatro meses, no dia 6 de maio, a minha mãe faleceu, lá em Belém. Preparar um dos seus preferidos mingaus foi um modo de reverenciar a veneranda lembrança materna. Muito compreensível, concorda comigo? Sobre o tema da comida e lembranças sugiro que você acolha, também, a ótima dica do Marden Machado. Ela foi compartilhada no último dia 28. Gostei tanto que fiz uma foto da capa do dvd do filme O Tempero da Vida; é emocionante e inesquecível.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails