terça-feira, 6 de setembro de 2011

O "benajoro" Felício Pontes Jr.

O longo e impressionante texto Um procurador contra Belo Monte, assinado pela Eliane Brum (Revista Época) e reproduzido no blog da Telma Monteiro expõe inúmeras informações sobre o tenaz e admirável Procurador da República no Pará Felício Pontes Jr.

Fonte: GreenPeace Brasil

Devo ao texto da Eliane a informação de que os indíos caiapós costumam tratar o procurador como benajoro, o chefe. É grande a responsabilidade desse procurador paraense; expressar o movimento contrário à construção de Belo Monte exige não apenas o conhecimento das peculiaridades da região a ser atingida pela vazão do Rio Xingu, mas a defesa permanente da liberdade para ser contra, independente da argumentação oficial dos governos.

Quem aqui, em visita ao blog, já navegou pelo Xingu? Veja o que fizeram os jovens Gustavo Ceratti e André Solnik; eles planejaram fazer um documentário. Para levar adiante o intento enfrentaram uma longa viagem de São Paulo até chegarem ao centro da  polêmica questão Belo Monte. Não sei se farão outras atualizações no blog  Xingu Adentro, mas valeu pelo que já deixaram registrado. O leitor perceberá, assim, como o benajoro Felício Pontes Jr. representa  a esperança de defesa (Xingu Vivo) aos que não têm mais voz diante dos governantes?

Um pedido: por gentileza, passe adiante as informações acima. A História da Amazônia envolve uma desigual amostra de força política. Muitos brasileiros jamais colocaram os pés na região Norte e ignoram os meandros das decisões locais e nacionais, feitas na canetada e sob o jogo de interesses nas cifras e destaque político. Seus dedos das mãos poderão encurtar as distâncias, especialmente das informações reais, leitor. Está disposto a ajudar? Agradeço, pois fortalecerá as ações empreeendidas pelo determinado benajoro em prol da população indígena e do ecossistema formado pelo divisor de atitudes: o Xingu e os seus poderes ambientais.

Ao benajoro Felício Pontes Jr. eu desejo saúde e coragem diante dessa luta desigual.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails