domingo, 20 de novembro de 2011

2ª fase da UFPR? Intensificar a leitura e a redação, já!

O resultado da 1ª fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná sairá até no próximo dia 30 de novembro. Conheço vestibulandos que já perderam a esperança de fazer parte da lista; buscam outras alternativas, como quem olha as oportunidades de um plano B.

Recomendações - Aos que sentem ânimo estudantil, diante do escore de acertos nas questões da prova de Conhecimentos Gerais, recomendo o treino diário de todos os modelos de textos comumente presentes nos vestibulares anteriores. A lista é grande; não hesitar em treiná-los é fundamental.

A expressão feliz de ver o nome na lista classificatória da UFPR - Praça Carlos Gomes, Curitiba, arq. pessoal

Escrever- A prova de Compreensão e Produção de Textos é obrigatória, portanto, escrever todos os dias um pouco é potencializar as necessárias reações diante das propostas variadas de redação. Elaborar resumos, argumentações, dissertações, análises, redação de cartas, transposição da linguagem, continuidade de textos são alguns modos de treinar a redação. Há quem ignore, infelizmente.
 
Atentar aos objetivos e à composição estrutural do texto nem sempre estão na mira dos vestibulandos- arq. pessoal
 Ler - Outra sugestão é oferecer maior atenção aos editoriais, infográficos, charges, cartas dos leitores, resumos, colunas de informática e análises sobre temas ligados ao comportamento humano. Jornais de grande circulação trazem cadernos específicos. Com determinação e ânimo um vestibulando passa diariamente, por exemplo, na Biblioteca Pública do Paraná e lê os jornais atualizados, assim como as revistas da semana. Basta querer. A Sala de Periódicos oferece a possibilidade gratuitamente.

Redações corrigidas - Eu sigo na orientação ao aprimoramento da escrita; há quem deseje agora apenas a minha avaliação profissional nas redações já produzidas. Basta entrar em contato comigo via e-mail. Com as redações nas mãos sigo um trio de ações: leio, corrijo e aponto como melhorá-las.

Por favor, repasse a informação - Há um pequeno custo; interessará ao vestibulando que você conhece, caro leitor? Notifique-lhe da alternativa em Curitiba. Ficarei grata. É o meu trabalho afiançado por você. Ô coisa boa!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails