quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Pará existe e ocupa 14,65% da área total do Brasil

 
O Pará ocupa aproximadamente 1,2milhão de Km2 - Reprodução via Google

Agora? O plebiscitoPA já aconteceu e surgem os comentários quase tardios. Um exemplo? O que o Marcelo Coelho faz no texto O Pará existe? - na Folha, hoje. Foi graças ao retuite da sempre bem informada leitora Be neviani aos textos reproduzidos pelo Conteúdo Livre, do Sérgyo Vitro, que tive a ocasião de ler o teor da coluna semanal de um dos conselheiros do jornal paulista.

Menos mal... Antes tarde do que nunca, meu caro leitor. Refletir calmamente sobre o verdadeiro paradoxo que o plebiscito fez emergir no meu saudoso Estado é uma contribuição oportuna, mas para quem ficou aqui "implorando" aos jornais pela marcha dos correspondentes especiais ao Pará e convocasse o plantel de analistas, o texto do Marcelo chega com um atraso lamentável. Outros virão na mesma toada; aguarde.
 
A necessidade de divisão dos extensos Estados brasileiros merece análise contínua. É uma questão de geopolítica. Sabe os porquês da advertência, caro leitor? Considere as extensões territoriais (veja o mapa), a administração política em constante jogo partidário e ganância pelo poder territorial, a fraca fiscalização dos que têm a obrigação de zelar e punir infratores, o propósito objetivo do fundo de participação dos Estados e a ignorância nacional sobre as demandas diferenciadas entre as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Explicitações transparentes ao (e)leitor são imprescindíveis.      


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails