sábado, 17 de dezembro de 2011

Olhemos para o Rio Xingu, leitor!


Reprodução de imagem obtida no blog Tipo Assim Folhetim
O Brasil é grande e as regiões e as suas diversidades de problemas e soluções abundam, mas um dos fatores que ajudam a promover as soluções é a observação atenta dos brasileitos às contradições. Quer um exemplo? Leia a postagem Cartas do Xingu - Delendas Altamira - 1-  da autoria do André Costa Nunes.  Ela foi escrita depois que ele esteve em Altamira, cidade paraense que agora provoca grande movimentação de pessoas e projetos nem sempre honestos e de boas intenções.

O detalhe- Eu não sou entendida em geração de energia, nem sou especialista ambiental e nem mesmo douta nas leis, mas sou uma brasileira atenta. Quero entender sempre um pouco mais para não ser massinha de manobra na mão de quem não tem mais o que fazer, exceto enganar aos outros profissionalmente e politicamente. Adoto costumeiramente a prática do São Tomé: quero ver de perto, ouvir, ler e tirar conclusões depois de muitas informações.

Considero precipitado tomar o todo pela parte, mas a intenção do cartaz é nobre - foto reproduzida do Xingu Vivo
Vamos?- Logo mais irei à Praça Santos Andrade, aqui em Curitiba. Farei parte do grupo que lá estará a pedir providências ao governo federal. O mega projeto Belo Monte assim exige. O cumprimento das condicionantes pela construtora tem sido negligenciado, apesar das objeções legais feitas pelo MP-PA e da participação ativa do procurador da república Felício Pontes Jr  . Penso que os brasileiros não poderão permitir que a obra avance sem atentar aos prejuízos ambientais que a construção já provoca. É preciso aproximar os seus olhos do Xingu, caro leitor. Está disposto? Comece lendo verticalmente o blog da Telma Monteiro. Tire as suas conclusões, também.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails