sábado, 26 de março de 2011

Encontros Marcados com a Redação

Mais um anúncio na imprensa curitibana divulga as minhas aulas, conhecidas como Encontros Marcados com a Redação, caro leitor. Confira em Cursos & Palestras (Gazeta do Povo, hoje). A série de 15 encontros destinados exclusivamente aos vestibulandos começará na próxima semana; reservei as terças e quintas-feiras aos interessados nas aulas presenciais.

Encontros Marcados com a Redação- Curitiba- arquivo pessoal

A programação - Serão aulas semanais e com 30 horas de atividades em sala, de 5  a 6 exercícios por semana, além, é claro, do meu atento acompanhamento online, caso o vestibulando mantenha-se conectado, também. O propósito? Intermediar objetivamente o aprimoramento da redação costumeiramente exigida nos vestibulares concorridos, ou seja: resumos,  argumentações, dissertações, análises, redação de cartas, tradução de infográficos, entre outros tipos de textos.

Divulgue - Caso você conheça alguém interessado na minha programação de aulas, por favor, passe adiante a informação.  Sabe como? Reproduza a postagem ou indique o meu e-mail profissional. 

Até a próxima!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Lembranças e alusões à Amazônia

Uma das minhas sobrinhas, residente e completamente integrada à rotina e valores da região Sudeste do país, comentou certo dia comigo em conversa na internet:

Credo, tia Dora, mas tu és muito bairrista!
Não sou... , filha! -  foi o que retruquei.  O leitor contumaz aqui do blog sabe que gosto de trazer à página os informes da Amazônia, especialmente a paraense, para compartilhá-los com os leitores de outras regiões, inclusive fora do Brasil. É um modo que encontro para diminuir a saudade da terra querida.

O vendedor de frutas? Um antigo, mas presente personagem nas ruas de Belém- bairro de Nazaré, arquivo pessoal
















Salve, ó terra de ricas florestas,
fecundadas ao sol do Equador!
Teu destino é viver entre festas
do progresso, da paz e do Amor!
Salve, ó terra de ricas florestas,
fecundadas ao sol do Equador!

Estribilho

Ó Pará, quanto orgulha ser filho
de um colosso tão belo e tão forte
Juncaremos de flores teu trilho
Do Brasil, sentinela do Norte

Salve terra de rios gigantes
D'amazônia princesa louçã!
Tudo em ti são encantos vibrantes
Desde a indústria à riqueza pagã
Salve terra dos rios gigantes
D'Amazônia princesa louçã!
(Hino do Pará, letra de Artur Porto e música de Nicolino Milano e arranjo de Gama Malcher)

Diga lá - Você fica descontente ao avistar imagens e informes sobre a vida na região Norte aqui no Na Mira? Tenho quase certeza de que não, mas gostaria muito de saber a sua real opinião. Chega da vergonheira dos políticos oportunistas sempre ressaltada pela mídia; quero destacar a vida bonita da região, embora nem sempre justa que gravita por lá, mas sem perder as referências boas e altaneiras. Você certamente entenderá melhor se fizer uma leitura vertical das referências presentes no blog. São muitas; será preciso paciência para acompanhar o fluxo dos informes.

Recomendo - Não deixe de clicar no link a seguir, caso aprecie o tema; o blog Pelas Ruas de Belém, cuidadosamente composto pelo Fernando Jares, é um dos meus preferidos. Diminuo a saudade da terra querida quando nele estaciono, acredite. Gosto muito também, de acompanhar as reproduções fotográficas que o Jeso Carneiro destaca; conheço outros tantos blogs bem queridos no Pará, mas não quero abusar do seu tempo em frente ao computador, meu caro.

Até a próxima!

Êêê...vida boa...

Fonte: JBosco














Até a próxima!

Memória histórica das construções

Os desenhos do ilustrador Sérgio Bastos e os registros fotográficos do Hélio Bertoluci Jr. no blog Chega de Demolir, blogueiros em destaque, aqui no Na Mira do Leitor, provocam em mim grande esperança ligada à memória histórica das construções; imagino que outros exemplos, embora desconhecidos, existam pelo Brasil afora.


Clique no link para conhecer a história do chalé acima. Sérgio Bastos

Aqui em Curitiba eu acompanho com alegria o compartilhamento nostálgico do Cid Destefani nas edições domingueiras do jornal Gazeta do Povo. Assisti, ainda na semana passada, no Canal Futura uma interessante reportagem sobre um casarão, ali no bairro do Juvevê. Planejei um passeio por lá para melhor conhecer e fotografar; a casa foi inteiramente desmontada e reconstruída. Aguarde registros; o casarão é um verdadeiro mimo das antigas construções em madeira.

Você conhece um blog, página jornalística ou pessoa aí na sua cidade que recolha dados acerca da memória histórica dos logradouros públicos, tais como praças ou mesmo panoramas oferecidos pela arquitetura escolar? Compartilhe a informação.

O conjunto arquitetônico no Largo da Ordem, aqui sem a movimentação habitual dos finais de semana, não passa despercebido- Curitiba, arquivo pessoal
Colabore - Além das antigas construções das casas de madeira, ainda encontráveis aqui em Curitiba, a arquitetura escolar com a sua imponência, majestade, (des)conforto, zelo ou negligência na conservação do edifício educativo tem sido uma grande fatia do meu interesse no registro histórico das escolas, sobretudo as públicas. Agradeço as colaborações (fotos escaneadas ou imagens recentes) enviadas pelo correio eletrônico, prezado leitor.

Até a próxima!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Redações corrigidas via online

Será que o leitor conhece um vestibulando?

A maior queixa -  Ver a sua redação corrigida é o que deseja um estudante matriculado em um cursinho pré-vestibular, mas a demora na entrega dos textos corrigidos é a grande reclamação. Para entregá-las corrigidas, segundo a voz geral dos vestibulandos, a maioria dos cursinhos leva até 15 dias. As razões? Muitos alunos, além de poucos corretores, estes geralmente prestadores de serviço em conhecida terceirização.

Correção da redação do vestibulando via online; bem simples e acessível - Encontros Marcados com a Redação-Arquivo pessoal
Ofereço - Que tal divulgar que corrigirei redações via online? Há, sem dúvida, um custo, mas asseguro traçar um programa de exercícios, caso o estudante necessite ajustes ligados ao trio das exigências básicas nas bancas de correção, ou seja: adequação ao tema, estruturação do modelo solicitado e emprego articulado dos recursos textuais.

Rapidez - Corrigirei as redações no prazo máximo de 24 horas. Que tal divulgar o meu trabalho nessa área, leitor? Agora sem limites geográficos no Brasil.

Procedimento inicial - O estudante interessado deverá enviar primeiramente um e-mail para mim, assim combinaremos a permuta de interesses. Bem simples, você concorda?

Até a próxima!

Meu contato via e-mail

Há anos mantenho alguns endereços eletrônicos, mas decidi conservar apenas um, portanto, queridos alunos, ex-participantes dos meus cursos de redação, amigos, colegas professores e simpatizantes da página, atentem ao meu contato profissional, via e-mail, a partir de hoje, ou seja: araujodoralice@hotmail.com

Até a próxima!

O STF, os honoráveis políticos e o eleitor de boca aberta

Eu não entendo como o Superior Tribunal Federal, amparado em princípio legal, conseguiu manter o  Ficha Suja no destaque até 2012. Como pode prevalecer algo que é inconcebível? Até o cidadão leigo em leis sabe que um infrator merece punição. Será que uma restrição anterior, na época bem adequada, não teria evitado tamanho desencanto da população? A Justiça pareceu muito estranha...

Na seara política tudo pode. Sabe por quê? Há um apoio legal diferenciado aos que empreendem a carreira, daí o apetite dos candidatos pelos cargos, reeleição e outras mordomias patrocinadas pelos cofres públicos e, muito mais, pela escolha equivocada do eleitor.


Fonte: Blog do Junião



Fico agora imaginando o que pensam os meus alunos, jovens estudantes do ensino médio, hoje universitários, sobre o que escreveram no ano passado acerca dos temas voltados ao Ficha Limpa e  ao reinante Ficha Suja. Lamentável.

Lá no Pará,  a colega professora Marinor Brito, uma das poucas pessoas merecedoras do meu voto de confiança, até ontem alçada ao Senado, agora terá que fazer as malas e voltar ao solo paraense; obrigatoriamente ela cederá o lugar a um ficha suja nacionalmente conhecido, em decisão amparada pelo STF.

Compare, leitor - O cidadão comum, quando viola os seus deveres e deve algo à sociedade, imediatamente é punido. Há concordância geral para que seja assim, mas as excelências, do alto e do baixo da honorabilidade política têm um julgamento diferenciado. É injusto.

Até a próxima!

Ao Solda

Você certamente conhece o Solda; pois saiba que o chargista paranaense  foi demitido do jornal que abrigava o seu trabalho profissional. Lamentável.

Quer entender os porquês? Leia aqui (CBN,rádio) e ouça, inclusive, o chargista, caro leitor.

Entro na fila solidária que o Benett (via GP,hoje) formou, mas tenho certeza de que o talento do chargista vencerá as pedrinhas do caminho.

Até a próxima!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Questões educacionais nem sempre respondidas

Quando o assunto é educação, especialmente a pública, muitas questões emergem à cabeça dos que têm interesse genuíno na área. Nada daquele conversê politiqueiro e interessado em parecer ajustado aos propósitos das eleições iminentes, mas sim para refletir em movimento  em prol da verdade e interesse público.

Organizei, sob o pêndulo da gravidade das questões, um bloco de interrogações, caro leitor. Acompanhe o que tem martelado na minha cabeça sempre que passo na porta de uma escola pública ou leio notas ligadas à educação que é mantida pela  instâncias administrativas nos Municípios, Estados e locais com custeio do Governo Federal:

1- Quanto vale a hora de aula ou um turno de trabalho de um professor no Brasil?

2- Os valores são diferentes, por quê? Há algum nível mais ou menos importante? Há um piso básico, já legitimado em todos os Munícipios e Estados? Quero saber de um piso, sem considerar os acréscimos trazidos ao holerite, tais como vantagens acadêmicas e gratificações agregadas pelo tempo de serviço, etc.

3- Há diferença na responsabilidade educativa entre os graus de ensino fundamental, médio e superior? Ensinar a ler, escrever, fazer cálculos matemáticos é mais fácil/difícil do que coordenar seminários, comandar pesquisa universitária ou ler e corrigir relatórios e aprovar monografias, dissertações e teses acadêmicas?

4- Por que o estado de greve é um recurso anual  na rotina dos professores da rede pública? Faça uma pesquisa nas reportagens sobre o tema e encontrará sucessivos episódios.

5- Por que a escola pública é espaço de tantas contradições, inclusive dos que nela trabalham?  Filhos de servidores públicos em escolas particulares é um exemplo.

6- Você matricularia o seu filho ou recomendaria que seu neto frequentasse uma escola pública? Tente responder mentalmente agora; sim ou não agora na sua cabeça...

7- Por que professores, inclusive da rede municipal, estadual e federal, não matriculam seus filhos em escolas públicas, exceto quando são federais ou vinculadas às universidades?Merece uma  urgente pesquisa oficial.

8- Por que os políticos não matriculam  seus filhos nas escolas mantidas pelo poder público? Há quem defenda a ideia, mas ela perde força pelas estratégias pouco convincentes. Um rastreamento nas escolas ofereceria um termômetro à questão.

9- Por que a maioria das escolas públicas apresenta negligências com relação ao edifício escolar? As fotos que registro aqui nas postagens e o olhar do leitor ao circular pela cidade comprovarão o descuido generalizado pelo Brasil afora.

10- Por que as escolas públicas representam um grande problema nacional e não uma solução às dificuldades? Quando eu leio a frase " Educação: uma prioridade nacional" não sei se acho graça ou lamento e aumento a minha desconfiança.

Quer  refletir e conversar? - O leitor viu que eu tenho muitas interrogações, embora seja profissional da área educativa. Que tal levarmos adiante uma produtiva conversa? Não precisa comentar integralmente a dezena de perguntas acima. Eu já ficaria feliz, -  ah... como ficaria! -  se conseguisse conversar acerca de uma das questões. Será que é pedir muito, meu caro leitor? Você, se entendido em leis, história da educação, economia, ciência política ou área correlata às questões, poderá ajudar a refletir mais e concentrar em pontos cruciais, nem sempre considerados em análise ligeira e superficial comum em páginas na internet, mas três ou quatro pessoas refletindo junto sobre temas afins resultará em ótimo consumo do tempo na tela do computador. É assim que eu gosto.

Até a próxima!

terça-feira, 22 de março de 2011

Exemplos de edublogs brasileiros

Aguardarei as sugestões dos colegas edublogueiros ou do leitor interessado no tema. Blogs centrados na prática educativa prestam inegável apoio à sociedade; será uma oportunidade valiosa ao Na Mira do Leitor se puder contar com uma lista que faça referências à composição de textos recentes, feitos pelos colegas  que aliam conteúdo educativo específico ou geral com as ferramentas oferecidas pela internet.

Eu começo a lista... - Assim que as sugestões das postagens aparecerem, aí na caixa de comentários ou via Twitter, eu as trarei aqui para cima. Quer ajudar, leitor? Você é aluno, parente, colega de professor que mantém um excelente blog centrado na prática educativa? Participe; indique o link.

No frigir dos ovos,  postagem mais recente do professor Jarbas Novelino, do Boteco Escola.

 * Arquivo Público digitaliza... ,  recente postagem da professora Gládis Leal dos Santos, do Educação, Tecnologia e algo mais...

 * 6 anos na rede  , postagem mais recente da Fátima Franco, no Tecnologias na Educação.

Até a próxima!

Imagens, interação e trabalho edublogueiro

O Centro de Curitiba? Lá adiante.Aqui?Ainda nos arredores do Cajuru, Jardim das Américas e Jardim Botânico- Arquivo pessoal
Um dos modos bem sucedidos para incentivar as crianças e jovens à redação de textos com maior densidade é a exposição de fotos com autoria bem definida; quando os registros são compartilhados podem desencadear amostras com ênfases descritivas, narrativas ou dissertativas.

Sugestão - Meu colega edublogueiro pode deixar a sua página com uma cara bem definida, quando exibe imagens locais e tematicamente articuladas com os propósitos do blog. Confira os destaques visuais de hoje; são amostras de alguns bairros curitibanos, mas em algumas ocasiões, eu compartilho também imagens dos meus alunos em ação, ou seja, fazendo as redações.

Um passeio domingueiro pelo Ahú em manhã ensolarada; uma maravilha, leitor! Curitiba, arquivo pessoal















Meu colega professor de redação ou de outra disciplina poderá aproveitar a dica. Reunir imagens, captadas pelas câmeras dos celulares das crianças e jovens renderá uma exposição temática sobre a estação climática, o vestuário da galera, distrações dos idosos, a movimentação urbana, o trajeto de escolares nas ruas da cidade, pichações, anúncios engraçados, fachadas das escolas, flores da estação, tipos de calçados, frutas da época, capas de livros nas mãos das crianças e jovens, praças da cidade e uma infinidade de temas, caro leitor.

Exemplo excelente -  As câmeras digitais - e aqui não importa se elas estão embutidas nos celulares - podem exercer um apoio espetacular às atividades escolares. Quem, por exemplo, conseguiu fotografar as recentes aparições da Lua com 14% do seu tamanho maior ofereceu ao seu professor de Física ou de qualquer outra disciplina um registro histórico. Quer a prova? Clique e acompanhe o que fez o colega professor Dulcídio Braz Jr, no excelente edublog Física na Veia.

É inegável o êxito da coleta de material interativo obtido pelo colega em destaque, mas ela exigiu um bom planejamento, além da participação determinante do leitor interessado no tema, concorda comigo, meu caro? Você conhece algum outro exemplo de edublogueiro que trabalhe assim como o premiado professor de S. João da Boa Vista? Compartilhe o link conosco. Eu conheço alguns, mas eles estão infelizmente com as páginas desatualizadas. 

Até a próxima!

Aos leitores, o meu Obrigada!

A ajuda do leitor foi  decisiva para aumentar a divulgação dos serviços oferecidos aqui no Na Mira. A prova? Ontem constatei 200 visitas e durante a madrugada de hoje, mais 49 acessos. Ainda não conferi se a minha caixa postal reunirá a correspondência desejada, ou seja, contatos interessados nas minhas aulas de redação, mas se depender do incentivo do  Alessandro Martins, da Bê Neviani, do Onizes Araújo, da Lígia Reis e da Nidiane Latocheski será apenas uma questão de tempo.

Flores exclusivas para o leitor; elas brotaram nos últimos dias - Arquivo pessoal



Aos que estiveram bem solidários com o meu anúncio de serviços fica o meu OBRIGADA, além das flores do meu jardinzinho, em simbólicas expressões de  gratidão.

Até a próxima!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Anúncios profissionais; ajude a divulgá-los

Eu não tenho verba para publicidade, exceto aquelas reproduções xerocopiadas para folhetos, notas aqui no blog ou quando o editor de uma seção gratuita nos jornais oportuniza a divulgação da minha agenda com Aulas de Redação para vestibulandos, universitários e interessados em geral.


Há sempre alguém interessado na prestação de um serviço. Na Praça Osório é cena comum- Curitiba, arquivo pessoal
 A divulgação de um serviço, entretanto, é imprescindível; ex-alunos, clientes satisfeitos, conhecidos, amigos e parentes fazem uma rede informativa bem interessante. Grandes empresas, inclusive da área educacional, destinam certamente uma quantia à propaganda, mas profissionais autônomos não têm dinheiro livre para tal finalidade. É necessário articular meios sem onerar o nosso caixa. É o que tenho feito, caro leitor.

Abaixo, além da nota sobre as minhas Aulas de Redação, acompanhe a indicação de serviços oferecidos. Quer ver o seu incluído? Deixe a indicação. Um blog também pode ser um ativo divulgador de serviços à comunidade.

Aulas de Redação; programação semanal, inclusive online, para vestibulandos, universitários e interessados em geral. Contatos aqui, comigo.

> Imposto de Renda; contador em SPaulo oferece assessoramento. Contatos aqui, com Valdir Macenco.

> Ilustrações  para livros, revistas e jornais; amostra da experiência em blog. Contatos?  Com Sérgio Bastos.

Você pode ajudar a divulgar os serviços acima; basta clicar nos ícones abaixo da postagem. Envie o texto acima através de E-mail, Twitter, etc. Alguém poderá expressar interesse.

Até a próxima!

Charges & História


Charge com forte conteúdo histórico; vestibulandos devem ficar atentos às questões interpretativas dos efeitos dos traços do Benett.
 Tem sido forte o conteúdo de História nas charges do Benett; a amostra acima, editada na Gazeta do Povo de hoje, está carregadinha de possibilidades interpretativas. É um excelente apoio às questões dos vestibulares, caro leitor.

Até a próxima!

Começou o Outono...

O calendário  indica que já estamos no Outono, estação climática que sucede o Verão e antecede o Inverno. Uma paisagem renovada surge aos olhos do bom observador.

Café com leite bem quentinho para enfrentar as manhãs geladinhas de Outo.- Doralice Araújo


Aqui no Sul a temperatura vai despencando lentamente e as folhas das árvores ficam amareladas e, aos pouquinhos, completamente secas, até cairem. Aguarde novos registros, sobretudo matinais, caro leitor.

Interaja - Seria muito interessante acompanhar a marcação dessa estação climática pelo país afora; quer ajudar a descrevê-la, leitor?

Bem, fui lá fora olhar a paisagem. Meus conterrâneos da Amazônia imediatamente diriam : "que vento gelado..."; é... estamos com a temperatura mínima de 13ºC e a máxima é prevista para 21ºC. Asssim que Curitiba enfrentará a segunda-feira, portanto, fique com os números do Simepar, pois eu voltarei à caneca de café com leite quentinho.  Estou precisando muito; pode acreditar.

Até a próxima!

domingo, 20 de março de 2011

Frutas in natura na merenda escolar pública

Excelente a notícia que encontrei acerca da inclusão de suco de laranja in natura na merenda escolar das escolas públicas de Limeira, município paulista produtor dessa deliciosa fruta. Confira a reportagem Após 11 anos, suco fará parte..., de Renata Caram (Jornal de Limeira, 10 março de 2011); eu fiquei aqui pensando, meu caro leitor, se as crianças paraenses e de toda a Amazônia, também não poderiam receber suco, não apenas de laranja, mas de açaí e das frutas da época, geralmente caracterizadas pela fartura local. Além dos sabores conhecidos e bem apreciados pela garotada, as autoridades municipais e estaduais destinariam parte da verba da merenda escolar em prestígio local aos que plantam, colhem, vendem e revendem. Faz sentido.

Incluir suco de frutas regionais na merenda escolar é providência que faz sentido. O de muruci é delicioso! Arquivo pessoal
















O leitor amazônico e os entendidos em nutrição humana e interessados no assunto poderiam comentar acerca da inclusão das frutas, sob a forma de suco, saladas ou outras maneiras de aproveitamento na merenda escolar das crianças e jovens das escolas públicas.

Imagine encontrar suco de cupuaçu, muruci, graviola, manga, laranja, tangerina, araçá e outras gostosuras à disposição na merenda? Uma delícia! Produtores locais, crianças e jovens e  os pais dos estudantes festejariam, mas será que as administrações públicas preferem comprar as "vitaminas das frutas" embaladas em caixinhas industrializadas?

Até a próxima!

Postagens afinadas com a vida

Bom dia, leitor! O domingo está com o céu nublado e temperatura baixa, sobretudo para quem não é natural de Curitiba, embora resida aqui há muitos anos. Mínima de 13ºC  e máxima de 20ºC , segundo o Simepar.

Diga lá! - Como está o clima aí na sua cidade? Façamos uma coletânea de informes; com a  sua ajuda o resultado assumirá ar de amostragem real. Leitores de Campinas, Belém, Salvador, Rio Preto, Rio de Janeiro, Ponta Grossa, Bauru, Santarém, Alenquer , Vilhena e outras cidades bem refletirão a cara do  nosso domingo no Brasil. Você considera uma grande pretensão? Eu não; basta a disposição de escrever um objetivo comentário.

Apesar da programação, espaços públicos terão diminuição de público; o tempo nublado é determinante. Arredores do bairro Cristo Rei, Curitiba, março, 2011
Sugestão: clique sem qualquer temor nos links abaixo e veja o que encontrei nas minhas andanças pelos blogs:

 > Volte sempre, curiosa postagem do Augusto Leal.

 > Bicicletada Pela Paz II, registro do Peters, no Bicicletada Curitiba.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails