sábado, 28 de maio de 2011

Justificar um DIA NACIONAL DO BASTA

O NA MIRA DO LEITOR acolherá todos as indicações interativas que cheguem à minha página twitteira ou ao espaço no blog dedicado aos comentários; deverão apontar, de modo claro e justificado, à criação de um DIA NACIONAL DO BASTA.


Eleitor paraense em dia obrigatório de votação nacional - Praça nos arredores da OAB, no PA, arquivo pessoal
 Fonte abundante - São imitados os motivos. Eles vão da legislação eleitoral ao que é feito com o dinheiro público.

A data: pensei no dia 1º de janeiro. Ajudará a ficar de olho na repetição dos fatos causadores da indignação brasileira ao longo do transcurso anual. O que você pensa? Concorda? Sugere outra data? É uma ideia.

Aguardarei a sua participação, prezado leitor. O silêncio ou a visita interativa constituirão provas da (des) preocupação generalizada com relação aos temas de alcance social, sem atinar às fofocas, frivolidades ou destaques partidários, campeões de público nas mídias sociais.

Até a próxima!

Dia Nacional do Basta!

Eu sempre faço a distinção entre o público e o privado. A coerência entre as ações empreendidas sob a tutela dos bens públicos ou particulares é fundamental, mas a maioria (desculpe a generalização, leitor) não atenta aos critérios no emprego e no aproveitamento justos, sobretudo na esfera pública. A máquina governamental trabalha para os políticos e servidores, ao contrário do que se espera dos que recebem a outorga popular ou prestam concursos para servir à população.

Sugiro a instituição de um DIA NACIONAL DO BASTA; a inspiração foi encontrada aqui, na reportagem O Dia do Basta, de Carolina Olinda e Rogério Galindo( Gazeta do povo, 9/6/2010) 
Imagem obtida no blog da Franssinete Florenzano



Reações indignadas às atitudes de vilania, de suborno e aproveitamento ilícito dos bens arrolados à soberania municipal, estadual e federal emergem com frequência. Vejo tweets disparados pelos participantes na minha timeline, ali no Twitter, leio cartas de leitores  indignados nas colunas dos jornais e o desabafo exausto e repetitivo nas conversas informais estabelecidas, mesmo com os jovens e adultos com os quais encontro durante a semana.

Morna, no entanto, é a reação popular de fato. Há um movimento enfurecido na internet, mas o cidadão não se dispõe a levantar da cadeira e expressar o descontentamento em área pública, espaços tais como nas galerias das câmaras, assembleias legislativas ou no congresso federal. Parece que a maioria dos brasileiros perdeu o tino e o tento, não vê sentido algum em reagir.

Exemplos de atitudes suspeitas e inapropriadas aos servidores públicos não faltam. A munição é intensa e ilimitada. Veja o caso anunciado em Palocci usou servidor para cuidar de consultoria...( Folha.com) ou  busque na memória as incontáveis histórias que abundam no repertório da população nos municípios e estados brasileiros.

Em Belém - Soube (veja o cartaz em destaque) que os arredores da sede da Ordem dos Advogados do Brasil -PA estão interditados, em Belém. O motivo? A reação indignada dos paraenses aos desmandos identificados na Assembleia Legislativa, conhecida como ALEPA. É um bom sinal de reação; talvez um trajeto ao DIA NACIONAL DO BASTA, concorda comigo leitor? Será que você levantaria da cadeira e engrossaria o coro das vozes descontentes ou deixaria nas mãos de alguns a reação indignada pelo abuso cometido pelos políticos?

Aguardarei notícias e imagens da movimentação no Pará; ficarei de olho na ação dos correspondentes locais dos jornais sulistas, lá na capital paraense. O assunto é para mim de extrema importância. É o povo insatisfeito com a falta de ética no trato dos bens públicos. Ótimo começo em Belém. Sabe de exemplo semelhante ? Compartilhe comigo, leitor.

Pense comigo - No dia da eleição a exigência legal obriga o brasileiro a sair de casa e escolher vereadores, deputados, prefeito, governador, senadores e presidente, mas diante do mau serviço e da incoerência administrativa dos bens públicos eu, você e nós fazemos o quê? A maioria fica em casa e deixa as excelências bem sossegadas. É o que os políticos gostam: do esquecimento popular. Reagir, portanto, é necessário. A situação não permite que fiquemos indiferentes, caro leitor. Discorda de mim? Argumente.

Até a próxima!

Sábado gelado em Curitiba

A manhã de sábado com baixa temperatura em Curitiba não é novidade. Está frio, caro leitor; o céu mantém nuvens escuras e um solzinho envergonhado nem chega a animar. O Paraná está gelado. A mínima prevista para a capital paranaense é de 9ºC e  17ºC  a máxima, apontadas tecnicamente pelo Simepar.

Amostra do céu curitibano - Arquivo pessoal

Como está o tempo aí na sua cidade? Vamos contrastar as informações? Hoje, se eu pudesse...gostaria de desfrutar de um dia na praia, mas com o céu ensolarado e temperatura beirando os 25ºC, bem do tipo que prevalece, por exemplo, em Fortaleza, linda cidade nordestina e ótimo lugar para um passeio ou fixação de moradia.

Até a próxima!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Alô, Prefeitura Municipal de Curitiba?

um buraco na área central de Curitiba. Ele fica a uns passinhos do meu curso de redação, portanto, não posso deixar de vê-lo, mas o setor encarregado da Prefeitura Municipal de Curitiba tem ignorado os transtornos que o buraco causa aos passantes.  Vai o endereço a seguir: Rua Ermelino de Leão, entre a Rua Luiz Xavier e a Cândido Lopes. O leitor conhece a área? É no coração de Curitiba, a um passinho da Boca Maldita e da Praça Osório.
O descaso da PMC com o buraco no Centro de Curitiba provoca indignação dos moradores  e lojistas- Foto: Fabio Cequinel
Por quê? - Qual será a explicação da Secretaria de Obras para que um buraco seja feito e, depois, largado por dias e dias?

Vou perguntar no Twitter; vamos ver se o responsável pela redação da página curitiba_PMC envia ao setor competente o meu reclamo, reforçado pelo registro fotográfico feito pelo Fabio Cequinel. Penso que a manutenção de uma página na internet é uma ótima providência interativa dos órgãos públicos. Acompanho bem atenta o teor dos tweets, mas  vejo que a maioria concentra as notas ressaltanto os feitos da administração. São raras as retratações ou um comunicado da providência oferecida, diante de uma reclamação do cidadão. 

Será? - Tomara que eu e o meu amigo Fábio em breve possamos escrever e fotografar sobre a inexistência do buraco na Ermelino de Leão; se o leitor mora em Curitiba poderá igualmente conferir as providências ou a indiferença do serviço municipal competente.

Até a próxima!

Abismo social bem explicado

Você sabe explicar com argumentos apoiados no exemplo, na enumeração de motivos ou nos dados numéricos as falas dos personagens do Tiago Recchia (Gazeta do Povo, 27 de maio)? É um convite à redação atenta, caro leitor.

A charge é do Thiago Recchia, mas o tema envolve a todos.
 Treino à concatenação - Vestibulandos, inscritos nos concursos às carreiras públicas e leitores atentos à rotina urbana encontrarão apoio abundante na imagem em destaque; para redigir uma objetiva explicação basta começar a entender o concerto de ideias articuladas pelo cartunista. Depois? Pense em uma frase que envolva completamente a questão. Mais adiante? Busque apoio nas estratégias acima destacadas. Escreva, portanto, com segurança na hora de expressar a sua opinião sobre o tema.

Opinar exige um posicionamento crítico; exercitar a elaboração de justificativas aos fatos cotidianos é um treino espetacular. Vale exercitar, inclusive, para bem levar adiante a conversa rotineira e descontraída em casa, na escola, no trabalho ou entre amigos dispostos a trocar impressões, queixas, aplausos, sugestões e assertivas. Expressar na oralidade o resultado da reflexão bem apoiada nos informes sociais credibiliza o seu discurso, caro leitor. Vá por mim.

Sugestão - Manter uma conta no Twitter é um excelente modo de treinar  gratuitamente a redação objetiva; com a ajuda de encurtadores, links , posicionamento crítico,  conhecimento do poder das palavras e notações disponíveis no teclado, o usuário do microblog marca o seu lugar no mundo das ideias. A oferta limite de 140 caracteres bem calculados é um desafio à redação comunicativa. Recomendo. Sou fã entusiasmada da eficiência obtida na rede virtual, leitor! Que tal experimentar?

Até a próxima!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O paraíso dos madeireiros com a porta aberta


Panos quentes para os desmates legalizados pelo Código Florestal
 O Codigo Florestal, recentemente aprovado pelas excelências perfiladas em concerto político é, segundo o cartunista JBosco, o paraíso dos madeireiros. Você discorda, meu caro leitor? Eu não; os cartunistas sempre têm razão, mesmo quando o desenho dos fatos parece óbvio.

Com a motoserra na mão o desmatador bandido ainda vai dar uma risada, quando alguém fizer qualquer admoestação. O Código Florestal é amigo dos madeireiros e de todos que derrubam as árvores, sem piedade alguma. O grito bem festivo ouvido nas áreas verdes brasileiras já é o de madeeeeeiiiira!!

Até a próxima!

O caso Palocci

Fonte: Paixão, na Gazeta do Povo

É uma vergonha! A população perde o mínimo de confiança no governo atual. Brindar ao escamoetamento orquestrado ou blindar com o aparato governamental público para defender são atitudes vergonhosas e injustas. Exalam fétida compostura! O Paixão (Gazetado Povo, 26 de maio) aceitou em cheio. Discorda de nós, leitor? Argumente.

Até a próxima!

Festa junina: saudação e festejo à vida

Você já pensou como as tradições festivas na família e na sociedade têm grande importância ao patrimônio cultural individual? Eu, por exemplo, aprendi a gostar muito da época das festas juninas e dos festejos dos aniversários.

Ilustrações do Sérgio Bastos

As festas juninas - As cidades grandes, infelizmente, já perderam as referências naturais com os hábitos simples do interior, sobretudo da alegria com as bençãos oferecidas pelo plantio e colheita de produtos da roça, motivo das festas juninas, esquecido pelas gerações atuais. Os alimentos, especialmente os da roça, chegam prontos ao consumo em cima da mesa familiar; pouca atenção oferecemos à cadeia de produção, colheita e preparo. Tudo fica bem misturado no consumismo alimentício sem reflexões.

Faço uma festa danada em casa quando tenho espigas de milho verde -  um dos símbolo dos festejos juninos! Logo penso em pamonhas, bolos e curau, mas imagino, também, as espigas assadas na brasa crepitante, em meio ao conversê e alarido das crianças, jovens e idosos a contar causos.  São lembranças afetivas fortes da minha infância nortista e de moradora da festiva Rua João Balby, lá em Belém, no Pará.

Um plano festivo pessoal - No próximo dia 15 de junho será o dia do meu aniversário; planejo reunir um pequeno grupo de queridos, sob o comando alegre de uma improvisada festa junina. Você percebe como sou animada e festeira? 

Tenho duas opções: viajar até Campinas e festejar a data com os meus parentes ou chamar os poucos amigos que fiz em Curitiba para saborearmos as gostosuras da época. Não teremos a fogueira ardendo, mas a churrasqueira assará tenras espigas de milho, muita batata doce e as variedades do cará. Planejo pedir a adesão de amigas para que preparem dois bolos: um de mandioca (aipim ou macaxeira, leitor) e outro  de milho verde. Da minha cozinha ou da cozinha da minha irmã ou sobrinha sairão o munguzá (ou canjica para sulistas), a farta pipoca, um quentão e um aluá. Se conseguir a presença de um sanfoneiro a música estará garantida, bem do jeito que gosto de uma festa junina.  Ficou com inveja? É para ficar matutanto, meu caro leitor!

Imagem emprestada do blog Lembranças que do que vivi, da Natalina Castro


Sugestões - Caso você tenha um espaço ao ar livre na sua casa não deixe de exemplificar aos mais jovens como eram as verdadeiras festas juninas. Reúna a família , amigos e vizinhos. Aproveite também para clicar no link a seguir, chamar a família e apreciar a animação que o meu amigo, o ilustrador Sérgio Bastos, fez para as festas juninas, na Série Contos da Amazônia. Adoro ver e ouvir a quadrilha, ápice das divertidas festas juninas de outrora. Animação literalmente imperdível!

Interaja - Algo a comentar sobre o tema? Você é fã das festas juninas? Costuma organizar ou participar de festejo semelhante? Guarda boas lembranças das festas? Apareça. Converse comigo sobre o tema da postagem.

Até a próxima!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

É sempre meio-dia na Praça Osório, PMC?

O exercício da percepção social começa em casa e atinge a sua expressão potencial na escola. No enfrentamento rotineiro com os demais a criança e o jovem aprendem a tomar atitudes na sociedade, mas precisam de exemplos coerentes. A educação à vida em sociedade não oblitera a cobrança e a manutenção aos deveres e o reclamo dos direitos. É o que eu penso, acredito e vivencio. Você também pensa assim, leitor?


A queixa do atraso do relógio é geral - Pça Osório,Curitiba- Foto: Fábio Cequinel


Diga lá ! - O que faz, por exemplo, o órgão público competente da Prefeitura Municipal de Curitiba e que não atenta ao atraso do relógio, visualizado pelo público curitibano, ali na Praça Osório? Já perdi a noção do tempo no qual ele está assim, sempre marcando as 12:00horas. A foto é do Fabio Cequinel, solidário blogueiro ao meu pedido de SOS fotográfico atual.

Aja; tome uma atitude! - Tomara que o leitor -  residente ou simpático à vida em Curitiba -  faça valer o seu direito de avistar um relógio público funcionando. Basta oferecer um link à postagem, escrever e enviar um tweet à PMC ou trocar ideias com alguém sobre o assunto. É preciso, infelizmente, incomodar a placidez no serviço público para avistar as soluções aos problemas coletivos. Discorda de mim, leitor?

Até a próxima!

Humores do tempo na sua e na minha vida, leitor!

                                        Se você se sentir como um verme, cave.
                                                  Se você se sentir como um pássaro, voe.
       (Henry Miller, in Fernando Bonassi: Declaração do Moleque Invocado, Cosac & Naif, 2001)


Curitiba amanheceu hoje envolta em nevoeiro entristecedor. Há quem aprecie; eu não, mas não posso fazer nada para mudar o tempo, exceto abrandar os desconfortos que ele oferece. O leitor contumaz da página já sabe da minha preferência pelos dias iluminados  e cheio de Sol, embora eu arraste a asa pela temperatura mais baixa, do tipo assim, beirando 15ºC. Quando os números sobem ou baixam fico em alerta máximo. É o meu jeito; sofro os efeitos dos humores do tempo em Curitiba.


Os humores do tempo agem em Curitiba. Hugo Lange, arquivo pesooal















É impossível mudar as condições do tempo, apagar num jato as más lembranças ou ignorar a leva dos problemas. Ando bem vulnerável nos últimos tempos, prezado leitor - e muita gente também é assim, embora não externe o que lhe perturba nos meandros dos  pensamentos. Permito-me. Sabe por quê? Minha mãe faleceu no começo do mês, fui roubada no interior de um ônibus, há necessidade redobrada de trabalhar e recuperar as perdas materiais e os dias estão sempre frios e pouco iluminados pelo Sol, portanto, um quarteto de fortes influências na minha rotina, caracterizada geralmente pelo bom-humor, disposição e esperanças. Não escondo, entretanto: estou bem desanimada, leitor.

Não estranhe se eu sumir um pouco da página. Tenho ocupado os meus dias com longas caminhadas pelo bairro, reavaliado as minhas escolhas e lido bastante, além de ouvir a boa música, arrumar gavetas cheias de papéis, agora desnecessários, de trabalhar, quando a oportunidade de prestar o meu serviço é solicitada. Uma tentativa geral de colocar ordem no pedaço, tanto no que diz respeio ao material, quanto ao emocional. É a humana atitude, sobretudo de quem, por exemplo, não tem parentes na cidade e dispõe de reduzido número de amigos para encostar um pouco a cabeça. Em junho, passarei um final de semana em Campinas e Leme (SP). Lá? Tenho duas irmãs e sobrinhos. Voltarei mais animada; garanto.

Computador, café e tapioquinhas; um trio indispensável para mim- Arquivo pessoal



Desfrute de uma ótima quarta-feira, meu caro; se puder, retornarei com nova postagem. Sugiro que você clique nos links aos blogs indicados, aí no canto inferior direito do Na Mira. Há muito para ler, aprender, duvidar, discordar ou referendar; eu garanto, porque já li todas as postagens recentes.

A boa nova  - O tempo, felizmente, mudou um pouco. O Sol aparece timidamente e ilumina a manhã em Curitiba; é um grande condicionante à melhoria de tudo, pelo menos para mim. 

A foto acima expressa, também, a tentativa de promover a melhor convergência possível e recompensá-lo pela generosa leitura de postagem tão pessoal, meu prezado e silencioso leitor.

Até a próxima!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Apesar do nevoeiro em Curitiba


Belo mostruário de sombrinhas; eu queria todas para  a minha coleção-  Cena curitibana -Foto do Fabio Cequinel



Bom dia!
Como está o clima aí na sua região, caro leitor? Aqui em Curitiba, apesar do nevoeiro, a tarde será mais quentinha, portanto, a temperatura ficará bem agradável, pelo menos para mim. A máxima prevista será de 22ºC e a mínima de 13ºC, segundo o Simepar. Tomara que a previsão seja certeira. Sabe por quê? Quero sair sem carregar a sombrinha.

Guarda-chuva e sombrinha alimentam, sem qualquer dúvida, a alegria dos vendedores desses itens nas ruas da capital paranaense. Você já reparou a corrida para comprar um deles, quando o céu fica escuro? As vendas disparam, principalmente das sombrinhas de cabo comprido, mais resistentes ao vento forte e com dupla função. Explico melhor:  em tempo de insegurança nas ruas, uma sombrinha, além de proteger da chuva faz a vez de defesa feminina diante dos malandros, sempre dispostos a  puxar as nossas bolsas ou burlar a boa regra de convivência entre as pessoas que circulam nas áreas públicas.

Até a próxima!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Resumir, argumentar e dissertar; quer aprender, vestibulando?


Meu ex-aluno, hoje universitário da UFPR, em treino semanal da redação- Curitiba, arquivo pessoal


Estou com horários livres nas manhãs e tardes das quintas-feiras, mas quero preencher o tempo com aulas para vestibulandos bem dispostos ao aprimoramento da leitura e da redação dos resumos, dos textos argumentativos  e dissertativos. Conhece alguém interessado em Curitiba, leitor? Por gentileza, repasse a informação. Um clique em uma das mídias aí no rodapé da página ajudará a divulgar o meu anúncio profissional. Posso contar com a sua colaboração?

Contatos, informações e reservas aqui, comigo: araujodoralice@hotmail.com

Até a próxima!

Segunda na Biblioteca Pública do Paraná


Você conhece e costuma frequentar a Biblioteca Pública do Paraná ?- Arquivo pessoal
 Boa segunda-feira, leitor?

Hoje passarei parte da manhã e tarde na Biblioteca Pública do Paraná; tenho um compromisso profissional para cumprir. Ao blog? Retornarei à noitinha.

Até a próxima!

domingo, 22 de maio de 2011

Tudo bem no domingo, leitor?

A linda manhã ensolarada em Curitiba é um estímulo vigoroso, caro leitor. Eu, sinceramente, fico reabastecida de ânimo, porque sou daquelas pessoas que, igual às plantas sensíveis, requer a luz natural para agir com todo o seu potencial. Não é por menos que o clima influencia a rotina das pessoas; quem desconsidera tal pormenor expressa a desatenção aos que convivem na lida diária. A mínima prevista para hoje é de 11ºC  e a máxima 21ºC, segundo site do Simepar.  Compare com  as apresentadas aí no seu domicílio. Menores? Maiores?

Domingo ensolarado em Curitiba! Já estou mais animada! Céu do bairro Mercês, arquivo pessoal



Uma queixa -  Tenho uma queixa com relação a Twitter do Simeparpr, porque está sempre desatualizado; alguém já reparou? O calendário marca dia 22 de maio, mas o último tweet é do dia 20. Por que não segue a atualização do site

"Tempo estável no Paraná. O Sol aparece entre nuvens na região leste, neste momento faz 15,6ºC em Curitiba e a máxima chega aos 20ºC. "

Tenhamos um ótimo domingo, mesmo com as altas ou baixas temperaturas ou queixas sobre a prestação de serviços ao consumidor!

Não convém estressar, mas ficar desatento às irregularidades não coaduna com a postura de um cidadão atento. Meu irmão, residente no Pará e que assina página twitteira como Ximangolandia , fez queixas recorrentes, logo no começo da manhã, quanto à prestação de serviço com a conexão 3G da TIM e da OI -Velox. Imagine quantos consumidores ficam quietos, mesmo sob o tratamento infame e desrespeitoso que as prestadoras de telefonia e conexão nos oferecem? Você fica quieto diante de uma irregularidade, leitor?

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails