sábado, 18 de junho de 2011

Salada, risoto de cogumelo e banana com creme

O leitor talvez esteja rindo do tema blogueiro reincidente sobre a degustação patrocinada pela rede Mercadorama, mas a programação está uma belezura; em todos os sentidos, asseguro-lhe. Não consigo ficar com a apreciação apenas individual; quero compartilhar com você, também!

O valor da degustação - Ontem, além das explicações básicas do enólogo, os queijinhos e a harmonização dos vinhos, o Chef preparou 3 delícias: a Salada Verde com Emulsão de Limão, o Risoto de Cogumelos Frescos e a Banana caramelizada com sorvete de creme. Ficamos cativos, acredite!

Foto ilustrativa; tomei emprestado do excelente blog da Bia Freitas
3ª noite !- Hoje será o último dia de degustação. A programação Sabores do Inverno deixará saudades aos clientes residentes, aqui nos arredores do Bigorilho. Ainda bem que as receitas estão disponíveis aos participantes! A foto meramente ilustrativa ajudará a imaginar.

Clientela satisfeita faz ... - A movimentação desejada pelas casas comerciais, quando obtida pela fidelização com as boas lembranças, da acolhida cordial e da sensação de que estamos "em casa", ao entrar, por exemplo em um supermercado, em uma padaria, um açougue, uma papelaria, uma locadora ou a um restaurante, é um resultado de sucesso do tratamento fidalgo dispensado ao cliente.

Diga lá! - O consumidor satisfeito será sempre um cliente contumaz. Apostar no trato parece ser o caminho, ainda mais quando a competitividade entra no circuito. O preço, em alguns casos, será apenas um detalhe. Eu adoro ser bem tratada; você também? A conversa rende -  ahahahah... se rende...

Até a próxima!

Músicas inesquecíveis - Uma seleção interativa

Eu gosto muito de música. Você também gosta, leitor? Quando criança bem que eu deveria ter aprendido a tocar um instrumento. Até fiz um ensaio com a aulas de piano, mas não fui suficientemente esforçada. Sei, entretanto, reconhecer as boas qualidades dos acordes instrumentais. Minha mãe transitava seus dedos com familiaridade nas teclas do piano ou do teclado eletrônico, portanto, tenho o ouvido afinado com a experiência doméstica de apuro ao melhor do engenho musical.


Minha mãe a tocar La Cumparsita - Belém, arquivo pessoal

Dentre as músicas inesquecíveis incluo na seleção musical do blog uma que aprendi a gostar de ouvi-la, porque era constantemente interpretada pela minha saudosa mãe, no ambiente familiar ou nos festejos entre amigos: La Cumparsita. Não deixe de clicar no link.

Bela é a interpretação de Alberto Dogliotti, concorda comigo? As músicas têm, aqui entre nós, um indiscutivelmente poder associativo às gratas emoções que guardamos. A da saudade, então... Você sente assim, também?

Seleçao interativa - Qual a música que está associada à figura da sua mãe, meu caro leitor? Mencione-a, por gentileza; em oportunidade futura eu a trarei aqui para que possamos apreciá-la.

Até a próxima!

Conversa sobre a exclusão de comentários

Hoje tive que remover 1 comentário, porque não consegui entender nada do que ele tentava dizer. Não é a primeira vez que o leitor aproveita o espaço do blog para escrever queixas estranhas e inconclusas, além de indecifráveis. Lamento a exclusão.

um modo de escrever e ser entendido por qualquer pessoa: comunicar de modo simples, direto e objetivo. Parágrafos longos e sem a pontuação devida constituem perigoso caminho à ambiguidade e confusão. 

 Censura às fraudes -  O leitor é sempre bem-vindo ao blog, mas não o que usa de artifícios para esconder a sua identidade e camuflar más intenções. Você abriria a porta da sua casa para alguém que escondesse o rosto? Tentativas de fraudar a confiança de um blogueiro merecem exclusão imediata, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O valor das degustações

              Degustar: v.t. Avaliar pelo paladar o sabor de; experimentar
(Bueno, Silveira, Minidicionário, FTD)

Ontem à noite passei cerca de 90 minutos na companhia agradável de alguns residentes no bairro, além de muito bem servida de gostosuras, graças ao programa Sabores de Inverno, promovido pela rede de supermercados Mercadorama. Fiz o anúncio em postagem anterior, recorda-se, leitor?

Imagem reproduzida da site do Mercadorama

As gostosuras - Além dos esclarecimentos técnicos  do Philipe de Oliveira Lima  sobre enologia,  da degustação de excelentes vinhos, o participante experimentou três delícias gastronômicas: Vichyssoise (espécie de sopa feita com alho poró, salsão e outros temperos), Talharim com Beef Bourguignon( massa acompanhada com pedaços de carne, legumes e outros temperos marinados) e Fondue de Chocolate(frutos em cubos mergulhados em chocolate derretido), habilidosamente preparados pelo Chef Ricardo Filizzola

A programação objetiva e bem regada aos desfrutes acima cativou a todos os participantes. Saiba o leitor de que não gastei dinheiro algum, pois o programa enogastronômico foi uma cortesia aos clientes do supermercado.

Simpatia receptiva - Degustações oferecidas aos usuários dos produtos comercializados no bairro é uma providência simpática das casas comerciais; ao final, certamente conseguem estabelecer a fidelidade aos produtos, ali consumidos, sob orientação didática essencialmente interativa. Estou inscrita na programação de hoje. Inscreva-se, também, caro leitor curitibano; o evento acontecerá nos bairros indicados no link acima.

Tomara que outras casas comerciais espalhadas pelos bairros Mercês, Batel e Bigorrilho empreendam no mesmo sentido; cliente cativo é sempre aquele que foi conquistado pela tratamento fidalgo, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

Você marcharia, também?

A colega professora Miriam Fajardo, lá do Tribo da Leitura, está preocupada com os possíveis temas para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Justifica que a redação bem feita dos seus alunos tem garantido a conquista de uma vaga no ensino superior. Não duvido. A prova de redação é um poderoso instrumento seletivo. 

A professora, em tweet recente, trocava conversa comigo sobre a lista de temas e, inclusive, perguntava se a descriminilização da maconha (G1.Globo)  poderia ser um deles. Não sei, mas a charge do meu conterrâneo JBosco evidencia a mudança das ideias e o comportamento da sociedade diante do tema. Valerá acompanhar a maior quantidade dos informes noticiosos. Manter um padrão regular e variado de leituras e conversas é um apoio e tanto a qualquer pessoa, independente dos compromissos escolares e profissionais.

Fonte: http://jboscocartuns.blogspot.com/2011/06/fumace.html
Penso que a conjugação das marchas em direção à liberação de tudo é extremamente pessoal. Tenho receios, entretanto, com o vale-tudo que impera nos dias atuais em nome da liberdade, mas cada pessoa saberá o que é melhor para si e os seus mais próximos. Crianças e jovens têm nos pais a referência básica de comportamento. Cabe, portanto, entregar aos formadores educacionais a tarefa de bem orientar os nossos pirralhos e jovens às escolhas na vida. Com o passar do tempo as interferências chegarão. Lamentável é, infelizmente, quando a nossa moçada não tem os pais atentos e zelosos por perto; o aprendizado e as escolhas de tudo obedecerão, especialmente na adolescência, a uma variedade de influências salutares e outras tristemente enganosas. É a vida, sempre cheinha de alternativas e muitas encruzilhadas.

História pessoal - Eu não gosto de fumo de espécie alguma; há quem goste, entretanto. Talvez, os que apreciem sejam os maiores defensores, por exemplo, da marcha da maconha. É um direito; assim como tenho direito de colocar um pouco de pimenta de cheiro no meu tacacá ou vatapá. As consequências da ingestão excessiva do tempero serão da minha inteira responsabilidade. Não poderei culpar ou dar trabalho a ninguém, quando as indisposições gastrointestinais me atazanarem a vida. A analogia com o fumacê liberado fica assegurada, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Escrever com segurança no ENEM


Ex-aluna, hoje universitária, em treino de redação com a maior segurança- Arquivo pessoal
Conhece alguém ou está interessado em obter a nota máxima na redação do ENEM? Reserve a sua vaga; tenho horários exclusivos para os meses de  agosto e setembro. Informações abaixo:

      ESCREVA COM SEGURANÇA NO ENEM

> Pequenos grupos (máximo de 10 participantes)
> Opções de local para 10 aulas: no Centro ou no bairro Mercês, em Curitiba
> Horários: manhã, tarde e noite às terças e quintas-feiras.
> Carga horária: 30 horas de leitura & escrita 
> Reservas: araujodoralice@hotmail.com 
> Faço atendimento online, também!

Até a próxima!

Programa gastronômico para hoje


Imagem: do site do Mercadorama
 Ontem fui comprar frutas doces, peixe e camarão, ali no supermercado mais próximo de casa. Encontrei até porções de Filhote, um peixe das águas amazônicas delicioso. Adorei o achado, acredite! Preparei uma caldeirada para o jantar; ficou uma beleza! Caiu tão bem naquele friozão noturno, mas sabe o que aconteceu na saída do mercado, leitor? Uma abordagem simpática; ela rendeu o meu programa delicoso para hoje à noite: Dicas de gastronomia e harmonização de vinhos, aqui no Bigorrilho.

Quer detalhes? Aqui: no Mercadorama. No folheto que recebi há um calendário com o mesmo evento para outras sedes do mercado, situadas nos bairros Centro Cívico, Jardim das Américas, Seminário e Juvevê.

Amanhã ? Relatarei as minhas impressões sobre o desfrute acima.

Até a próxima!

Você já plantou uma árvore, leitor?

Um dos temas frequentes nas provas de redação é a questão do desmatamento nas regiões brasileiras, mas ao contrário de não avivar o grave problema, a maioria dos textos de apoio não atina à solução fácil e acessível: o plantio das árvores ou o seu replantio consciente e responsável, tanto nas grandes áreas desmatadas criminosamente, quanto nos quintais e áreas públicas. Meus colegas professores de redação bem poderiam atinar à questão. Uma relação de providências encontradas por toda a gente, a partir dos depoimentos dos estudantes, valerá mais do que um treino de proposta fria e distanciada da realidade dos jovens.

Faça um passeio em frente ao Palácio das Araucárias e aviste o Bosque de Sofia- Curitiba, Centro Cívico, arquivo pessoal


Hoje quero apresentar ao leitor histórias de quem já plantou árvores. Conte a sua, também! Envie a foto da árvore e uma pequena descrição ao meu endereço eletrônico (olhe lá no cabeçalho do blog!); terei grande alegria em reproduzir o seu relato, além de evidenciar as ações centradas em soluções, bem diferente da destruição do verde que queremos sempre verde. Quer um exemplo? Acompanhe a história do Altino Machado.

A minha história - Eu já plantei duas árvores: uma Amoreira e um pé de Primavera; a primeira, além das deliciosas frutinhas anuais oferece a sombra, enquanto a segunda compartilha com os passantes da rua o meu encantamento com a floração espetacular. Não são do tipo da árvore plantada pelo Altino, mas têm contribuição semelhante com a manutenção responsável do verde nos quintais e jardins do país detentor de uma das maiores florestas do mundo.

Nos meus passeios pelas ruas de Curitiba sempre fico atenta ao plantio de árvores frutíferas ou que ajudam a suavizar a atmosfera cinzenta do inverno ou intensificar o colorido das folhas, flores e frutos no verão. Uma leitura vertical no blog comprovará a fonte da minha alegria ao ver tanto verde, ainda não o bastante, é claro, na capital paranaense.
Passear sob a sombra das centenárias mangueiras em Belém é um refrigério inesquecível! Pça. da República, arquivo pessoal


Administradores urbanos de outrora pareciam pensar no futuro. Sabe por quê? Observe as  espécies de árvores nas praças centenárias. Lindos e imponentes marcos do arvoredo local. Na minha querida Belém , por exemplo, aquelas mangueiras deram, inclusive um codnome à capital do Pará, o famoso "Cidade das Mangueiras", o que faz justiça quando o visitante ou o morador percorre as ruas antigas, enquanto as mais novas...

Agora? - Falta você  contar a sua experiência de plantador de árvores e de observador das áreas verdes presentes no seu quintal, na rua, bairro ou cidade na qual reside. Vamos lá, compartilhe a sua história! Venha conversar comigo.

Até a próxima!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse lunar na nossa vida


Foto: Dulcídio Braz, retirada do Física na Veia

Ainda bem que o colega professor Dulcídio Braz certamente fará imagens do eclipse lunar de hoje, além de comentários técnicos sobre o belo fenômeno da Natureza. Aguardemos as imagens, prezado leitor, mas enquanto a hora não chega...que tal acompanhar a comovente interpretação de David Oistrakh para Clair de Lune, de Debussy? É simplesmente linda, concorda comigo?

Confira, depois do eclipse, as informações e imagens, aqui no Física na Veia. Eu, também, estarei atenta a tudo.

Até a próxima!

Duas datas importantes

      Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
      Não há nada mais simples
      Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
       Entre uma e outra cousa todos os dias são meus.
(Pessoa, Fernando, Poemas inconjuntos, O eu profundo e os outros eus: seleção poética, Aguillar, 1975, 4ª ed. p. 176)

Talvez o leitor discorde de mim, mas penso que é necessário fixar, desde a mais tenra idade, as datas mais importantes na existência humana, daí o destaque acima aos versos do talentoso e não menos conhecido poeta Fernando Pessoa.


Imagem: Google
 Transformar os nossos dias em boas histórias para que os demais possam lembrar é um grande incentivo às crianças. Nem todos os dias são, entretanto, cenários que possam ser entrevistos pelos demais; há uns vergonhosos, outros hilários, alguns de vitória ou de fracasso, de esperança e de prazeres. Hedonistas e praticantes do vale-tudo enfrentam muitas dificuldades para o desfrute dos seus dias. Não sou adepta integral da dupla, mas sei que a vida é, diante do túmulo, a exata dimensão de uma aventura errante entrecortada por pequenas e grandes superações e vitórias. É preciso ser bem humano para entender a vida; não somos santos e nem deuses, apenas homens e mulheres tentanto acertar nos dias disponíveis entre a nossa nascença e a morte.

Para mim, depois da sucessão de ais, ufas e obas que tenho vivido, já passou da hora dos desacertos, portanto, quero viver o meu dia 15 de junho de 2011 de modo inesquecível. Veja, caro leitor, que hoje a Natureza oferecerá até um  apoio espetacular: um eclipse lunar. Festeje comigo a passagem do tempo e sejamos felizes! E cante LET ' IM IN, com vídeo recente do Paul McCartney, outro sucesso musical  animador que eu simplesmente adoro!


Até a próxima!

15 de junho, frio e café na padaria

Mais um dia frio e véspera de outro, talvez, mais gelado, leitor. É o clima típico em Curitiba. O site do Simepar traça a previsão. Dê uma olhada e acompanhe as variações. A mínima de 9ºC  exibe a aproximação apressada do Inverno. 

Fonte: Google
Com música... - Amanheci o dia 15 de junho ouvindo Dancing Queen (Abba), cujos acordes sempre provocam grande ânimo em mim. Foi um alegre início para o dia, uma vez que a festa programada não acontecerá, nem mesmo a viagem até Campinas. Interferências alheias aos meus desejos explicam as alterações.

Acabei de chegar da caminhada em marcha rápida pelo bairro e daquela parada agradável na padaria. Tomar um café com leite bem acompanhado de um pãozinho fresco com manteiga é um desses prazeres indispensáveis. Hoje acrescentei à deliciosa média uma fatia de bolo, afinal, o dia sugere todas as concessões, concorda comigo, leitor?

Um detalhe: a foto é meramente ilustrativa; lamentei não encontrar a autoria do registro. 

Até a próxima!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Um delicioso creme de milho verde

As espigas de milho verde que guardo na geladeira são verdadeiras tentações durante esses dias de frio matinal; hoje, meu caro leitor, não resisti. Troquei o café pelo mingau. Acompanhe os meus passinhos no preparo da gostosura:

Imagem: do Google

1º passinho - Peguei 2 espigas de milho e debulhei os grãos com auxílio de uma faca. Levei tudo ao liquidificador, sem deixar de acrescentar meia caneca de água. Virou um creme bem pastoso.

2º passinho - Passei o creme na peneira e ao que obtive acrescentei duas canecas de leite, além de três colheres de açúcar. Levei ao fogo brando por 10 minutos a mistura em panela bem distribuidos sem deixar de mexer a papinha que ia se formando; fiz as provas na mão para ver se estava no ponto de tudo.

3º passinho - Despejei  a metade do creme delicioso no pratinho em destaque. O restante da porção? Foi para a minha velha companheira, a caneca de café. A canela em pó serviu para enfeitar e bem temperar a gostosura.

Delicioso mingau de milho verde- Arquivo pessoal

Ficou com vontade de saborear um creme de milho verde? O preparo é super fácil. As duas espigas renderam duas porções.

No supermercados, aqui no Bigorrilho, tenho encontrado pratinhos de isopor com cinco espigas por R$2,50. Elas têm duas destinações costumeiras: o mingau cremoso e a aditivação do arroz, presença quase diária no meu almoço, quando fico a comandar o fogão familiar.

Até a próxima!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Compartilhemos, leitor!

                             
                   "A cultura como o amor, é a única coisa que só cresce na medida em que vai sendo compartilhada."
       (Javier Peres de Culler, diplomata peruano)

Até a próxima!

domingo, 12 de junho de 2011

Evidências dos extremos climáticos no Brasil

                                           Convocando
                                                todas as suas folhas
                                                o outono vai embora
                              (Sanches, Neto,Miguel- Abandono, Hai-Kais)

Imagem do site do João Makray
Nos meus passeios aqui pelos arredores de casa e nos bairros mais próximos, como o Batel e Bigorrilho, avisto algumas espécies de árvores completamente secas, em reflexo do final do Outono e aproximação do Inverno, no Sul/Sudeste do Brasil.

Contribuições - O leitor sulista bem poderá confirmar dados sobre a curiosa transformação operada pela natureza. As folhas secas de plátano são marcantes. A foto do João Makray em destaque e o hai-kai do Miguel Sanches Neto confirmam o que o meu olhar avista nos últimos dias de Outono, aqui em Curitiba.

Sol abundante, menos chuva e  muito calor no Verão nortista
Os extremos revelam lições - Veja, entretanto, a oposição climática, lá na minha saudosa região Norte. Confirme a informação com o anúncio ilustrado pelo Sergio Bastos, amigo querido ora convalescendo de uma cirurgia, mas já na ativa com os seus pincéis, tintas e amor pela Amazônia paraense. Os leitores de lá, também, bem poderiam acrescentar detalhes, concorda comigo, leitor? Prometo trazer as informações aqui para cima, assim que avistá-las na caixa de comentários.

Colegas professores de geografia, amigos fotógrafos e observadores atentos das expressões do clima e da natureza formam um plantel espetacular às informações na internet. Juntá-los aqui, em articulada colaboração às evidências dos extremos climáticos nas regiões brasileiras, será uma alegria. Quem sabe o Na Mira consiga hoje, não é mesmo, leitor?

Até a próxima!

Amar ? É verbo transitivo, sempre!

                                Amar: v.t. Querer muito bem a; gostar muito de; ter afeto a.
                                             (Bueno, Silveira,Minidicionário,FTD)

O domingo amanheceu em festa aos enamorados. É quase certo de que o leitor está bombardeado pelos apelos comerciais e lembranças familiares acerca do Dia dos Namorados. O sentimento amoroso, nas suas diversas gradações, exige a companhia fértil do outro ser, afinal, é reflexo das nossas imposições hereditárias. Lamento se você ainda não encontrou a receptividade afetiva; é um aprendizado. Alguns estacionam na lição durante toda a existência.
Amar? Verbo transitivo indiscutivelmente - Arquivo pessoal

Os enamorados têm sempre o que conversar, descobrir, relativizar, discordar, concordar e, finalmente, um certo dia, na maioria dos casos, admitir a necessidade da complementação do outro na convivência conjugal. O namoro é um aprendizado ou uma acomodação de sentimentos entre os seres humanos, mas apenas o choque das provações, as horas tristes e desoladoras ajuizam a certeza  do encontro entre as almas afins. É preciso, portanto, manter-se enamorado(a) permanentemente, caso contrário a data será mais uma apenas comercialmente bem explorada.

Aos que de fato conseguiram auferir o significado prático do verbo amar,  ação transitiva a exigir complementos diários, o meu desejo de um domingo feliz. Aos aprendizes? O meu incentivo sincero.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails