sábado, 5 de novembro de 2011

"Vote em ideias, não em pessoas"

 
Reprodução

Hoje, logo depois do almoço, eu fui à Praça da Espanha, porque era impossível não participar um pouco da Corrente Cultural que acontece na cidade. Foi quando avistei a movimentação discreta e incisiva da campanha VOTO LIVRE.ORG

Eu sempre gostei de votar em ideias, não em partidos ou pessoas, portanto, aderi na mesma hora ao movimento, caro leitor. Sugiro que você acompanhe, divulgue e participe da campanha, especialmente se é residente em Curitiba. Quem sabe o bom exemplo sirva de incentivo aos demais pelo Brasil afora?


Clique em a Bicicleta Branca ; vai gostar muito com certeza!

Até a próxima!


Avaliação das habilidades básicas primeiramente

A maioria dos meus vestibulandos sumiu novamente; eles estão ligados na 1ª fase  do vestibular da UFPR. É a prova de Conhecimentos Gerais que lhes sacudirá o arquivo de informações sobre os conteúdos gerais repassados pela escola. Na 2ª fase eles terão a prova de Compreensão e Produção de Textos e as ditas Especificas para determinados cursos.


Ler satisfatoriamente é atribuir sentido; nem todos sabem ler, infelizmente.- arq. pessoal

Importância óbvia - Não sei você concorda, mas se eu pudesse alterar com toda a certeza faria a inversão na ordem  das provas. Colocaria a de Compreensão e Produção de Textos e as Específicas na 1ª fase. O motivo é óbvio. A maioria dos universitários não sabe ler com autonomia e escrever concatenadamente em língua portuguesa; as Específicas ajudariam no reconhecimento das habilidades necessárias às carreiras oferecidas pela universidade. Depoimentos dos professores das diversas graduações confirmarão a minha preocupada observação. Reprovações e evasões justificam, caro leitor. Uma pesquisa confirmaria o que insisto em observar anualmente.

O grande desafio de escrever  concatenadamente em Português estabelece o mérito à entrada da universidade- arq. pessoal
 Não sabem - Ler não é apenas passar os olhos sob um texto; é muito, muito mais. É preciso atribuir sentido ao que se lê, o que infelizmente não é o que vejo na prática. Alunos dos cursos que demandam grande volume de leitura confirmam a grande dificuldade que enfrentam para elaborar as resenhas, a monografia, a dissertação ou a tese em etapas posteriores; os professores na universidade conhecem a situação muito bem, mas não interferem criticamente na triagem feita à entrada. O pacto de silêncio obsequioso fica inalterável entre os graus de ensino. A qualidade perde bem feio em relação à quantidade de estudantes inábeis aos desafios acadêmicos.

Demanda permanente - Terei sempre muitos alunos de redação, tanto vestibulandos, quanto universitários para atender nos meus Encontros Marcados com a Redação. É o meu trabalho, mas poderia ser diferente se eles aparecessem apenas para o aprimoramento da leitura e da escrita. É uma constatação muito preocupante, concorda comigo, leitor?

Até a próxima


Uma trinca animadora



Uma trinca de alegrias: café, sábado ensolarado e um notebook com mais força no meu dia- arq. pessoal

Bom dia, leitor! Bela manhã de sol em Curitiba!

Trago uma novidade; já estou com o meu velho LG em boas condições para trabalhar e blogar; ele ganhou um novo HD e obteve mais vida útil. Estamos, entretanto, na fase de experiência. Agora? Para ficar nos trinques ele precisa de uma nova bateria, pois a que ainda está no notebook não carrega mais nadica de nada. Sem o cabo e uma tomada elétrica em pleno funcionamento, ui, ui...nada, nada e nada.

Aquela ideia de fazer um teste com uma marca nova de notebook em troca de postagens diárias não encontrou a receptividade desejada. Nenhum fabricante expressou interesse.

Até a próxima!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Primavera na visão do leitor

Belo dia em Curitiba- Mercês, arquivo pessoal
É bela a manhã de hoje em Curitiba. Como está o tempo aí na sua região, caro leitor? As estações climáticas costumam ter uma espécie de cara. Aqui? As flores abundam.

Para ficar encantado com  a Primavera basta olhar para cima e avistar o céu azul e nuvens bem clarinhas, mas se desejarmos avistar  as belezuras florais basta olhar para todas as direções. Algumas espécies estão em abundância. Na última vez que passei pelos arredores da Praça Osório a abundância de petúnias e begônias era encantadora. No meu pequeno jardim as rosas e a bougaville animam a minha rotina. Basta um pouco de água e cuidados diários para que a natureza nos agradeça com esses esses mimos visuais. Você tem plantas floris em casa, leitor?

As floreiras com petúnias enriquecem o panorama visual na Praça Osório e arredores- Curitiba, nov. arq. pessoal
Faz frio, entretanto; estamos com a mínima de 8ºC e o dia ensolarado é uma compensação maravilhosa.  Como está o tempo aí na sua cidade, caso resida fora de Curitiba?

As flores da "bougaville" animam a minha visita ao jardinzinho doméstico, na Primavera- Curitiba, Mercês, aq. pessoal

Um dos temas -  O tempo é assunto recorrente aqui no NaMira; o leitor contumaz sabe e nem reclama, não e mesmo?

Em viagem Rio/Niterói o que o leitor avista hoje? O Nando Nazareth mostra
Aliás, olhe a página tuiteira do Nando Nazareth; ele acaba de puxar conversa comigo sobre o tempo lá em Niterói. Eu adorei e reproduzi uma das fotos compartilhadas. Trocas visuais com fotos feitas pelos leitores é sempre uma alegria e ótimo resultado da interação cordial entre os interlocutores do NaMira. Adooooro!

Até a próxima!

Cadê o mapa do atendimento nas Unidades de Saúde?


Encontrar respostas é o que desejo, sempre! -arq. pessoal

Ontem não pude ser atendida na Unidade de Saúde Santa Felicidade, caro leitor. O motivo não foi a fila ou qualquer contingência negativa, mas sim o fato do meu endereço residencial não estar na área de atendimento do posto médico. Eu não sabia do detalhe. Para descobrir? Ah... perdi uma manhã preciosa da minha vida, mas descobri muitos detalhes interessantes no atendimento à saúde do cidadão em Curitiba. Aos poucos, revelarei em postagens oportunas. Um Mapa de Atendimento disponível ao cidadão evitaria idas e vindas desgastantes; uma espécie de localizador por ruas e bairros.

A minha nova direção - Segundo a indicação da agente de saúde Cibele,  a US Ouvidor Pardinho é o posto que me oferecerá o atendimento desejado. Ele acolhe os usuários da região do bairro Mercês, situada em área limítrofe da responsabilidade da US Santa Felicidade, foi o que declarou, depois de fazer uma pesquisa telefônica e no computador, também.  Quando estive na Unidade de Urgência Campo Comprido a indicação pelo meu endereço foi o posto de saúde de Santa Felicidade. Veja o leitor a diferença de informar com precisão sempre faz enorme diferença. Ir direto ao ponto é uma regra infalível.

Mapa do atendimento? - Como será que o cidadão descobre qual a US que o atenderá? Graças aos telefonemas e consulta ao sistema feitos pela agente de saúde consegui identificar o "meu postinho", mas não sem ter perdido um tempão até descobrir o caminho em direção à US Ouvidor Pardinho. Diante dos meus compromissos hoje e na manhã de segunda-feira não poderei ir ao posto, mas na de terça-feira lá estarei. Vamos ver o que me aguarda. Está interessado em saber? 

Até a próxima!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vou ao posto de saúde em Santa Felicidade

Acordei mais cedo do que o horário habitual. O motivo? Levar adiante o plano de ir até à Unidade de Saúde Santa Felicidade, o posto mais próximo do bairro Mercês.  Já estive lá em busca de ajuda, mas eu desconhecia algumas regras sobre o atendimento ao cidadão enfermo. Uma delas diz que ele é exclusivo das Unidades de Urgência, nos finais de semana e feriados. Aprendi a lição, caro leitor; aliás, enquanto você lê o que escrevo...ui, ui, já estarei lá no postinho que fotografei, em ocasião anterior. 
Fiz a foto da US SantaFelicidade quando a encontrei com o portão fechado- Curitiba, arq. pessoal
Aguarde detalhes - Quando retornar, caro leitor, incluirei algumas observações, parte de um relatório que pretendo compartilhar com você. Sei que pelo menos a Marília Sara mantém interesse em saber o que encontrarei no postinho de saúde. Ela interagiu com a postagem que fiz anunciando o projeto de buscar o atendimento pelo SUS. O comentário aparece transcrito aí embaixo. Acompanhe:

          Olá Doralice. Claro que me interesso amiga. Toda mulher tem o direito de fazer a sua mamografia, pelo menos é o que diz a lei: " A partir de 40 anos, toda mulher tem direito também à mamografia, também gratuita pelo SUS. amparo legal : Lei nº 11.664, de 29 de dezembro de 2008. http://bvms.saude.gov.br/bvs/legislacaomulher_outros_direitos.php  Vamos acompanhar. Beijokas.

Basicamente - Quero uma consulta médica com um clínico geral e ver se, aos poucos, consigo fazer exames fundamentais. Estou de olho, confesso, na oferta do governo para que as mulheres façam o exame de mamografia, desde que o agendamento seja feito no posto de saúde. Gostaria muito de contar com a companhia de uma amiga, residente ali no Santo Inácio, mas ela teme o insucesso do meu propósito com relação ao exame de mamografia. Decidi encarar e confrontar o dito com o feito.

Até a próxima!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Camuflagens nos prédios escolares? Quero saber os motivos


Imagem reproduzida da CBN Globo Rádio
Oferecer excelentes condições às escolas e aos que nelas estudam e trabalham é uma obrigação de um gestor público. Há dinheiro suficiente em caixa para manter as existentes e construir as novas? Se a resposta é SIM quero saber a razão das condições precárias que observamos nas escolas públicas, mas como saberei que há dinheiro no caixa municipal ou estadual, por exemplo aqui no Paraná? Pedirei que o jornalista Rogério Galindo , ancorado aqui em Curitiba, explicite a questão em postagem que cubra as áreas municipais e estaduais, mas na esfera federal solicitarei aos jornalistas Josias de Souza e André Gonçalves,  lá em Brasília. Para entender alguns pontos dos bastidores da política nacional é preciso perguntar. Eu indago, sugiro, acompanho e compartilho as explicações, sempre. 

Reprodução de imagem em escola "de lata" em Porto Alegre - Fonte: R7 Notícias

Amigos da educação pública - Quem dera se eu conseguisse um grupo de leitores dispostos a observar a movimentação nas escolas públicas. No Sul, eu leio e sei, que algumas escolas não reúnem condições de abrigar as crianças nos dias de frio intenso - e nas demais regiões? Condições climáticas devem manter ajuste no projeto de construção de uma escola. Um grupo de leitores interessados em acompanhar as condições aparentes das escolas ajudaria muito a formar conceitos reais. Atinar aos problemas encontrados e identificar as soluções encontradas pela direção escolar para vencer as dificuldades aumentaria o poder de crítica, de aplauso e de sugestão do leitor, cidadão atento. O melhor seria que o leitor tivesse crianças e jovens matriculados na escola pública. Nada melhor para entender a gravidade da situação do que estar imerso no contexto, você concorda comigo?

Grande absurdo - Veja o que eu li ontem no jornal  Agora SãoPaulo: Estado camufla escolas de lata com cascas de concreto . Acredita-se em quem, prezado leitor? Eu queria ver fotos das escolas e ouvir depoimentos dos pais dos alunos, dos vizinhos e dos que têm poder administrativo para desmentir e combater as informações oficialescas. Será que algum leitor paulista poderá passar na porta das escolas mencionadas na reportagem e conferir as informações? Tenho certeza de que entre os acompanhntes do NaMira há alguém residente em S.Paulo. Agradeço a colaboração.

SOS, leitor! - A prática descarada de camuflar a realidade do prédio escolar deve ter feito outros exemplos pelo Brasil afora; alguma informação local, aí na sua cidade ou bairro, caro leitor? A educação escolar é um tema sério e de grande responsabilidade. Será que agiriam assim os gestores escolares se os seus filhos estivessem matriculados nas escolas públicas? Fazer uma foto da escola pública aí do seu bairro e compartilhá-la com os demais será de grande ajuda. Aguardarei as contribuições, embora sinta que a maioria, distante do universo escolar público, ignore a enorme ajuda que ofereceria com um simples clic-clic bem certeiro. Imagens com celulares são muito bem- vindas.

Até a próxima!

Flores para você, leitor!

Dia lindo em Curitiba: está ensolarado e com temperatura agradável, inclusive aos que não nasceram aqui.Todos os dias, entretanto, têm a sua feição circunstancial. Conhecemos bem as interferências climáticas e determinações da vida bem rotineira; elas costumam marcar as nosssas vidas, não é mesmo? Por exemplo, o feriado de hoje, dedicado aos que nos precederam na finitude corporal, parece convidativo à reflexão sobre a vida e a sua interferência inadiável, mas agora quero saber se você já observou as flores em destaque? Elas brotaram no meu jardinzinho. É um presente para você.

Flores do meu jardinzinho para você, leitor!  Primavera 2011, Curitiba, arq. pessoal
A vida é um fio muito frágil e a morte, esta senhora pontual e determinada, é o nó que intriga a tudo e a todos.  No começo do mês de maio o tempo ficou bem nublado aqui no NaMira; a minha mãe faleceu, após uma queda com graves consequências. As lembranças são intensas e a saudade ilimitada. O leitor que está ora privado da companhia física dos entes queridos certamente saberá avaliar a intensidade da ausência. 

Paz e conformação aos que hoje elevam os pensamentos de harmonia aos nossos finados. Um dia seremos alvos de idênticos pensamentos, portanto, é imprescindível acolher a prática da experiência de bem agir e deixar boas lembranças aos que ficam encarnados. 

Sugestão - Ofereça flores aos vivos sempre que puder, caro leitor. Não deixe que eles recebam os buquês apenas quando não mais puderem apreciar a beleza, o colorido, a delicadeza desses caprichos da natureza e expressões do seu carinho ativo.

Até a próxima!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Florada primaveril na Rua Jacarezinho


Vista da florada primaveril -  Rua Jacarezinho, Mercês, Ctba-arq. pessoal

Já fui olhar lá fora. O céu está completamente nublado, caro leitor. Agora, inclusive, chuvisca. A mínima? 9ºC. A máxima? 18ºC e a temperatura tende a diminuir, segundo o Simepar, mas quero mostrar a cidade de Curitiba em dia de sol. Ela fica mais bonita, indiscutivelmente. Só de olhar imagens ensolaradas... eu já fico mais animada.

No Mercês - Fiz a foto na última sexta-feira quando passei, ali pela Rua Jacarezinho, esquina com a Rua Fernando Simas, aqui no Mercês.  As novas floradas oferecem encantadora visão e emprestam à paisagem local essa boniteza toda. É difícil não observá-las, pois estão em todos os lugares. Planejamento paisagístico centrado no arvoredo deve ser assim, sempre programado para encantar e comover os nossos sentidos. Concorda comigo? Alguma boa experiência aí no seu bairro ou cidade, prezado leitor?

Até a próxima!

Ótima notícia: a 1ª MiniBiblioteca Livre ficou pronta!


Reprodução
O Alessandro Martins, do Livros e Afins, já está com a bela amostra da 1ª MiniBiblioteca Livre feita com a colaboração de gente muito boa, aqui de Curitiba. Infelizmente, ainda não posso contar uma boa notícia, também. Não encontrei quem fizesse a casinha que eu queria.

Tentativa... -   Até comprei martelo, pregos e peguei sobras de material para colocar mãos na pequena grande obra, mas confesso a minha limitação no que diz respeito à construção de uma casinha para abrigar livros e ficar exposta às variações do tempo curitibano.

Aguardarei a festa de inauguração da Minibiblioteca Livre,  anunciada pelo Alessandro. Quem sabe eu encontre por lá mãos generosas e bem dispostas a fazer uma casinha, assim nos moldes da reproduzida no destaque visual aí em cima? 

Até a próxima!

Doralice vai ao Posto de Saúde

Bom dia, leitor!

Exame de mamografia- reprodução via Google

Tenho um plano para a próxima quinta-feira: tentarei um atendimento no Posto de Saúde de Santa Felicidade. É o mais próximo da minha casa; farei uma tentativa de registro das condições de apoio à saúde oferecidas aos residentes nos bairros circunvizinhos. 

Em ocasião anterior já estive lá, seguindo a indicação do médico, ali da Unidade de Urgência, situada no bairro do Campo Comprido, mas era sábado. Encontrei tudo fechado. Totalmente ignorante no tema, eu não sabia de que os postos de saúde não funcionavam nos finais de semana e nem nos feriados. Se alguém precisar de atendimento médico deverá buscar socorro nas Unidades de Urgência, ou seja, aquele atendimento rápido, bem ambulatorial. Os médicos sempre recomendam que se busque o "postinho do seu bairro"; pois bem, é o que pretendo fazer agora.

Objetivos - Além do atendimento à minha saúde (nos últimos tempos bem capenga...) farei um relatório do que encontrar; interessa-lhe acompanhar o que escreverei, caro leitor?

Até a próxima!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Interrupções involuntárias

Ficarei involuntariamente ausente da página, leitor - Imagem reproduzida via Google

Curitiba exibe linda segunda-feira ensolarada, mas para mim o clima não está agradável.  A temperatura mínima é de 10º C (Simepar, hoje) e não estou bem da garganta, desde ontem. Você poderá imaginar a situação? Outro detalhe que melhor explicará a minha ausência da página pelas próximas horas: o meu notebook pifou! Assim? Quando fizer melhor tempo em todos os sentidos, logo retornarei, caro leitor.

Até a próxima!

domingo, 30 de outubro de 2011

Lula com câncer, o brasileiro e o SUS

O ex-presidente Lula está com um diagóstico de câncer. Não negarei, caro leitor, de que fiquei preocupada, mas aquela comovida e natural preocupação que acolho diante das notícias tristes, reveladoras da fragilidade humana. Todos sabemos, entretanto, de que pela importância do cargo exercido, Lula reúne as excelentes condições para superar a doença, ao contrário de muitos, especialmente os que dependem do Serviço Único de Saúde, o meu, o seu SUS

A espera pelo atendimento de urgência na Unidade de Saúde Campo Comprido - Curitiba, arq. pessoal
Fico, entretanto, a pensar sobre a vulnerabilidade do ser humano no quesito saúde.  Não tenho dúvida de que o sofrimento da suspeita, os momentos de apreensiva espera pelo diagnóstico, as incertezas do inicio do tratamento e a luta burocrática para alcançar um tratamento minimamente digno estão na cabeça de cada brasileiro, especialmente daqueles que dependem do SUS.

O atendimento à saúde é uma das prioridades do cidadão; será que o ex-presidente lembrará dos que jamais conseguirão debelar um câncer de laringe pela falta de diagnóstico preciso e da lerdeza do apoio público ao tratamento?

O poder governamental é temporário, mas a sensibilidade aos problemas comuns é permanente, principalmente nos que têm atenção a tudo e a todos, indistintamente. A foto em destaque, prezado leitor, é um dos registros que fiz na sala de espera, ali na Unidade de Saúde do Campo Comprido, quando com forte dor de garganta, resfriado renitente e tosse quase insuportável busquei socorro durante uma dessas tardes de sábado.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails