sábado, 28 de julho de 2012

Sabe comparar informações, leitor?


Um dos meus alunos em treino semanal da escrita concatenada- arq. pessoal 2012

Tal qual, assim como, tanto quanto,entre outras expressões, também conhecidas como indicadores de comparação, são grandes auxiliares do estudante, assim como do profissional na ativa, blogueiro com conteúdo próprio ou concursando às voltas com textos de dimensionamento dissertativo. 

Saber comparar é uma habilidade, meu caro leitor; ela requer interpretação correta dos dados, confronto objetivo e clareza no cruzamento informativo. Muitos não sabem observar as semelhanças e as diferenças de uma questão.

A minha aula na tarde de ontem teve como tema a composição do texto comparativo. É precedente objetivo às costumeiras análises dos infográficos, tirinhas, cartuns, charges e qualquer item que a banca de um vestibular ofereça como apoio à escrita comparativa do candidato. É, portanto, fundamental, aprender, revisar e treinar as comparações, caro leitor.
 
A experiência cotidiana matinal do brasileiro envolve café com leite quente e pão com manteiga? Não sei. Que tal comparar os dados oferecidos pelos leitores. É pauta boa para cadernos em geral, inclusive os da escola nacional  - arq. pessoal 2012
 Sugestões para treinar a comparação:
1- O comportamento do eleitor brasileiro- Que tal fazer uma lista e identificar as semelhanças e as difrrenças? Em seguida, arrisque uma conclusão para o seu município.
2- As regiões brasileiras - Os contrastes climáticos rendem um farto apanhado geral. Dados de testemunhas oculares ou fãs de documentários turísticos saberão listar informações e conclusões interessantes.
3- O desjejum do brasileiro - Um mapeamento do atendimento à fome nas primeiras horas da manhã traçará um rol de possibilidades; indícios do poder econômico, consciência nutricional e atenção à saúde serão evidenciados.
4- Alternativas de estudo aos concluinetes do ensino fundamental - Há uma encruzilhada, tanto aos que saem da escola pública, quanto particular; concentra atenção na lista de contrastes e semelhanças, dará um excelente parágrafo conclusivo.
Quer mais sugestões? Peça, aí na caixinha de comentários. Sou daquelas que gosta de conversa e detesta monólogos. A escrita blogueira é comunicativa, meu caro leitor.


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails