sábado, 28 de janeiro de 2012

A rua mais bonita do bairro é a sua, leitor?


Tudo bem limpo, graças aos cuidados do varredor público e da atenção ativa dos moradores- Rua Marcelino Champagnat, Mercês, Curitiba, arq. pessoal

Como você descreveria a rua que abriga a sua residência, caro leitor? É uma das mais lindas do bairro ou da cidade? É uma rua maltratada pelo poder público e pelos moradores? O que você poderia fazer para melhorar as condições gerais da rua? Conhece todos os seus vizinhos? Há alguém que expresse costumeira preocupação com a aparência e cuidados gerais necessários? Já pensou em puxar uma conversa com as pessoas dispostas a zelar pelo ambiente comum a todos?


Há sempre alguém desatento e descuidado que ignora a beleza da limpeza pública- Mercês, arq. pessoal

Costumo ficar encantada com a maioria das ruas que vejo aqui no bairro Mercês. As ruas são arborizadas e há um cuidado geral com os jardins particulares, limpeza das calçadas, acondicionamento do lixo doméstico a ser recolhido, mas tenho muitas vezes algumas visões entristecedoras, tais como: plásticos espalhados na rua, bitucas de cigarro jogadas no chão, mato crescendo nas laterais dos muros e entulhos inacreditáveis. São raros, mas existentes.

No final da Rua Marcelino Champagnat a boa aparência da rua continua- Mercês, Curitiba, arq. pessoal
Tentarei compartilhar outras imagens, mas quero hoje que você pense e me ajude a saber o que poderá fazer para deixar a sua rua mais bonita e com melhor condição paisagística - ou será que você é daqueles que pensa que cabe ao poder público com exclusividade a obrigação de cuidar da rua?

Até a próxima!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ruas bonitas de Belém? Ah...quanta saudade, leitor!



Não disponho agora de fotos das ruas bonitas de Belém, mas prometo trazê-las ao olhos do leitor oportunamente-  Vista quase obliterada do Theatro da Paz ( uma construção infame teima em roubar a cena),  ali nos arredores da Boulevard Castilho França com a Gov. José Malcher , arq. pessoal
Um esclarecimento ao leitor que chega agora ao NaMira, uma vez o o antigo e contumaz sabe de que faço postagens temáticas em série. No momento trato sobre as ruas bonitas - e no devido tempo tratarei daquelas que estão negligenciadas, tanto pelo poder público, encarregado da pavimentação, conservação e  arborização, assim como diante da indiferença dos seus moradores. Trago agora, com a ajuda prestimosa de uma dupla de paraenses, as indicações feitas  às ruas bonitas de Belém.

                                           Eu gosto muito do Boulevard Castilho França, com o seu casario antigo de um lado e do outro a Estação das Docas, o rio e barcos.
(Franssinete Florenzano, em resposta ao meu tuite, hoje)

(Nazaré, Magalhães.Barata, Presidente Vargas, Serzedelo Correa, Rui Barbosa, D. Pedro I. , Generalíssimo Deodoro, Padre Champagnat, Siqueira Mendes, Braz de Aguiar, Quintino Bocaiúva Benjamim Constant, Vila Bolonha, Pedro Miranda, Marquês de Herval, José Malcher.
( Breno Peck, em resposta ao meu tuite, hoje; tomei a liberdade de reescrever o nome das ruas  por extenso)
 
Um detalhe importante - As ruas citadas acima  não são modernas (exceto, talvez a Pedro Miranda e  Marquês de Herval), mas sim herança das administrações anteriores, bem antigas, caracterizadas pelo gosto refinado, atenção ao paisagismo e bem-estar do cidadão. Muitas das ruas destacadas abaixo são seculares, tal como a capital paraense que no último dia 12 completou 396 anos de fundação.


Até a próxima!


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Rua bonita? Com a palavra, o leitor do NaMira!


A foto da Rua Fernando Amaro ( Curitiba) é do W.C.Takeuchi, mas a alegria de reproduzi-la no NaMira é minha. Aviste-a com detalhes, leitor!- Reprodução autorizada pelo autor

Considerar as condições atuais das nossas ruas despertou, em pelo menos 2 leitores do NaMira, a vontade de interagir comigo e com o tema das postagens recentes. A prova do contato simpático e bem-vindo está aí reproduzida a seguir em transcrição integral. Que tal seguir o exemplo dos simpáticos leitores? É fácil: descreva a sua concepção de rua bonita e cite exemplos. Tenho certeza de que será capaz de destacar aos demais um belo lugar para circular, passear ou avistar na sua movimentação pelos bairros da sua cidade, caro leitor.

         Boa tarde(...). Acho que primeiramente o que torna uma rua bem bonita são as árvores, quando essas já estão maduras. A conservação do asfalto, das calçadas e edificações são também pontos essenciais. E se a iluminação for adequada, estaremos diante de uma rua perfeita. Em Curitiba das que mais gosto é a Fernando Amaro. Já morei na Rua Sete de abril e já presenciei um fenômeno que nem sempre acontece na Fernando Amaro, que é a florada de todas as árvores em seguida, a quada quase simultânea das flores amarelas transformando a rua e as calçadas em enorme tapete amarelo super forte. Segue um post do meu blog com uma foto (sem flores) dessa rua . Grato. Abraço.
( W.C. Takeuchi,  do Circulando por Curitiba, ontem)

             Para uma rua ser considerada bonita, deve formar um corredor com árvores frondosas, as casas não devem ser tão destoantes, asfalto conservado, o lixo no devido lugar e com pouco trânsito de carros. Manaus deixa muito a desejar quanto a isso, em todos os sentidos, infelizmente.
( Anne Costa, leitora do na Mira e participante da minha página no Twitter, ontem)
 
 
Um projeto - Aguardarei as contribuições. Adoraria intermediar a composição dos depoimentos. Imagine uma postagem que reúna as descrições das ruas brasileiras mais bonitas? Seria uma coleção de detalhes espetaculares- e se pudesse ilustrá-las com as fotos enviadas pelos leitores, ai, ai, ai, comporia uma belezura interativa! 

As cidades são representativas da história local; elas mesclam interesses, tanto dos que as administram, sob a outorga do voto nas urnas, tanto quanto dos seus moradores zelosos ou indiferentes. Nossas ruas, bairros e cidades serão sempre belos e melhores se soubermos bem escolher os que as administram. Eu não tenho dúvida alguma; você tem, meu caro interlocutor? Administradores éticos e cidadãos atentos e responsáveis pelo bem em comum fazem a vida melhorar em todos os sentidos. 

Até a próxima!

Nossas ruas e os problemas que enfrentam com a chuva

Nas ruas do centro da cidade e bairros mais próximos a chuva não faz emergir tantos problemas - Boca Maldita, Curitiba, arq. pessoal
A capital paranaense amanheceu molhada; chove desde ontem à noite. Não sei se você já reparou, mas a temporada de chuvas intensas deflagra situações bem curiosas. Quero concentrar a sua atenção aos problemas de saneamento e escoamento da água nas ruas das nossas cidades. Eu não sou especialista na área, mas sim observadora atenta. Bueiros entupidos de lixo, inclusive com acúmulo de folhas, causam impedimentos ao escoamento ligeiro da água pluvial. Ruas não pavimentadas e ausência de calçadas em boas condições ao trânsito das pessoas costumam evidenciar a inoperância dos encarregados oficiais para manter a cidade em ordem.


Aqui no bairro Mercês, pelo menos nas ruas centrais, não vejo ocorrências preocupantes, mas não poderei descrever a situação nos bairros periféricos. Como seria positivo se as pessoas residentes nos diversos bairros das cidades bem utilizassem dos recursos da internet para notificar, reclamar, sugerir e apontar as soluções aos problemas com as suas ruas. Você considera a ideia inapropriada, caro leitor?


O vendedor acima é um dos mais felizes com a temporada das chuvas de verão - Na Boca Maldita, Curitiba, arq. pessoal

Tenho algumas experiências positivas de contato com a Prefeitura de Curitiba, responsável pela administração da capital paranaense. Os problemas que ela têm para bem solucionar devem ser variados e intensos, mas se o cidadão ficar em estado de alerta e interagir, muitas soluções assomarão à agenda de resultados positivos, ou seja, exemplo inconteste da prática efetiva de cidadania, caso contrário será apenas "conversa pra boi dormir", o que merece um desconfiômetro imediato.

Não acredito em propaganda governamental; quero ver sempre tudo na prática. Você pensa assim, também - ou é daqueles que acredita piamente no discurso político? 
 
Até a próxima!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A rua"mais linda do mundo"


Imagem reproduzida do blog POA Vive
Alguns moradores de Porto Alegre(RS) denominaram a Rua Gonçalo de Carvalho, no bairro da Independência, como a " mais linda do mundo"; você a conhece, leitor? Já esteve na capital gaúcha? Eu passei por lá, em 1994, mas foi ligeiramente e mal tive tempo de visitar os lugares desejados.

Como será que está atualmente a rua tão festejada pelos gaúchos? Não tenho leitores residentes em Porto Alegre, mas se os tivesse eu não hesitaria em pedir que fotografassem o local; depois da famosa denominação que ganhou a Gonçalo de Carvalho mais bonita deve estar.

Confira o que comenta a Maria Dalva, aqui no Mucutucinhos e acompanhe as belas imagens da rua aqui no UOL Mais. Uma belezura de rua não é mesmo?

O que ajuda a tornar uma rua bem bonita, você já pensou nas características fundamentais?
 
Até a próxima!


As ruas brasileiras são bem cuidadas?

A rua é de todos, portanto, todos somos responsáveis pela ordem e boniteza dos espaços urbanos -  Rua Capitão Souza Franco, ao lado da Pça da Ucrânia, Curitiba, arq. pessoal
Nas caminhadas que empreendo pelos arredores de casa, nos passeios que fazemos de carro, ali no banco do carona ou no do ônibus expresso, eu não deixo passar a imagem de uma rua bonita. Fiz uma seleção para que você aviste algumas existentes em Curitiba. Um aviso: nem todas as ruas são assim, limpas e com calçamento organizado; algumas são a expressão do descaso do poder público e da inércia dos seus moradores. Em outra ocasião mostrarei as que envergonham qualquer morador da bela capital paranaense.

                             Rua, s.f. Caminho ladeado de casas, muros ou árvores numa cidade; via pública(...), segundo o Minidicionário da língua portuguesa, Silveira Bueno, p. 690

Penso que - e se a sua ideia for contrária, por favor, argumente, caro leitor! - sempre que uma cidade é feita pelos que nela residem. Se o cidadão é exigente, os administradores públicos sabem com quem estão lidando. As urnas não serão aquela caixinha de surpresas. As eleições para prefeitos e vereadores já estão aí na frente de todos; tanto dos candidatos, quanto dos eleitores, ou seja, dos moradores das ruas brasileiras.

Recipientes para acondicionamento do lixo doméstico são importantes para manter a limpeza nas ruas. Olhe o exemplo aí em cima!- Rua Júlia Vanderley, Mercês, Curitiba, arq. pessoal
Interaja - Qual a nota que você daria para a rua que abriga a sua residência, caro leitor? A minha merece a nota 8,5. Sabe a razão? Inexistem os depósitos para lixo doméstico e os canteiros em volta das árvores não são constantes. Penso em fazer uma campanha com os moradores da rua, mas qualquer dia descreverei o passo-a-passo do meu plano. Quer saber detalhes?

Tenho atualmente tantos leitores residentes no Brasil  - e até em outros países! - adoraria receber descrições sobre as condições das ruas que estão sob a mira dos seus olhares e atenções. Será que é pedir muito?


Até a próxima!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A busca pela felicidade

A Heloisa Ferreira , leitora contumaz do blog, ajuda a incentivar a busca pela felicidade.  Não deixe de clicar no link, pois ele estimula a melhoria do ânimo. Eu? Não me fiz de rogada e cantei alegremente com o Barão Vermelho. Cante, também, leitor! O conteúdo dos versos é muito interessante. 

Você já viu alguém triste dançar, leitor? A alegria é um termômetro da felicidade-  Meus dançarinos na maior festança, arq. pessoal
Hoje o que mais me deixaria feliz? Faço uma lista não necessariamente na ordem dos desejos e nem no limite de itens; quer acompanhá-la?


Meu note é uma das ferramentas de apoio ao trabalho que desenvolvo com a aulas; faz falta quando não está nos trinques- arq. pessoal

> Um novo computador; o meu já entrou em colapso várias vezes. Hoje, por exemplo, estou com um note emprestado.

> Leitores para trocar ideias, aqui no NaMira.

> Mais alguns alunos de redação para atender via online; é agradável o estabelecimento das trocas de convívio educativo. Tenho aprendido muito com a alternativa.

> Uma promoção aérea, bem recompensadora para Belém ou Manaus.

>  Reunir alguns conhecidos, preparar um vatapá e conversar muito, ao som de boa música.

 > Conseguir manter a saúde nos trinques.

> Muitos dias ensolarados e com temperatura amena para usar vestidos e calçar sandálias, tal como permite o dia de hoje.

Alguns dos meus itens fazem parte da sua lista, também, leitor?


Até a próxima!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Vá ao Parque Passaúna com o blog da Fernanda


 A vista, lá do Mirante, é lindona! - Parque Passaúna, reprodução blog Curitiba para Não Curitibanos
Conheça o Parque Passaúna, caro leitor. Vá passear com a Fernanda, do Curitiba para não Curitibanos. Ela mostra a belezura do parque em destaque. A foto reproduzida é linda; avante. Olhe tudo. O passeio é maravilhoso. Já estive lá muitas e muitas vezes. 

Interaja - Continuo esperando uma sugestão do leitor? Alguém de Fortaleza, de  Belém, de Campinas, do Rio de Jarneiro, do Amazonas, do Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Norte e de qualquer lugar do Brasil, mande uma dica de belo parque urbano.

Até a próxima!

Parques urbanos? Indique um, leitor!


O prestígio dos visitantes e a oferta de belíssimo espaço público incluem o Parque Tinguí na rota da visitação imperdível, Curitiba, arq. pessoal
Ontem li um tuite do Coletivo Verde acerca dos parques urbanos. Não há duvida de que são realmente verdadeiros oásis nas cidades. Gostei muito do que li e das fotos avistadas, mas não sei se o Clóvis Akira, autor da reportagem, conhece os parques curitibanos, espaços de convivência muito agradáveis com o verde que queremos verde.

Harmonia paisagística e esmero nos cuidados tonificam a beleza do Parque Tinguí; em destaque a entrada do Memorial Ucraniano- Curitiba, arq. pessoal

O leitor poderá conhecer outros exemplos e indicá-los, mas se um dia passear aqui em Curitiba, por favor, inclua no seu roteiro uma visita aos parques da cidade; dê uma olhada nas fotos que eu fiz, lá no Tingui. É um lugar agradabilíssimo. A lista é extensa.
Passar horas agradáveis no Parque Tinguí é muito fácil; experimente. Curitiba, arq. pessoal


Recomende um parque do seu inteiro agrado, meu caro leitor. Caso tenha uma foto recente do lugar, muito melhor; adoraria reproduzi-la aqui no NaMira.

Até a próxima!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Vou ao bairro Portão; venha comigo, leitor?



No  bairro Portão? É impossível não avistar a movimentação em direção ao Shopping Paladium - Curitiba, arq. pessoal
O meu passeio de hoje é lá para as bandas do bairro Portão. Ele é agora uma área bastante conhecida. A maior alavanca? O enorme Shopping Paladium. Em dezembro passado, quando  alguns dos meus familiares de Campinas passaram alguns dias comigo, ah... estive por lá - e, aqui entre nós, a foto em destaque mostra um pouco da movimentação que eu presenciei. Embarquei em um expresso biarticulado Santa Cândida/Capão Raso, ali na frente do Shopping Estação. Achei bem interessante o que vi no ligeiro percurso empreendido: o ônibus parou quase em cima do arrojado espaço de convívio de consumo e lazer em Curitiba
 
Um detalhe, leitor: não tenho planos para entrar no mega shopping curitibano, apesar da portentosa Livraria Curitiba, lá em filial frequentadíssima. Sabe o que farei, ali no bairro Portão? Encontrarei uma família conhecida; recebi um amável convite para um café com biscoitos e pães, logo mais. Não é um propósito agradável para um domingo à tarde? 

Até a próxima!


Exemplo domingueiro de trocas fotográficas

Custa tão pouco alegrar o visual das nossas casas e ruas, não é mesmo, leitor? Olhe a belezura das flores existentes na rua paulistana em destaque. Foto? Carlos Macapuna via interação tuiteira veloz- Reprodução autorizada

O meu pedido já foi atendido, imediatamente. O Carlos Macapuna, paraense residente em São Paulo, enviou a imagem que você avista em destaque. Adorei. Gostaria apenas de saber a localização; ao menos o bairro. A capital paulistana é um país dentro do Brasil. Uma legenda na foto sempre ajuda muito ao entendimento, concorda comigo, caro leitor?

Inserção informativa: assim que editei a postagem, logo o autor da foto tuitou sobre o nome solicitado. As lindas flores ai em cima estão, se você quiser conferir, lá na Rua Rodrigues Fernandes, no bairro de Socorro, na zona Sul de São Paulo.

Até a próxima!

Trocas interativas muito agradáveis

Amostra visual de Santa Felicidade no ligeiro passeio que lá já fizemos - Curitiba,  arq. pessoal
 
O domingo está bem lindo. Será que aí também faz sol e o céu mostra o azul encantador que você avista na foto em destaque, leitor? A temperatura mínima? 16ºC . A máxima? 26ºC. Tempo bom para passeios ao ar livre e aproveitamento da temporada de verão sulista. Se pudesse, hoje eu iria à praia. O tempo aí permite passeios? Dá para descer do ônibus, do carro e desmontar da bicicicleta? Consegue caminhar com prazer e avistar um belo panorama ensolarado ou há grande ameaça de chuva?

Veja o que Paulo Barbieri,  o meteorologista do Simepar , ajuda a entender sobre a aparência do domingo em Curitiba, entre outras áreas do Paraná
 
Aviste o belo presente que ganhei do adv. Fagner: uma foto de Belém, sob a ameaça da chuva. Observe a Baía do Guajará, lá bem longe e no 1º plano a movimentada Av. Doca de Souza Franco! Adorei! - Reprodução autorizada
Interaja- Faça uma pequena descrição do tempo, aí no seu bairro ou cidade. Eu  as trarei aqui para cima; se chegarem com fotos, ui, elas ficarão igualmente em destaque, tal como fiz com o registro fotográfico enviado à minha página durante uma  agradável  conversa tuiteira, ontem à tarde. Ao leitor que interagir, imediatamente, assim como fez o  adv. Fagner,  ah... o meu muito obrigada.

Até a próxima!


Related Posts with Thumbnails