sábado, 4 de fevereiro de 2012

Cães vigias, a sinfona canina e a irresponsabilidade humana


Reprodução da tira feita pelo Benett, arquivo da Gazeta do Povo
Já teve o seu sono noturno  perturbado pelos latidos de um cão vigia? Eu já; quase saio no meio da madrugada para fotografar ou gravar alguma prova da perturbação. Na semana passada, embora com tristeza, desmarquei  um compromisso profissional. Estava sonada demais, pois um cão, alçado à função de vigia latiu a madrugada inteirinha. A reação dos demais é em cadeia; logo, em segundos, tem início uma sinfona canina.

Como dormir bem com latidos intermitentes? Como agir com a normalidade esperada depois de uma madrugada perturbada pela sinfonia canina? O que será que têm na cabeça uma pessoa que deixa um cão tomar conta sozinho de uma casa residencial ou comercial? Penso um montão de coisas horríveis, leitor.

Hoje? O episódio aconteceu novamente, mas tomarei  as providências necessárias. Os donos de cães que fazem bilu-bilu aos animais e esquecem do direito do descanso noturno dos vizinhos precisam aprender - ou não a conviver com o respeito coletivo?

Até a próxima!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dia de verão em Curitiba


Impossível resistir a um copo de caldo de cana, ali na Pça Osório. Verão 2011, Curitiba, arq. pessoal
Lindo dia de verão, caro leitor. Cara e temperatura bem ao gosto da paraense que eu sou. Na minha página tuiteira a conversa até já chegou no tema que eu gosto: o tempo e as suas variações pelo Brasil afora. A máxima prevista para Curitiba é de 31ºC. A mínima? 16ºC. Maravilha...

Passei pela Praça Osório e não resisti nem ao caldo de cana e nem ao registro fotográfico, feito ligeiramente para não perder a naturalidade dos que encostam na banquinha, sempre bem rodeada de sedentos, ainda mais nos dias de verão sulista. O copo pequeno de caldo, de 300ml, custa R$2,50. Abranda a temperatura do corpo, porque em Curitiba a frase mais comum agora é: que calor!!!

Até a próxima!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Café & Rabanadas


Preparar rabanadas é muito fácil; experimente no café de amanhã- arq. pessoal

Deixei a preguiça matinal de lado e hoje fiz rabanadas. Uma opção deliciosa para o café, caro leitor. Gosta da gordice? Eu adoro; você nem pode imaginar o quanto.

Aproveitei, assim, os 3 pãezinhos já guardados na geladeira e  preparei a gostosura, tradicional no período natalino, mas sempre bem-vinda o ano inteirinho. Se ficar com vontade de adoçar a vida, logo de manhãzinha, é fácil. Veja como agi quando cheguei na cozinha:

1- Cortei os três pães em fatias grossas e depois as dividi, o que rendeu 12 porções.
2- Reguei as fatias com um pouco de leite adoçado (apenas para hidratar as fatiazinhas)
3- Bati  2 ovos em ponto de clara de neve (eu gosto dos caipiras, sempre bem amarelinhos)
4- Preparei à parte uma porção, tipo uma farofa, com açúcar e canela em pó (quatro colheres cheias de açúcar e 1 de canela).
5-  Coloquei óleo para esquentar na frigideira (o necessário para que as fatias possam ficar submersas)
6-  Mergulhei as fatias na porção de ovos batidos.
7-  Com a ajuda de uma espátula (para filtrar qualquer excesso de leite) mergulhei as fatias no óleo quente.
8-  Deixei que dourassem ao virá-las de um lado e depois para o outro (com a espátula)
9 - Enquanto elas fritavam, reservei um prato para colocar as fatias já fritas e crocantes.
10- Quando todas ficaram prontas, logo temperei as fatias com a farofa de açúcar e canela.

Delícia com café - A água para o café já estava fervendo, portanto, em 2 minutos ele ficou prontinho. A foto diz tudo, não é mesmo, leitor?

Até a próxima!


Belas ruas são resultantes do empenho geral


É sempre uma belezura caminhar pelas ruas indicadas na placa- Bigorrilho, Curitiba, arq. pessoal
Cadê você, leitor? As questões do lixo, sacolinhas, ambiente saudável para todos e cidadania parecem não ter despertado qualquer esboço de interação. Lamento muito.

Alguns problemas são empurrados para debaixo do tapete, talvez pela nossa incompetência técnica para discuti-los, mas não são estranhos a qualquer pessoa. Mais cedo ou mais tarde teremos o enfrentamento com eles. Os itens em negrito estão sempre próximos de nós e deles fazemos parte direta. Somos sujeitos e participantes ativos deles e neles em todos os tempos e modos.
 
Até a próxima!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Você reutiliza as sacolinhas do supermercado?

 
Nem sei o que dizer sobre a cena acima, leitor. - Bigorrilho, Curitiba, arq. pessoal
Já bloguei aqui sobre a questão do acondicionamento das compras feitas no supermercado, mas não perguntei se o leitor costuma reutilizar as sacolinhas para colocar o lixo doméstico. Será que a sua resposta é afirmativa, leitor?
Apareça; venha conversar sobre o assunto. Pelo número de cliques na postagem anterior (apenas seis! ) já percebi o desinteresse no tema, mas ele é de extrema importância. Lamentável é não encontrar interlocutores afeitos à troca de impressões, de experiências e de preocupações.

Até a próxima!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O lixo, as sacolinhas, o ambiente e o cidadão

O depósito aberto e o lixo fora dele; indicam o quê? Rua Fernando Moreira, Bigorrilho, Curitiba,  arq. pessoal
A maioria dos paulistanos aprova o fim da sacolinha de plástico; foi o que li na Folha de hoje, em resultado de pesquisa DataFolha. Há muito tempo adotei a sacola de pano, quando vou ao supermercado, mas enfrento alguns problemas quanto ao acondicionamento do lixo na hora de deixá-lo, lá fora, para a coleta seletiva, aqui no bairro Mercês. Você enfrenta o dilema idêntico, leitor? Será que está imune à série de implicações ligadas ao lixo, a extinção ou uso consciente das sacolinhas, aos problemas e soluções ambientais? São questões que envolvem a vida do cidadão, seja ele um dono de casa ou hóspede de um hotel, por exemplo.

O lixo revirado e exposto na porta de algumas casas é raro, mas é um exemplo entristecedor. -  Bigorrilho, sábado à tarde, Curitiba, arq. pessoal
O assunto rende muita conversa; depois que encerrar a minha programação com as aulas de redação, voltarei à postagem, leitor. Vamos trocar conversa sincera sobre o quarteto bem substantivo enfatizado lá em cima, no título da postagem? Lixo, sacolinhas, ambiente e cidadão são temas muito robustos; rendem uma conversa blogueira ilimitada.
 
Observe as fotos que fiz na última tarde de sábado, quando caminhava com a minha filha, ali nos arredores da Rua Fernando Moreira, quase esquina com a Brigadeiro Franco e, depois, em outras ruas do agradável bairro do Bigorrilho. Diga lá se as  cenas não exigem a nossa reflexão? 

Até a próxima!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A expressão do Verão em Curitiba

                        
Lindo dia de Verão 2012- Na Praça Osório, Curitiba, arq. pessoal
     
       "Manhã de sol, festa de luz..."

O site do Simepar ajuda a animar a manhã de segunda-feira; em Curitiba, a mínima será de 13ºC , enquanto a máxima alcançará 28ºC. Ótima perspectiva para quem vai sair às ruas, mas vamos trabalhar, leitor? Hoje? Terei a manhã ocupada com a leitura e a revisão de um artigo acadêmico e a tarde e parte da noite com a revisão e orientação de redação para concursos públicos.

Que a segunda-feira seja plena de boas oportunidades de satisfações para você, leitor! 


Até a próxima!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Com a palavra, a Associação dos Moradores da Rua Gonçalo de Carvalho

Fico sempre muito feliz em compartilhar com destaque as manifestações dos leitores. Veja o exemplo abaixo, encaminhado ao NaMira pelos Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, lá em Porto Alegre. Considere se, aqui entre nós, tenho ou não motivo suficiente para sorrir? É uma prova interativa cheia de muitas informações.
 
A Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre,RS - Reprodução do blog
"  No nosso entender as ruas mais bonitas são as arborizadas, como a Gonçalo de Carvalho e outras tantas pelo Brasil afora.
Na realidade, não fomos nós que denominaram a Gonçalo como "A Rua Mais Bonita do Mundo". Foi o professor de biologia português Pedro Nuno Teixeira Santos, que mantém um Blog sobre árvores (A Sombra Verde), após descobrir a rua pelo blog catalão "Amics Arbres - Arbres Amics". Do blog catalão ele foi ao nosso blog (criado em 2005 especialmente para defender as árvores da rua que seriam parcialmente retiradas para dar vazão ao trânsito de carros de um Shopping)e viu fotos de seu Túnel Verde e a desigual luta vencida pelos cidadãos comuns que a defendiam.
Hoje, infelizmente, a rua é mais conhecida no exterior que aqui no Brasil. Pela beleza de seu Túnel Verde e pela luta por sua preservação é conhecida lá fora como "A Rua Mais Bonita do Mundo".
A Gonçalo foi a primeira via urbana declarada Patrimônio Ambiental em uma cidade latino-americana, em 05/6/2006.

Mais informações aqui:
http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2011/09/os-portugueses-e-rua-mais-bonita-do.html
http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2011/08/homenagem-de-portugal.html
http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2011/10/revolucao-das-vozes-alternativas.html

Parabéns pelo excelente Blog!
( Associação dos Moradores da Rua Gonçalo de Carvalho) "

 Depois de ler o comentário acima, leitor, fiquei a pensar no quanto é importante manter vínculos com outras pessoas interessadas no bem-estar de todos. 

Até a próxima!

Pequenos prazeres de leitora, em Curitiba


Imagine a paz acima para ler um jornal? Está disponível na jardinete acima- Rua Capitão Souza Franco, Bigorrilho, Curitiba, arq. pessoal 2012

Lindo dia de sol em Curitiba. Muito bom para passeios ao ar livre. Fiquei com vontade de ler o jornal impresso e fui comprá-lo na banca de jornais, ali na Praça da Ucrânia, mas a manhã ensolarada acabou me fisgando e estendi a caminhada. Parei aí na jardinete em destaque; ela fica nas proximidades do Hospital Evangélico e do Mercadorama. Li grande parte dos cadernos do jornal, sob a sombra agradável do arvoredo, mas os meus pés nem precisavam de esforço para receberem o calorzinho gostoso do sol de verão. 

A pequena leitora com o seu gibi nas mãos é uma amostra encantadora  e convincente de que os bancos nas praças e jardinetes são bem-vindos, sempre! - Arredor da Rua Brigadeiro Franco, esq. com a Rua Fernando Moreira, Bigorrilho, Curitiba, arq. pessoal de 2011
Alguns dos meus  prazeres de leitora é ler sob a sombra das árvores e contar com a tranquilidade advinda pela circunvizinhança. Você aprecia ler assim, meu caro interlocutor? Veja na foto em segundo plano como o exemplo dos adultos já floresce.

Até a próxima!

O zelador oficial das nossas ruas


Nos arredores da Praça Tiradentes a zeladora das ruas exerce a sua função quase intransferível- Curitiba, arq. pessoal
A figura necessária, embora nem sempre observada pelos passantes e moradores de uma rua, é a do zelador, varredor ou gari, aqui em Curitiba sempre vestidos com o tradicional uniforme laranja. Na chuva, sob o vento, frio ou calor, lá estão os que têm a tarefa de limpar as ruas, praças e jardinetes. Muitas vezes limpam o que a insensibilidade dos homens e mulheres de uma cidade lhes sobrecarrega a tarefa diária.

Apesar das lixeiras no entorno da Praça Osório o varredor está ali a cuidar incessantemente da área- Curitiba, arq.pessoal

Na rua de casa, atualmente é o Claudiney o encarregado de recolher as folhas que caem com fartura do arvoredo local, as bitucas de cigarro e o que o mais aparecer sob os seus olhos atentos. As mãos ágeis na vassoura deixam todas as ruas dos arredores da Praça da Ucrânia até as imediações da Rua Fernando Simas nos trinques. No mesmo trecho - em designações anteriores à função, já passaram inúmeros; eles deixaram a lembrança da presença efetiva na ordem e na limpeza dos nossos circunvizinhos espaços de moradia e trabalho.

Quando a figura do varredor está ausente, todos notam, mas quando ele está ali, exercendo a sua função onipresente de zelador oficial das ruas, quase ninguém o observa. Você já pensou nos porquês, caro leitor?

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails