sábado, 21 de julho de 2012

Por favor, mais atenção!


Ontem, fui buscar o resultado de um exame no laboratório de análises e encontrei o aviso acima. Você ficaria com vontade de colocar uma vírgula no texto? Eu fiquei. Olhe com atenção e avistará, inclusive, outra necessidade. Encontrou os esquecimentos, caro leitor? Por favor, mais atenção - Dica de pontuação, arq. pessoal
  Até a próxima!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vestida para enfrentar o frio curitibano


Ontem, mesmo sob o sol, a curitibana manteve o casaco. A friagem continuou durante toda a tarde e noite; aliás, a temperatura continua baixa. A mínima para hoje? 5ºC. A máxima prevista? 19ºC , segundo a tradução do Simepar  - Rua Comendador Araújo com a Visconde de Nacar, Centro, arq. pessoal 
  Até a próxima!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Escola pública "especial" em Santa Felicidade


O antigo Educandário de Santa Felicidade, hoje EE de Educação Especial Lucy Requião de Mello e Silva, é mais uma escola pública NaMiradoLeitor- Curitiba, arq. pessoal 2012
Aos sábados ou domingos à tarde saio de casa no banco do carona; passear pelos bairros de Curitiba é um propósito de professora blogueira e interessada no tema da arquitetura escolar. Se passar na frente de uma escola pública, logo faço a rogativa: por favor, pare; quero fotografar a frente da escola. Dito e sempre feito.
 
Garbosos pinheiros do Paraná parecem admirar e bem proteger o antigo Educandário Santa Felicidade, hoje escola especial - Curitiba, arq. pessoal 2012
Padrão escolar? - No destaque você avista a Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião de Mello e Silva, antes simplesmente Educandário de Santa Felicidade. A história sobre a troca do nome da escola e os trâmites encetados quanto à reforma e nova destinação, estão aqui em excelente reportagem da Gazeta do Povo, de 12/8/2008. 

Gostaria de poder, um dia, visitar a escola em destaque. Em rápida observação de passante atenta, percebi que o prédio é bem cuidado. Há, visivelmente, um composição paisagística paranaense na área frontal do prédio escolar. Nela, imponentes pinheiros ganham o destaque. Gosto muito,  caro leitor, de encontrar o aproveitamento das espécies nativas para fazer com o arvoredo a moldura de um prédio escolar. Os arquitetos e engenheiros civis, responsáveis pelo projeto e execução da construção original e reforma mais recente devem reunir informações preciosas sobre três aspectos: como era a área antes da construção, o estado de abandono encontrado no início da reforma e no que hoje é disposto à comunidade escolar.

O tema da arquitetura escolar é assim, apaixonante. Você faz a foto de um prédio e ele traduz uma história, aliás, inúmeras histórias. Quem desejar uma pesquisa de alcance espetacular terá um tema estimulante, sempre.

Até a próxima!

Delicioso caldinho de feijão

Ali no Restaurante Alameda, na Praça Osório, aos sábados.... há um delicioso caldinho de feijão à entrada. É imperdível. - Gostosuras em Curitiba, arq. pessoal 2012
Gosta de um caldinho de feijão, meu caro leitor? Eu adoro, principalmente diante da friagem curitibana. O caldinho servido no Alameda é delicioso, mas o que está agora disponível, ali na minha cozinha, é uma tentação; não duvide! Nele, coloco  ramos de coentro e pingos de molho de pimenta. Assim,  bem juntinhos e habilidosamente temperados, eles são um verdadeiro estouro de sabor!

 Até a próxima!

Quer aprender a dissertar?


Mantenho rédea curta com o treino disciplinado da redação; meus ex-alunos poderão confirmar com satisfação - arq. pessoal 2012
Quinta -feira de trabalho educativo, mas todos os dias são para mim oportunidades de trabalho profissional. Hoje, por exemplo, será dia de conferir a habilidade dos meus alunos de redação com relação à composição dissertativa, modelo de texto exigente e tradicionalmente presente nos concursos às carreiras públicas.

Requisitos - Manter-se permanentemente informado, articular estratégias argumentativas e evidenciar habilidades quanto à clareza expositiva de um tema são requisitos fundamentais. É necessário treino disciplinado de leitura e escrita, caso contrário o candidato redigirá textos capengas, visivelmente destituídos das características de uma dissertação.

Interessados nas minhas aulas de redação? Faço orientação individual e para pequenos grupos (no máximo três participantes); os contatos em Curitiba poderão ser feitos ao meu celular profissional, em destaque acima. 

Lamento - O envio de e-mails com sondagem de preços e correlatos não serão mais lidos e nem respondidos, uma vez que tenho enorme perda de tempo com as costumeiras averiguações quanto ao valor cobrado pelas aulas e conversas evasivas para obter dados, portanto, pura sondagem competitiva no mercado voltado ao treino da redação. O tempo é componente precioso na minha vida. É na sua também, leitor?

Até a próxima!

Uma "friaca" em Curitiba!

 
Eco friorento emitido pelo Paixão, na Gazeta do Povo, hoje
  Até a próxima!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Uma galinhada com jambu; que tal?


Uma galinhada com jambu? Quer experimentar a gostosura? Eu ensino a preparar, caro leitor; peça-me a receita, se interessado -  arq. pessoal
Já faz um tempão que não como um arroz com galinha caipira bem misturado com jambu, a nossa erva amazônica cheia de graça e sabor. 

Meu projeto gostoso - Assim que o pé de jambu que mantenho, ali no meu jardinzinho ficar mais esparramado e viçoso, chamarei um grupo seleto de amigos para experimentar a delícia. Eu prepararei a comida; os amigos desfrutarão da gostosura, mas trarão a bebida, a sobremesa e lavarão a louça. É o combinado.

Reunir amigos para conversar e ainda mais em torno da peculiar mesa abastecida com gostosuras amazônicas, não é de se perder a oportunidade. Você perderia, leitor?


Até a próxima!

Um recado aos vestibas e aos prefeituráveis


Reprodução da Gazeta do Povo, hoje
O medo do ser humano é algo quase inadmissível, concorda comigo leitor? O cartunista Benett novamente faz emergir uma questão hilária, filosófica, histórica e existencial . A inversão das referências é calculada com a sagacidade habitual de cronista do traço e das cores.

Você já sentiu temor do ser humano? Eu já. Detesto, por exemplo, evidenciar as situações nas quais tenho que enfrentar a escuridão momentânea nas ruas, a irresponsabilidade dos que conduzem veículos, de ciclistas na contra-mão, de arrastões e de ônibus lotado de torcedores em dia de futebol.

A segurança pública é item fundamental na hora do eleitor clicar nas urnas, prefeituráveis! - reprodução via Google
Quando a noite chega e preciso transitar pelas ruas do bairro Mercês, ah... carrego como minha defesa uma sombrinha de cabo longo de madeira, um apito e o celular, porém em situações de perigo eminente, uma apitada forte e repetida ou uma sombrinhada valem muito mais do que uma chamada telefônica. 

Um dia... quando a realidade estiver diferente, manterei a sombrinha e o apito sempre bem próximos, mas para os devidos fins de proteção com relação ao sol intenso e chuva forte, assim como nos momentos festivos, o apito fará eco à alegria da professora animada com a passagem de mais um ano ou o avistar dos nomes dos meus alunos de redação nas listas dos aprovados, tanto nos vestibulares, quanto nos concursos às carreiras públicas.

Adivinhe quem está debaixo da sombrinha, caro leitor? Chove, mas eu caminho pelo Mercês, arq. pessoal
O cartunista, presente nos últimos vestibulares paranaenses, ofereceu mais uma oportunidade para vestibas elaborarem uma narrativa centrada em experiência de temor real ou imaginário ou ainda um texto argumentativo acerca da insegurança pública e sugestões de combate efetivo. Quanto aos prefeituráveis, a iminente eleição municipal exige ação congruente; sem a confiança do eleitor, adeus, vitória nas urnas.

Até a próxima!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Aumentemos o histórico da nevasca curitibana de 1975


Soube que a Praça Santos Andrade ficou toda coberta de neve. Gostaria de avistar o contraste com o dia acima, em plena Primavera, em Curitiba? Acompanhe a minha postagem, caro leitor - arq. pessoal, 2011
Eu não tenho foto alguma da nevasca do dia 17 de julho de 1975, aqui em Curitiba. A internet certamente reúne, mas seria bem legal se os curitibanos, ativos ali na rede tuiteira, disponibilizassem fotografias, vídeos ou mesmo  se detenham a possibilidade de compartilhar depoimentos -  para a alegria de todos! - , os enviassem à equipe do Simepar. Para eles é um material precioso; o acervo seria visto por incontáveis internautas. Tal como foi a reportagem do ParanáTV, de 17, jul, 2009 ( YouTube)

Hoje, o meteorologista responsável pelos tuites do instituto, disparou algumas informações muito bem amparadas em informes históricos sobre a nevasca. Veja, inclusive, o apelo interativo que ele fez, depois de acolher a sugestão que ofereci:
   
                       " Curitibanos,  vocês tem fotos da neve de 75? Pessoal do norte, tem fotos dos estragos da geada negra de 75? enviem fotos para opera@simepar.org "

Guardar para si fotos que um dia poderão fazer parte de um acervo visto por milhares de pessoas não é interativo; se eu tivesse uma imagem ou fosse uma testemunha ocular da nevasca, já teria entregue tudo ao compartilhamento. Tenho grande interesse na história das coisas, das pessoas e dos fatos; peço, inclusive, desculpas ao leitor pelo afã, mas sou assim mesmo. Quem me conhece pessoalmente sabe, sou extremamente animada, embora não pareça. 

Até a próxima!

Links interessantes; acompanhe-os, leitor!


arq. pessoal
 
Hoje, apesar de não estar com a agenda de aulas totalmente preenchida, falta tempo para muitas tarefas, mas a leitura repleta de conteúdos interessantes é sempre um chamariz. O leitor assumido arranja sempre um tempo para somar informes. Veja abaixo uma dupla de links interessantes. Eles foram tuitados pela amável leitora Be Neviani. ,  sempre muito habilidosa no compartilhamento das informações na internet. Acompanhe-os, caro leitor:

 A Guitarrada, gênero tradicional no Pará, ...( Aguirre Talento, Folha, hoje)  e

 As injustiças sofridas por quem tem deficiência auditiva(  Crônicas da surdez



Até a próxima!


Frio e chocolate quente; casamento gostoso...

 
Como não ficar animada diante de um chocolate bem quente, caro leitor? No frio curitibano ele é um bom companheiro, sim. Quer um exemplo? No domingo à tarde fazia um frio daqueles, embora com aquele solzinho tímido e céu azul cheio de nuvens espalhadinhas, tal como algodão doce. Foi quando tive uma ideia e a minha pequena família aceitou. Fomos tomar um chocolate quente, ali na PaniCiello, que fica na Av. Manoel Ribas, 5965 . É uma das melhores confeitarias encontráveis em Santa Felicidade, bairro extremamente convidativo aos passeios em geral. - Curitiba invernosa, arq. pessoal 2012
A terça-feira curitibana amanheceu gelada, mas não disponho de tempo agora para ir até à PaniCielo. Para combater um pouco a friagem medonha, fiz há pouco um chocalate, aqui em casa. Pois não é que ao trazer a minha caneca e deixá-la ao lado do note, eis que recebo um tuite interativo  do Luis Vieira ; ele indicou o modo como a LadyLady aprendeu a preparar a gostosura. É uma lição deliciosa para todos. Aproveitemos a dica. Um chocolate quente é uma gostosura, sempre.

Até a próxima!

Chove, faz frio e você pedala


Pedalar sob o frio curitibano, mas sem chuva parece ser menos preocupante - Cenas em Curitiba, arq. pessoal 2012
Temporada gelada e sensação térmica de geladeira, aqui em Curitiba. A mínima? 7ºC.  A máxima? 11ºC. É o que traduzem os números fornecidos pelo Simepar

O desfrute da ciclovia em  dia de sol é estimulante - Cena em Curitiba, arq. pessoal 2012

Luvas, cachecol, gorro, meias de lã e roupas resistentes ao frio fazem parte do nosso guarda-roupa e, agora, meu caro leitor, a companhia do guarda-chuva e da sombrinha, também. Fico imaginando como agem os ciclistas que optaram pelo transporte não motorizado. Talvez, os prestimosos editores dos blogs Vá de Bike e o Pedaleiro relatem como fazem para enfrentar a chuvarada e o frio que avança , lá no Sudeste e aqui no Sul. Eles são pedaleiros assumidos; não fazem apenas da biclicleta uma diversão, mas ela é o transporte que os leva de casa ao trabalho. Terão certamente muitas informações a oferecer.

Será que o leitor já enfrentou a temporada invernosa em cima de uma bicicleta? O que recomenda?

Até a próxima!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Belém é longe de Curitiba

 
Embarcar no Afonso Pena e desembarcar no Val- de-Cãns é um desafio junto ao relógio de uma parauara em Curitiba - arq. pessoal
Grande é a distância geográfica entre a capital do Pará e a do Paraná. São 3.208  Km2 até Curitiba. Quando viajo de avião até Belém desço em S.Paulo e faço uma conexão; se der sorte em tipo de voo disponível, levo 5h30m para desembarcar em Belém, portanto, não deve ser nada fácil aguardar o desdobramento das notícias sobre o acidente de ônibus  (G1) que vitimou 10 jovens universitários e deixou dezenas de feridos, ali nas próximidades de Ventania e Piraí do Sul, a 200 Km de Curitiba.

Em maio de 2011, a minha mãe faleceu. Eu? Estava em Curitiba e ela em Belém. Sei o que é ficar aflita para chegar ao local e acompanhar as despedidas de um familiar.  A experiência emocional diante de um ente querido acidentado ou desencarnado é determinante para bem aquilatar a situação, lá em Belém.


Se eu puder fazer algo para ajudar, dentro das minhas possibilidades de parauara em Curitiba, estou à disposição do leitor belenense.  

Até a próxima!

Por favor, divulguem a lista com o nome das vítimas!


Divulguem a lista com os nomes da vítimas do acidente; as famílias paraenses dela precisam, imediatamente!
Hoje, um ônibus, parte de um comboio de três, tombou e vitimou 10 estudantes universitários do Pará; eles sairam de Belém no sábado passado e vinham participar de um Congresso de Informática, aqui em Curitiba. A notícia triste ( Gazeta do Povo, hoje) me contagiou. Já viajei de ônibus para participar de congressos universitários e sempre deixava a minha mãe muito preocupada com a insegurança nas estradas brasileiras.

As mães e os pais das vítimas paraenses, jovens estudantes com um futuro de projetos pela frente, devem estar como a minha mãe ficava: apreensiva. A lista com os nomes das vítimas é fundamental para tranquilizar a todos; fará uma cisão entre os que sofrem mais e os que nutrem um repentino alívio. 

Cadê a lista? Já implorei à reportagem da Gazeta do Povo e fiz rogativas ao escritor Miguel Sanches Neto , que reside e trabalha em Ponta Grossa. Ele está mais próximo do Instituto Médico Legal de Ponta Grossa; lá  será o local da identificação dos nomes das jovens vítimas. 

 
 Até a próxima!

domingo, 15 de julho de 2012

Cidadão e gestor cuidadosos; soluções conjuntas iminentes


A manutenção da aparência ordeira na frente da sua casa é uma obrigação do cidadão, também - Adoro avistar uma cena assim, caro leitor. Tonifico a esperança de que as nossas cidades têm soluções conjuntas- Curitiba, Bairro Alto arq. pessoal  2012-
Interligar a cidade com ciclovias? Uma solução espetacular. Por que gestores não investem na ideia? O cidadão aprovará nas urnas, com certeza! - Ciclovia compartilhada com o pedestre, imediações do bairro Santo Inácio, arq. pessoal

Até a próxima!

A tradução real da vida marajoara


Imagem reproduzida via Google - A vida real no arquipélago do Marajó é desconhecida lamentavelmente entre paraenses e brasileiros de outras regiões, também!
Ao leitor do NaMira gosto de oferecer a melhor tradução dos fatos, mas tenho limites. Não disponho dos registros fotográficos desejados e faltam os detalhes assentados na realidade das minhas exigências. A solução? Trocar informes com blogs locais. Sobre a vida marajoara, por exemplo? Abaixo, você dispõe de links que traduzem a feição das dificuldades locais. 

Cadê a realidade - Não é de hoje que advirto quanto à maquiagem dos pacotes turísticos, componente vital para vender gato por lebre, ou ainda das reportagens incompletas que fazem na Amazônia paraense. Exibir apenas uma feição e negligenciar as demais, fortalece aquele triste e anêmico comentário destituído das peculiaridades locais, dos problemas e do escamoetamento das virtudes de uma região. 

Uma radiografia - Acompanhe a minha sugestão blogueira. É uma tentativa de trazer a vida que acontece, lá no arquipélago marajoara e não apenas ao que comumente é denominado de ilha do Marajó. Veja o exemplo a seguir e aguarde a inserção de outros, oportunamente:

 Imagem reproduzida - O (des)embarque com as condições acima foi interditado. Funciona atualmente sob improvisação - Ver blog do Dario Pedrosa, abaixo

* O que bloga o Dário Pedrosa sobre as condições inseguras do Porto de Cambará e a sua atual interdição.


Lamentavelmente, embora eu faça uma peneirada na questão panfletária, aqui e ali, as menções políticas são salteadas, mas o meu interlocutor atento e sagaz saberá separar muito bem as observações partidaristas. A franqueza, o despreendimento e a total desvinculação de benefícios políticos com a propaganda é, lamentavelmente, um trio raro em páginas blogueiras.  Fiquemos de olho, caro leitor; olho de lince para ler e entender sem perder o prumo interlocutor.

 Até a próxima!

Laboratório de Democracia Urbana; uma sugestão blogueira


Reprodução de foto via postagem do blog Laboratório de Democracia Urbana - Porto de Camará, sob iminente perigo com relação à segurança dos passageiros
Identificar algumas páginas de alcance blogueiro é tarefa fácil, mas encontrar as que são apartidárias e mantenham o prumo certeiro nas questões cruciais da realidade, hum..., requer olho de lince, recomendação e observação criteriosa.

Um exemplo -  Com a ajuda de um retuite do Lafayette Nunes, descobri o Laboratório de Democracia Urbana, um blog com intenções afinadas com a prática que muito aprecio: o questionamento, a proposição, o reconhecimento das soluções, a atualização de dados e, sobretudo, o ressalte às questões críticas que envolvem os agrupamentos pelo Brasil afora. A Cidade Velha, a parte mais antiga de Belém, assim como as localidades que já estiveram como temas das postagens não poderiam desfrutar de  melhor representação. Uma leitura vertical da página mostrará a sua história blogueira.

Que tal? - Sugiro, se possível, que o blog reúna maior número de imagens, pois a dinâmica visual alcança agilmente a atenção e o crédito do leitor atento e interessado nos temas. Um exemplo? A postagem que  denuncia e explicita a imagem do perigoso (des)embarque de passageiros, lá no Porto de Camará, graças ao Engº Alonso Edler Lins, autor do texto.

Interaja - Conhece algum blog que atenda aos requisitos acima em italico, caro leitor? Por favor, faça a  indicação. Terei a maior satisfação em divulgá-lo, aqui no NaMira.

Até a próxima!

Domingo de inverno em Curitiba

No domingo passado, saímos para passear e o céu curitibano estava assim - Inverno sulista, arq.pessoal 2012
Da janela vejo que a manhã está ligeiramente ensolarada, mas as nuvens escuras espreitam a saída do curitibano. Logo mais à tarde, levaremos adiante um passeio de carro pela cidade e duas sombrinhas e um guarda-chuva, sempre ao alcance das mãos,  ficam bem reservados, afinal, estamos no inverno sulista, caro leitor. Manter-se prevenido com relação às surpresas das variações do clima faz parte da nossa agenda diária. Os extremos da temperatura em Curitiba estão assim: mínima de 4ºC e máxima de 15ºC, segundo dos dados do Simepar  

Contribua comigo - Como está o tempo aí? Caso não esteja na capital paranaense, será que poderia contribuir comigo e trazer informes? Adoraria reproduzi-los aqui. 


Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails