sábado, 1 de setembro de 2012

Café e companhias...


Café encorpado e tinindo de quente e bem acompanhado de um pãozinho com queijo e mortadela? Ô dupla gostosa, leitor. Ainda mais quando se está rodeada de boa gente. Nem dá vontade de levantar da cadeira. - Vida sem complicações-  Curitiba, arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A perfeição amorosa em flor


Delicado, suave e com beleza envolvente é o amor-perfeito - Lindezas floris, arq. pessoal 2012
Gosta de amor perfeito, leitor? Eu gosto, mas até hoje o encontrei apenas expresso em flor. Nos humanos? A gradação amorosa deixa entrever a imperfeição natural.

Um vaso ou floreira com mudas de amor-perfeito? Um belo presente, sem dúvida! Lindezas floris, arq. pessoal 2012
Veja como a espécie destacada é linda! As delicadas flores que você avista aqui são do jardim de uma das minhas amigas, mas brevemente terei um vaso com abundância de amor-perfeito. Ao menos em flor, rsrsrs...

Até a próxima!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

As fotos são do Carlos Macapuna


Se o objetivo é comercial, não basta citar a autoria. É uma lição para todos-  Praia do Atalaia- Salinas, PA- Reprodução  autorizada pelo autor ao NaMiradoLeitor

 O engenheiro paraense Carlos Macapuna,  também fotógrafo de primeira linha, fez uma séria advertência sobre a utilização comercial indevida de algumas fotos da sua autoria. O caso é sério, meu caro leitor, porque é inadmissível que alguém faça a reprodução de uma imagem fotográfica para fins comerciais, sem pedir a devida autorização. Editoras sérias sabem agir com respeito. Quer um exemplo positivo?

Ainda no mês passado fui procurada pelo iconografista de uma casa editora de material didático. O motivo? Um autor avistou, aqui no NaMira uma fotografia de prédio escolar, lá em Belém. Gentilmente, o iconografista indagou, via e-mail, se a autoria da foto era minha; caso positivo, anunciou o interesse na imagem, uma vez que faria parte do material a ser impresso pela editora. O leitor percebe como na questão do direito autoral não é possivel fazer molecagens ou ludibriar um autor? Mais cedo ou mais tarde o detentor da autoria da foto fará valer o seu direito. 

Citar a fonte é imprescindível - Não custa muito primeiramente perguntar ao autor se autoriza a publicação de determinado texto ou foto. Incluir material, via CtrLC e CtrlV, sem a prévia autorização ou ao menos com a menção à fonte é uma violação de direito autoral. Merece, portanto, punição exemplar.

Caso o leitor já tenha vivido situação semelhante ou detenha informações sobre direito autoral será muito bem acolhido, aqui no NaMira. Comente algo, por favor, lá no  Ver-do-Parauara. O Carlos Macapuna certamente apreciará a conversa blogueira.

Até a próxima!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Está aí, leitor?


arq. pessoal

Até parece que não há ninguém aí do outro lado...

Até a próxima!

Ex-Libris é um ótimo livro!


Reprodução
 
Já li com muito gosto o Ex-Libris - Confissões de uma leitora comum, de Anne Fadiman, com a tradução de Ricardo Quintana; agora, a minha filha está com ele, pois gostamos dos temas encontrados no livro querido. Há uma convergência de referências à leitura, o que torna o livro encantador. É  uma declaração de amor aos livros, tal como o editor da Jorge Zahar fez aparecer na chamada na testeira da capa. Recomendo a narrativa como leitura, assim como na condição de presente.

Você é um daqueles leitores que costuma ler um pouco antes de dormir? Qual é o título do livro que está, ali ao lado da sua cama, meu caro leitor?  No domingo à noite, encontrei uma  antiga correspondência materna, em meio aos meus guardados. O encontro bem casual acabou por indicar a releitura do excelente Cartas da mãe, do Henfil. Qualquer dia, troco conversa sobre o conteúdo do livro. Interessa-lhe?

Até a próxima!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Que tal um "webcaderno", também?


Um caderno exclusivo para as  redações manuscritas; será que todos os estudantes têm? Encontros Marcados com a Redação, arq. pessoal
Todos os meus alunos têm um caderno exclusivo para as redações manuscritas, sempre elaboradas sob a minha supervisão, mas sugiro, invariavelmente, a criação e manutenção diária de um webcaderno. Algo como um blog ou participação ativa e disciplinada em rede social. O tema? Qualquer um, desde que seja do seu interesse. A receptividade, entretanto, é molenga. Alegam falta de tempo. Não percebem que o objetivo de aprimorar a escrita ultrapassa a hora da prova de redação. Escrever é atribuir sentido às palavras e aos seus coadjuvantes na composição.

Treino da escrita constante -  Manter um caderno virtual, aberto ao público ou com a chave concedida a poucos, mas interessados leitores, sempre oferecerá ótimos treinos e estimulo à escrita. Vestibulandos? Mobilizariam informações para bem fundamentar os argumentos e colocariam nos textos as contribuições advindas com a destreza habitual que têm com imagens, vídeos e modernidades tecnológicas. Textos curtos, médios e longos, além de relato das observações sobre a rotina no cursinho ou colégio. Tudo bem temperado com a franqueza discursiva, pertinência temática, respeito aos interlocutores e capricho na linguagem. Um webcaderno nota máxima!


Exemplo nota 10 - Você viu o exemplo da estudante da escola pública de Florianópolis? A Isadora Faber fez um admirável trabalho com a leitura e a escrita com o seu Diário de Classe - ÚltimoSegundo, Educação, ontem - e, ainda há quem duvide do poder espetacular das palavras bem concatenadas e com clareza objetiva. Mostrarei a página da estudante catarinense a todos os meus alunos; quem sabe o exemplo da garota os faça manter um webcaderno, também?
 
Até a próxima!

UFPR? Sair ou permanecer em greve? Por quê?


Mais de 100 dias em greve; é hora de repensar a radicalização-  Praça Santos Andrade, Curitiba, arq. pessoal 2012
Decidir pelo final da greve é o que propõe um grupo de professores da UFPR, ali no Faceboock, anuncia o Rogério Galindo, aqui no Caixa Zero. Parece uma atitude sensata e de direito. Radicalizar em algumas situações, especialmente quando a pressão já está demasiada, sugere  a revisão da estratégia, imediatamente.

A greve é um direito, mas deve ser mantida com a concordância de todos - Curitiba, Centro Polítécnico da UFPR, arq. pessoal 2012
Diga lá! -  O que você pensa sobre a questão, caro leitor? A decisão pela manutenção da greve é dos professores universitários, mas todas as consequências da parada geral atingem a sociedade, inteiramente. Convém participar, também. Será que há algum leitor, aluno da UFPR ou  pai ou mãe de vestibulando aspirante ao ensino público universitário, ora no NaMira?
Será que todos os participantes da passeata que testemunhei, ali na Boca Maldita, continuam adeptos ao movimento grevista? - Curitiba, arq. pessoal 2012
Dados numéricos!  - Trocar em miúdos os pontos de discordância entre os órgãos de representação dos professores universitários é fundamental.  Eu quero saber os detalhes; será que você, também? Quantos professores participarão da próxima reunião? Se a representatividade caracterizar grande número, o significado do posicionamento dos docentes será justo, caso contrário, a delegação do poder de decisão caberá a uma centena e meia de participantes que sempre está presente às assembleias. A imprensa local atenta ao fato poderá testemunhar a próxima reunião deliberativa. Dados numéricos são objetivos; eles batem o martelo com justiça, invariavelmente.

Até a próxima!

Vestibulando? Corrijo redações manuscritas


Arquivo pessoal


Faço correções de redações manuscritas produzidas pelos vestibulandos e inscritos no Enem, mas atualmente apenas dos que estão em Curitiba. É preciso agendar por telefone a entrega dos textos, sempre às segundas ou quartas-feiras. O custo individual de redação corrigida e com orientações à eventual reescrita, independente do número de linhas, é de R$10,00 (dez reais). O prazo de devolução do texto é de 48 horas e o mínimo de textos entregues para correção é de cinco (5) redações por cliente.

Agradeço a divulgação da informação acima, prezado leitor. Além das aulas, a correção dos textos é minha outra alternativa de trabalho profissional.

Serviço
Correção de redações
Agendamento com Profª Doralice Araújo : (41)84148553

Até a próxima!


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Os virtuosos na mira do (e) leitor

  
Durante o período de campanha eleitoral, a safra da exibição das virtudes é grande. Os candidatos sorriem, sempre. Prometem melhorar tudo e acabar com a falta de respeito ao eleitor. Montam nas palavras e anunciam apenas as  supostas virtudes pessoais. Ao eleitor? Caberá o ajuizamento objetivo.

Ainda bem...-  Quando faço a zapeada diária pelas páginas dos cartunistas desacorrentados, em tais espaços percebo a crítica sagaz e verdadeira, felizmente. Veja, por exemplo, a seleção de hoje, leitor. Na minha escala, o Benett e o Ivan Cabral trouxeram sagacidade e humor crítico.

Alô,vestibulando e inscrito no Enem? Está aí do outro lado? Consegue, tal como exige a avaliação das competências indicadas pelo exame com pinta de vestibular nacional, selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista? Aprenda com os cartunistas; eles fazem a crônica diária e a fartura de temas é abundante.

Quer treinar a redação, hoje? Confira a proposta abaixo.

Observe atentamente os cartuns do Benett e do Ivan Cabral. Em um texto de 8 a 10 linhas, apresente as críticas que os autores fazem à propaganda eleitoral. Evite descrever os cartuns.

Até a próxima!

Conhece o kartódromo de Campinas?


O kartódromo existente no campineiro Parque Taquaral é espaço público bem aproveitado - Foto da leitora Cenilda Santos
A foto de uma visão parcial do kartódromo foi uma colaboração da leitora Cenilda Santos, residente na paulista cidade de Campinas e acompanhante gentil, aqui do NaMiradoLeitor. Fiquei bem alegre com a remessa. O Parque Portugal (mais conhecido como Taquaral) é um agradável equivalente do curitibano Parque Barigüi. Tomara que cheguem ao blog outras fotos de lugares espalhados pelo Brasil afora. 

Até a próxima!

Caminhada revigorante

Às segundas, quartas e sextas-feiras acordo mais cedo e amparada pela companhia estimulante de uma amiga, marco presença em caminhada ligeira, ali no Parque Barigüi. Fazemos duas voltas e assim caminhamos 10 km, o que já é um bom começo, concorda comigo, caro leitor? Às terças, quintas e aos sábados? Nos arredores de casa. Sedentarismo? Nem mesmo sob a garoa de Curitiba, arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

domingo, 26 de agosto de 2012

Um passeio do Cristo Rei ao Boa Vista? Vamos?


Passear pela cidade? É sempre um aprendizado- Curitiba, arq. pessoal
Quer dar uma volta de carro, aqui por Curitiba? O excelente vídeo do Fábio ( You Tube) faz um passeio do Cristo Rei até ao bairro Boa Vista; vamos? A capital paranaense é uma bela cidade, indiscutivelmente. Sou migrante do Pará e reconheço um forte motivo para permanecer aqui: é uma oportunidade de aprender a valorizar o lugar no qual se vive e trabalha, porque com os curitibanos aprende-se a gostar e a zelar pela cidade; eles são apaixonados por Curitiba- e não costumam negar a paixão.


Até a próxima!

Um passeio aéreo por Curitiba; vamos?

 
A imagem é apenas ilustrativa- arq. pessoal


Que tal voarmos por Curitiba, agora? O vídeo do Demetrius F. Fernandes ( YouTube) assim possibilita; vamos?

Você não poderá identificar, mas ele sobrevoa a minha casa, aqui no Mercês. É uma experiência incrível. A cidade inteirinha com os parques, praças e referências anteriormente feitas, aqui no NaMira, ficam ao alcance dos olhos atentos. Não sei se o voo ainda está disponível aos interessados; recordo-me, entretanto, do serviço oferecido, ali no Parque Barigüi.


Até a próxima!

Um voo por Belém? Venha comigo...



Avistar Belém (PA) é sempre uma alegria, embora cheguem as preocupações, depois - arq. pessoal
Fazer um voo por Belém, a amazônica capital do Pará? Venha comigo, leitor.  Venha, logo! A possibilidade está aqui graças à dica do Haroldo Baleixe - e vista, assim do alto, mais vontade eu tenho de passar uma boa temporada por lá. 

Não sei se os meus conterrâneos, residentes em outros lugares, já experimentaram  a mesma sensação, mas quando o avião aterriza na saudosa cidade, meus olhos ficam invariavelmente nublados e, durante a decolagem, acontece tudo novamente. É ciclo contínuo a cada temporada empreendida para lá.  Surgem depois as preocupações, as comparações e as indignações, especialmente com o trato administrativo oferecido à capital paraense, mas a alegria de avistar a bela cidade supera as tristezas.

Até a próxima!


Um café e o Projeto Reeleituras

Um cafezinho puro nas primeiras horas da manhã para acompanhar a minha leitura - Gostosuras, arq. pessoal
Como começou o seu domingo, caro leitor? Eu? Amanheci com a vontade danada de tomar um café pretinho, tal como o da foto e de conhecer o Projeto Reeleituras. Não hesite em clicar no link ; ele oferecerá munição contista espetacular. Experimente. Se mantiver disposição, volte para trocar uma conversa ligeira comigo. Gosto muito de contos e as pequenas narrativas costumam fisgar a minha atenção, invariavelmente. A lista de autores preferidos é grande e viaja pelos continentes. A sua, também?

 Até a próxima!


Related Posts with Thumbnails