sábado, 15 de setembro de 2012

Conhece a Praça Carlos Gomes, em Campinas,SP?

 
No destaque, caro leitor, você avista a Praça Carlos Gomes, em trecho muito conhecido de Campinas, SP. A foto foi uma gentileza da leitora Cenilda Santos. Reprodução autorizada ao NaMiradoLeitor



Até a próxima!

Blogueiros ameaçados, lá no Pará? Convém apurar...

Reprodução do blog da Karina Pinto

Ameaça a blogueiros no Pará? Veja o que relata a jorn. Karina Pinto, lá da paraense cidade de Altamira. A situação é preocupante e exige providências. 

Até a próxima!

Curiosidades de eleitora atenta


O lago do parque curitibano reflete fielmente o arvoredo. A fala dos candidatos aos cargos políticos em Curitiba é congruente à realidade? Tenho as minhas dúvidas. - arq. pessoal 2012

Sou eleitora atenta e tenho um quinteto de questões:

1- Quanto receberá um vereador e o novo prefeito de Curitiba, a partir de 2013? 
2- O que fez em termos de benefício à comunidade o candidato à vereança?
3- Quais os bens materiais que declarou?
4- Qual é a escolaridade dos candidatos?
5- Todos os candidatos residem em Curitiba? 

Mantenho outras perguntas, prezado leitor, mas as divulgarei em postagem oportuna. 

Até a próxima!

Quem será? Ora, é a Tulipa Ruiz!

 
Tulipa Ruiz - Reprodução via Google
Não sei se você assistiu, ali no Canal Brasil, a interpretação de Que será? na voz de Tulipa Ruiz . Eu? Gostei muito e a música encantadora não me sai da cabeça.  Não hesite em clicar no link musical e com paciência aguardar que carregue rapidamente, caro leitor.

Gostei da voz de falsete  da Tulipa e do modo contagiante de reviver um sucesso antigão da Dalva de Oliveira.  Agora, o mais interessante: ela tem uma agenda para Curitiba. Será no dia 21, ali no Sesc da Esquina. Vamos?

 Até a próxima!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Um ingrediente vital à mesa dos brasileiros?


Entre o pão feito com farinha de trigo, a tapioquinha, preparada com o amido da mandioca, é a preferência nortista- Delícia de café bem acompanhado- arq. pessoal
Ganhei de familiares paraenses, ora em circuito ligeiro por Curitiba, três pacotes: um de farinha de mandioca, outro de farinha de tapioca e o terceiro com goma de tapioca.  Uma parauara assumida só de avistar o trio derivado da mandioca (ou macaxeira ou ainda aipim, caros patrícios) fica invariavelmente muito alegre.
Reprodução, via Mundo dos Sabores

- Na Amazônia brasileira a farinha de mandioca é um ingrediente indispensável! Foi o que eu disse depois da observação que a minha filha fez. Na véspera, ela trocava conversa com amigos norte-americanos sobre o alimento básico sempre presente na mesa dos brasileiros. -  Mas acredito que o feijão une as preferências nas cinco regiões, continuei, o que de imediato ela contestou. Queria um ingrediente que estivesse no prato em todos os momentos, tal como o bacon para os norte-americanos. 

SOS, leitor! - Será que você pode contribuir comigo? Caso seja de uma região diferente da minha, identifica o ingrediente da alimentação que aproxima as pessoas? Nossas regiões têm variedades nem sempre conhecidas, inclusive, pelos brasileiros. Assim, eu poderia reunir alguns dados curiosos acerca das nossas preferências. Que tal; topa contribuir com o conteúdo de uma postagem futura? Farei a pergunta, ali na minha página tuiteira, também.

Na região Norte, área da minha nascença, a mandioca comestível, lá denominada de macaxeira, é onipresente desde a primeira refeição. As tapioquinhas, o café salteado com farinha de tapioca, o beiju, o peixe empanado na farinha ou dela acompanhado, o açaí que sem as nossas farinhas parece não ser o mesmo, o mingau ou o sorvete de tapioca, entre outros alimentos exibem o reinado unânime da mandioca e seus derivados.

Até a variedade, não comestível, tem as folhas bem aproveitadas. Depois de fervidas por vários dias, ela é a matéria básica ao preparo da deliciosa maniçoba, outro prato regional paraense de sabor incomparável. -  O Brasil dispõe de tantos sabores que mal permite eleger um ingrediente como a preferência nacional, foi o que arrematei na conversa mantida, ainda ontem à noite com a minha filha e os tios de Belém, ora transitando em Curitiba.

Até a próxima!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Você pedala com segurança, leitor?

Fiquei com uma inveja danada da ciclista no destaque. O motivo? Ainda não tenho coragem de tirar a bicicleta, encostada ali no cantinho na lavanderia e com ela circular pelas ruas de Curitiba. Depois de um susto no trânsito motorizado, difícil é recuperar a confiança, mas ciclovias interligadas entre os bairros e respeito geral à condição do ciclista ajudariam muito a combater o meu  medo. Segurança é vital para pedalar sem temores; concorda comigo ou relativiza as providências necessárias, meu caro leitor?-  Arredores do bairro São Braz, Curitiba- arq. pessoal , 2012
  Até a próxima!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Quem quer o melhor para a cidade e para si


Fiz um passeio pelo curitibano bairro Água Verde e encontrei a cena exemplar, ora em destaque acima. Muitos moradores, entretanto, deixariam a grama crescer e o mato tomar conta da calçada. A jovem senhora faz a diferença. Adoro gente determinada e que sabe melhorar a vida coletiva. - arq. pessoal, 2012
 Até a próxima!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pastel com recheio de Vatapá? Ah...


Reprodução -  Pastel com recheio de Vatapá, uma das ofertas ao cliente do Rest. Brasileirinho, lá em Belém(PA)
Quem convive com um paraense bem assumido entende o emprego da expressão Égua.... que ele compartilha com muito gosto. Sabe o motivo? Ela é o nosso acento regional de admiração ou reprovação. Foi o que pensei ao avistar o pastel em destaque. A delícia é oferecida ao cliente pelo Restauramte Brasileirinho.

Sabe o que fiz? Mortinha e mortinha de inveja, ontem preparei um Vatapá; guardei, entretanto, uma porção para rechear alguns pastéis em dia oportuno, uma vez que estou tão distante de Belém e longe, longe do restaurante paraense. Já imaginou a delícia, meu caro leitor? Quer um, também? Está em Curitiba? Então, peça, rsrsr...

Até a próxima!

Quero um emprego no Twitter, rsrsr...


Reproduçãovia Google


Veja se você igualmente ficaria com uma vontade danada de trabalhar em um escritório do Twitter (Nayara Fraga, Estadão, Radar Tecnológico, 9 set.)

Quero, também! - Sei ler e escrever; será que há uma oportunidade para mim? Os que trabalham em San Francisco (EUA) são uns sortudos. Ah...quero um emprego assim, também.

Meu classificado -  Aliás, eu já ficaria feliz com uma possibilidade de tuitar em nome de uma empresa local; se o leitor souber de alguém interessado nos meus serviços de leitora e produtora de textos, o contato rápido está ali na testeira do NaMiradoLeitor.

Até a próxima!

Textos acadêmicos? Corrijo, também!

arq. pessoal

Correção de monografias, dissertações e teses? Ofereço o serviço. Contatos, aqui em Curitiba: (41) 84148553.

Grata pela divulgação, caro leitor.

Até a próxima!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Um "santinho" benettiano, rsrsrsr


Reproduzo com satisfação o "santinho" feito pelo Benett  porque ele diz o que o eleitor mais deseja
 
Até a próxima!

" Imprensa, Humor e Caricatura "


Conteúdo interessante e redação bem feita prendem a minha atenção, imediatamente - Livros e Escolhas, arq. pessoal 2012
Quando passei pela Livraria Cultura outro livro que prendeu a minha atenção pelo título e muito mais pelo seu conteúdo foi  Imprensa, Humor e Caricatura: A questão dos estereótipos culturais, org. de Isabel Lustosa, UFMG, 2011, R$83,00. Além do conteúdo ser do meu interesse, a seriedade do tema determinou a compra imediata da obra. Depois de lê-la? Certamente passarei o livro às mãos de outro leitor, porque excelentes livros precisam circular, sempre.

 
Até a próxima!

domingo, 9 de setembro de 2012

"O Livro Branco" vem aí


Reprodução

Sou fã assumida dos Beatles. Estarei certamente no dia 20 de setembro, lá na Livraria Curitiba, do Shopping Estação para comprar o meu exemplar de O Livro Branco, coletânea de contos inspirados nas músicas do quarteto saudoso, sob a org. do Henrique Rodrigues

Quer mais detalhes? Veja o texto do Roberto Muggiati, Caderno G, Gazeta do Povo; se desejar ler um dos contos da coletânea, a Carol Paschoal, da VejaSP disponibilizou o texto do Marcelino Freire.

Até a próxima!

Alegria de parauara em Curitiba


Bom dia, caro leitor! Olhe atentamente o estágio atual de um pé de Jambu que carinhosamente venho mimando, aqui em Curitiba. Com os dias de sol que ora desafiam a temporada final do inverno sulista, avistar a querida plantinha amazônica, assim com ares de viço, é uma alegria. Tenho motivos para comemorar e os meus conterrâneos, assim como aqueles que um dia saborearam um Tacacá, uma porção de Pato no Tucupi ou um Arroz Paraense, saberão avaliar a intensidade da minha alegria de jardineira amadora. -  Uma parauara em Curitiba, arq. pessoal 2012
 
Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails