sábado, 29 de setembro de 2012

Agenda cultural compartilhada


A exaltação da obra do paranaense Poty é incontestável; as novas gerações não poderão ignorar.  -  arq. pessoal 2012
Opções culturais acontecem pelo Brasil afora. Aqui em Curitiba? Um passeio de ônibus para ver a obra de Poty, segundo a Gazeta do Povo.

Lá em Belém, os meus conterrâneos alenquerenses, estarão reunidos amanhã para degustar as gostosuras feitas com o pescado, atualizar a conversa e preservar a cultura ximanga na XI Acarizada; quem conta a boa notícia é o meu irmão, o Onizes, assim como o Roberto Mesquita, do Alenqueremos. Se eu estivesse por lá, ah... eu não perderia a oportunidade de encontrar com os meus conterrâneos, ali na Associação dos Engenheiros Agrônomos- BR 316, Km8.

Indique, também! - Algum evento interessante aí na  sua cidade  ou bairro curitibano, leitor? Compartilhe comigo as informações essenciais. 

Até a próxima!

A primavera curitibana

 
Na semana passada, ainda com a aparente liberdade para andar pelos arredores de casa, uma vez que  agora há a necessidade de imobilizar a fratura no dedo do meu pé esquerdo, passei  pela Rua Frederico Cantarelli e avistei a bela rosa em destaque. Muitas espécies floris despertam enorme fascínio em mim, meu caro leitor, mas as rosas triunfam, sempre. São belas e perfumadas, especialmente as que brotam nos jardins domésticos -  Na primavera curitibana- arq. pessoal
Até a próxima!

Sábado primaveril


Sábado curitibano ensolarado e com ar primaveril, caro leitor. Floradas do meu jardinzinho  arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Frio primaveril curitibano


Sol e frio? A combinação mais desejada- Arredores da Av. N.S. da Luz, Curitiba, arq. pessoal 2012

Hoje? Faz um lindo dia de sol, embora o frio castigue desde as primeiras horas da manhã. O Simepar traduz com ênfase apreciativa regional as adjetivações e números da temperatura no Paraná. Estamos com a mínima de 8ºC, mas sem a delimitação da velocidade do ventinho frio. A primavera esfriou? Sim; a sensação térmica não é jamais enganosa.

Na próxima semana? Talvez faça comentários saudosos do frio sulista, caro leitor, mas comparar e observar semelhanças e diferenças, inclusive climáticas, é uma necessidade de observadora atenta a tudo. Estarei 15 dias ausente de Curitiba, mas as postagens continuarão ativas. Contarei com a sua leitura? Tomara que a sua resposta seja um sim.

Até a próxima!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sabe dissertar?



Encontros Marcados com a Redação? Acione o 41- 84148553 e agende as aulas comigo- Curitiba, arq. pessoal
Está seguro quanto à composição da redação dissertativa?  Experimente, caro leitor, perguntar a um estudante concluinte do ensino médio ou egresso dos cursos equivalentes; se ele estiver inscrito no Enem, a resposta desejada deverá ser positiva, caso contrário, ele esteve brincando com o tempo ou  o professor de redação negligenciou uma lição básica com relação à escrita classificatória. Elaborar um aprofundamento temático bem apoiado nos recursos da argumentação é exigência consolidada no famigerado vestibular nacional.

No mês de outubro, a partir do dia 22, já reservei as manhãs e tardes das segundas, quartas e sextas-feiras para a revisão da composição do texto dissertativo. Será um atendimento exclusivo aos que residem ou estão de passagem por Curitiba; afinal, na semana seguinte, nos dias  3 e 4 de novembro, o estudante será submetido ao exame, quando enfrentará a redação proposta pelo ENEM, ou seja, uma dissertação.

Conhece alguém necessitado da minha orientação profissional? O agendamento deverá ser feito até 19/10. Contatos? O meu telefone está no destaque acima, portanto, sob a mira do leitor. Grata pela divulgação.

Até a próxima!


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Adeus aos garranchos!

Costumo invariavelmente sugerir aos meus alunos de redação que "aprimorem" o traçado da letra manuscrita. Tentativas de treino das letras isoladas e/ou encadeadas serão muito válidas. Razões não faltam, caro leitor. Entregar ao corretor um texto com excelentes condições à leitura é imprescindível, concorda comigo? Conheço a área e enfatizo a real necessidade, vestibulandos, inscritos no Enem e candidatos  às carreiras públicas- Adeus aos garranchos! -  Reprodução via Google

  Até a próxima!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Haru Matsuri, aqui em Curitiba


Como  saudar festivamente a chegada da Primavera? Haru Matsuri , 2012, em Curitiba -  Foto: Renato Castilho - Reprodução autorizada ao NaMira pelo autor
Ontem? A chegada da Primavera ganhou festa nipônica bem prestigiada pelos curitibanos, ali no entorno do Museu Niemeyer. Passei por lá, mas não pude descer. Meu dedo do pé fraturado exige imobilização por muitos dias. A sorte foi que o Renato Castilho fez o que eu gostaria: circulou, clicou e participou dos festejos.

Fiquei olhando a afluência popular, mas com o pé machucado, não pude circular, ali no entorno do Museu Oscar Niemeyer - Foto: Renato Castilho

Além de fazer as fotos? O estimado leitor teve a gentileza de compartilhá-las comigo. Agora, elas ganham a sua visualização, caro leitor. Veja o que a reportagem da Gazeta do Povo relata sobre a festa.
Ah as gostosuras... Haru Matsuri 2012, em Curitiba - Foto: Renato Castilho

Quando passei de carro ali pela Praça do Japão avistei um  aglomerado festivo, também. Vou torcer para que o Takeuchi, do Circulando por Curitiba ou a Fernanda Cavalcante do Curitiba Para Não Curitibanos, tenham testemunhado a belezura da festa em homenagem à chegada da Primavera.

Até a próxima!

Vamos exibir as nossas cidades?

 
Ontem? Fez uma linda tarde de sol, ali nos arredores do Parque Portugal. Uma das agradáveis virtudes de Curitiba são os seus parques públicos; qualquer visitante sai da cidade com ótimas lembranças. Será que o leitor tem um depoimento sobre a sua passagem pela capital paranaense? O que tem a declarar sobre os parques e praças aí do seu bairro ou município? WebAmostra municipal- Curitiba, arq. pessoal 2012
  Até a próxima!

Com a mira no índice populacional



Somos milhões de brasileiros e a demanda das necessidades e atendimento nem sempre andam juntos, infelizmente- Cena urbana, Curitiba,estação-tubo, Praça da Ucrânia, arq. pessoal
Os dados divulgados pelo IBGE indicam, ali no Globo Economia, uma informação essencial à dimensão populacional nacional: somos 195,2 milhões de brasileiros, atualmente! Vestibulandos e inscritos no Enem devem ficar de olho nos dados numéricos ressaltados na pesquisa. Deles? Muitas questões nas provas poderão decorrer.

Até a próxima!

domingo, 23 de setembro de 2012

Ah...a saudade amazônica...


"Um não sei quê de saudade doendo,
Uma saudade sem tempo ou lugar,
Uma saudade, querendo,
Querendo ir e querendo ficar  "


Em breve, em terra paraense, aproveitarei a deliciosa oferta do  Brasileirinho. Que tal o filé de pescada acima, leitor? - Reprodução do site do restaurante
Conhece um verdadeiro clássico da música paraense, caro leitor? Escute e atente aos versos de Pauapixuna, de Paulo André e Rui Barata ( YouTube).  Eu os considero inesquecíveis.

Hoje? Decidi ir à cozinha preparar o almoço, mas levei comigo a bela canção acima em destaque. Quero, no entanto, que você saiba de uma informação fundamental: depois de ouvir e cantar com a dupla, meu caro leitor, sempre empresto a frase poética do romântico Gonçalves Dias, porque a minha cabeça dita um mantra de amazônica distante, aqui em Curitiba: Não permita Deus, que eu morra, sem que eu volte para lá!  

Sabe o motivo do meu apelo? Tenho, tal como alerta o poeta Fernando Pessoa, um coração dividido... entre o Paraná e o Pará - e toda aquela imensidão amazônica com os  nossos 6,5 mihões de Km2.

Até a próxima!

Sou uma professora paraense no Twitter

 
Imagem reproduzida via Google
 A interação nas redes sociais parece ser regulada por três motivos: interesse, ousadia respeitosa e espírito comunicativo; se o leitor desejar acrescentar algum detalhe ou motivo ao trio, fique à vontade para compartilhar comigo. 

No primeiro caso, se o leitor não expressar interesse no tema, quem escreve pode ficar tuitando, tal como um bem-te-vi alegre e doidinho para compartilhar uma novidade e, nada de retorno - retuite ou uma frase que engate a conversa tuiteira.

No segundo, quem escreve precisa ser ousado, mas respeitoso. Eu não conheço pessoalmente muitas pessoas que estão ali na minha timeline ou página tuiteira, mas se sentir interesse e perceber que há pertinência em uma webconversa, retuito ou escrevo um tuite interativo. Nem sempre há do outro  lado a reciprocidade desejada, mas tento estabelecer um contato educado. Faço algumas tentivas, mas se perceber que há um estrelismo ou pouco caso, passo a ignorar a figura. É um direito de emissor e de receptor, tal como é o de circular pelas ruas de uma cidade. Tal como é direito não gostar de escândalos, grosserias e autoritarismo.

No terceiro motivo, há uma natural  reciprocidade entre os participantes ativos ou esporádicos na página. Tenho encontrado amostras inimagináveis; não conheço pessoalmente as pessoas, mas elas são minhas webamigas. O apreço comunicativo é estimulante.
Reprodução


Gosto do Twitter. Sei transitar pela rede social que escolhi com natural afabilidade comunicativa, mas não deixo que o estrelismo ou o egoismo (veja os insuportáveis e medíocres ditames: me segue que eu te sigo ou retuita que eu te retuito) comande as minhas ações. Meu canto tuiteiro é essencialmente comunicativo; evito partidarismo, grupelhos ou trocas assentadas na infeliz ideia de que é dando que se recebe. Gosto do mérito e da oferta de oportunidades, caro leitor. Do outro lado, portanto, a liberdade de escolha é idêntica. Exigir a qualidade nas relações interpessoais é algo muito importante para mim. Sou uma professora paraense no Twitter; assim é que desejo ser conhecida.


Até a próxima!

Já estamos na Primavera, leitor?


Aqui em casa a Primavera já mostra seus tufos floris - Curitiba, arq. pessoal, set. 2012
       Canção da Primavera

Primavera cruza o rio,
Cruza o sonho que tu sonhas,
Na cidade adormecida
Primavera vem chegando.

Catavento enlouqueceu,
Ficu girando, girando,
Em torno do catavento
Dancemos todos em bando.

Dancemos todos, dancemos
Amadas, mortos. Amigos,
Dancemos todos até
Não mais saber-se o motivo...

Até que as paineiras tenham
por sobre os muros florido!

(Mário Quintana, Antologia de Poemas para a Juventude,Org. Henriqueta Lisboa, Ediouro,p. 22)
  
O calendário, o dia 23 de setembro e os versos do Quintana dizem já estarmos na Primavera, mas se o leitor confirmar com imagens das flores, aí do seu jardim ou das praças e parques da cidade, ajudará a dar mais vida à marcação da temporada anual e aos versos do poeta saudoso. Quer ajudar? Tomara que sim.
Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails