sábado, 3 de novembro de 2012

O Enem e o enorme Brasil


Reprodução do Google Imagens 
Hoje? Começa o Enem 2012. Segundo os informes na grande imprensa, o MEC gastou R$262 milhões para levá-lo às salas de aulas, testar o conhecimento relativo aos estudos básicos dos 5,7 milhões de estudantes inscritos e oportunizar o acesso às vagas nas universidades públicas que aderiram parcial ou inteiramente ao exame, relata o  Estadão. 

Tomara que não surjam problemas de espécie alguma. São 1.615 municípios que sediarão as provas para os milhões de inscritos. Quem acompanha a avaliação desde 1998, sabe que há um histórico de situações sempre preocupantes, sobretudo quando o exame assumiu a característica de vestibular nacional, mesmo sem um projeto prévio como um teste nas cinco regiões para testar tudo. Aplicar provas simultaneamente em um país com as dimensões continentais, tal como é o Brasil, não é tarefa fácil e isenta de dificuldades.

Horário, caneta com tinta preta e documento identificador devem ficar sob a mira do candidato do Enem-  Curitiba- arq. pessoal 2012
Em alguns municípios brasileiros, tal como Rio Branco, lá no Acre, a diferença da hora de Brasília, obrigará que os estudantes inscritos, cheguem às 10 horas, enquanto outros, como é o caso de Curitiba, às 12 horas. Fusos horários e a vigência do Horário de Verão são detalhes importantes, dentre outros de igual importância. Deverão ficar sob a mira do leitor, especialmente se tem filhos ou parentes inscritos no Enem. No meu caso, hoje além de professora de alguns jovens vestibulandos, tenho a minha filha na condição de treineira. Dupla responsabilidade, certamente. 

Tem filhos, irmãos, netos e alunos, inscritos no Enem, meu caro leitor? Troquemos conversa sobre o que nos preocupa e alegra com a manutenção do exame no nosso grande Brasil.
 
 Até a próxima!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

"Vamos tomar um café ou um chocolate quente?"



Chocolate quente com bolo de laranja? Delícia redobrada, ainda mais na companhia amiga e conversa agradável- Vida descomplicada - arq. pessoal 2012
Vamos tomar um café ou um chocolate quente, Dorinha? Foi o que ouvi ao atender a chamada no meu celular, ontem à tarde, mas diga lá, meu caro leitor, como é que eu posso recusar um convite, assim tão delicioso? Lá na cafeteria, fiz a foto, antes que todas as gostosuras acima fossem traçadas. 

Costuma exercitar a amabilidade com as pessoas queridas assim? Sentar em torno de uma mesa, tomar um café e intensificar a conversa descontraída e afetuosa são atitudes que eu gosto muito. 

Há quanto tempo não chama uma pessoa amiga para um café em casa ou nas boas cafeterias ou padarias?  Na foto, eu e a minha amiga, estávamos no Café Izepão, lugar cativo e aconchegante que não hesito em apresentar a todos, indistintamente.

Até a próxima!

No dia da Saudade...


No dia de grande Saudade, vale lembrar da ilimitada possibilidade de atravessarmos atentos e vigilantes a fresta estreita oferecida pela Vida. Abracemos bem forte a oportunidade da convivência física com os nossos afetos e levemos adiante os nossos ideais, meu caro leitor. Todos os dias, nem tenho dúvida alguma, percebo que a passagem do tempo para uns é lenta e enganadoramente duradoura, enquanto para outros, como um sopro inesquecível. - Dia da Saudade- arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A poda regular e correta das árvores


O plantio de árvore que não alcance a fiação elétrica é uma alternativa- Árvores-fantasmas, bairro Mercês, Curitiba, Pr - arq. pessoal
Eu gosto muito da companhia das árvores e Curitiba é uma cidade com fartura de arvoredo, mas há uma ocasião em que eu temo: durante os temporais chuvosos, acompanhados das ventanias, tais como as que têm acontecido nos últimos dias. Na rua de casa, o conjunto lindamente alcançado com o arvoredo de espécie semelhante tem efeitos maravilhosos nos dias de sol. Há uma fartura de sombra e frescor invejáveis, no entanto, com o desenvolvimento da espécie, bastante comum no bairro Mercês, os galhos ficam enormes e oferecem perigo indistinto.

Analise comigo - Árvores com copa e caules com grande alcance são bonitos, mas eu não teria queixa se a poda feita pela Prefeitura de Curitiba ocorresse com maior regularidade, assim como a equipe da Copel recebesse melhor instrução com relação ao corte afinado para livrar a fiação elétrica do emaranhado dos galhos. Os funcionários da companhia de eletricidade costumam deixar as árvores com aparência estranha: todas ficam com um jeitão de forquilha. O resultado: o topo das árvores mais parecem brações de fantasmas com as mãos para cima.

As providências - Galhos grandes, sob a ventania e chuvarada exigem atenção. Na semana passada, acionei o telefone 156 para a retirada de galhos na calçada, assim como a imediata análise da questão acima descrita. Não tenho queixa quanto à coleta do lixo vegetal, mas até agora não vi a equipe técnica circulando na região. A prevenção quanto aos acidentes é fator determinante, você concorda comigo, leitor? 

A segurança das pessoas está na dianteira das ações municipais e poda regular das árvores e, se possível,  a substitução da espécie são medidas preventivas . Galhões temerosos- bairro Mercês, Curitiba, arq. pessoal

Os paisagistas de plantão na internet, poderão demover ou confirmar a lógica da minha ideia, mas acredito que apenas a manutenção da poda regular e a eventual substituição da espécie por outra menos alta poderão resolver a questão. Já imaginou um galho enorme caindo sobre um veículo, ciclista ou motoqueiro em movimento? Na foto que fiz, lá no primeiro destaque, você vê um ônibus expresso, aqui conhecido como ligeirinho; pois bem, pense na tragédia humana que poderíamos enfrentar, inclusive com a movimentação das pessoas nas calçadas. É preciso agir, imediatamente, antes daquele corre-corre habitual nos dias de tempestade. Dias ensolarados? São propícios à poda regular das árvores!

Diga lá! -  Você avista idêntico problema, aí no seu bairro ou cidade, caro leitor? Conversemos sobre a questão, pois a segurança do cidadão é ponto comum na rotina de uma cidade, concorda comigo? O assunto rende muita conversa com moradores atentos aos problemas e virtudes de uma cidade.

Até a próxima!

Um treino de escrita fundamental para o Enem2012

 
Um dos meus alunos favoritando o link com o grupo de propostas de redações já aplicadas pelo Enem- Sugestão - Encontros Marcados com a Redação, Curtitiba, arq. pessoal
As provas do ENEM 2012 já estão mais perto; os dias 3 e 4 de novembro estão aí na nossa frente. Será que o candidato já exercitou, sob a batuta certeira do treino, todas as propostas anteriores de redação? São 14 propostas; o exercício da escrita objetiva é encorajador. O link a seguir remeterá ao Guia do Estudante Abril; se eu fosse um candidato nem hesitaria em salvar todas as propostas e, depois, pegaria uma folha pautada com 30 linhas e começaria a treinar uma dissertação, ímediatamente.

Até a próxima!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bravo à Orquestra Filarmônica da UFPR!



 Orquestra Filarmônica - Reprodução- site da UFPR
Hoje à noite? Há um programa musical gratuito na minha agenda. A Orquestra Filarmônica da UFPR fará uma apresentação comemorativa aos seus 50 anos, lá no Teatro da Reitoria. Imperdível, não é mesmo? Vamos, lá? As informações com detalhes estão no site da UFPR.
 
Até a próxima!

O comércio apressa o Natal


Feliz Natal? Já? - De olho na vida coletiva-  Curitiba, arquivo pessoal 2012
O comércio parece induzir a chegada dos preparativos para o Natal. Ontem, passei pelo  supermercado e avistei o destaque natalino acima. Ainda estamos no finalzinho de outubro, mas para quem dita as regras do consumo, os festejos natalinos já exigem as providências, mas por que a saudação natalina em inglês? Foi o que eu me perguntei ao avistar o artefato destacado, aqui  lá no supermercado. 

Tomara que os nosso últimos dias de dezembro sejam  muito felizes, caro leitor; tomara que sim.  Afora aquelas questões quase sem solução na vida, merecemos um quinhão de alegrias, sob as graças da festa mais familiar que eu conheço, independente das crenças ou quaisquer elevações espirituais ou falta delas.  

Até a próxima!

Depois do calorão de ontem, Curitiba está ...


 Um pouco do céu que eu vejo nesta manhã ensolarada- bairro Mercês, Curitiba -  arqivo pessoal 2012
Bom dia, leitor!

A manhã está fresquinha, mas Curitiba enfrentou uma tarde muito calorenta, ontem. Muito mais do que 36ºC, segundo o meteorologista de plantão. Para hoje? A previsão anuncia:  máxima de 32ºC e mínima de 17ºC , sob o olhar técnico do site do Simepar.

Até a próxima!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Escolas públicas na memória tuiteira




O Miguel Sanches Neto estudou na Olavo Bilac, antes denominada de Felipe Bittencourt - Reprodução Imagens Google

        Não custa perguntar mais uma vez: alguém aqui na minha TL tem filhos, irmãos, netos ou afilhados em escola pública? No caso de sim, dê RT.

Hoje? Tentei obter algumas informações sobre possíveis vínculos tuiteiteiros com a escola pública, lá na minha página tuiteira, mas somente quando fiz uma convocação nominal, depois de expressar incontida surpresa com o silêncio, foi que alguns participantes da minha página interagiram com vigor. Agradeço muitíssimo a todos que participaram com as respostas  centradas na questão que levantei às 9h38. Ela está transcrita acima no destaque.
    
Boas lembranças tem o Valdir Macenco da sua antiga escola José Altenfelder Silva-  Foto reproduzida do Wikimedia.org.
O escritor Miguel Sanches Neto relembrou seu tempo de estudante de escola pública ao indicar uma escola denominada Escola da Ponte (ele não lembrava o nome oficial), a Olavo Bilac e a 14 de Dezembro como escolas da infância, todas em Peabiru, aqui no Paraná, enquanto o jornalista Jeso Carneiro logo contribuiu com a informação que eu desejava; declarou ter sido aluno do Colégio Militar de Manaus. Foi quando o contador Valdir Macenco relembrou seu tempo de estudante, ainda menino na paulistana José Altenfelder  Silva Ah... e aguardarei as fotos que a Camille(?) prometeu fazer quando revisitarar a sua ex-escola, a paulista Dom Lúcio Antunes.  


 
O Jeso Carneiro foi aluno do Colégio Militar de Manaus- Foto reproduzida do blog dos Colégios Militares
 Deixei transcorrer toda a tarde e parte da noite, mas à exceção do comentário do Nando Nazareth, lamentavelmente, ninguém mais contribuiu com respostas.
    
Até a próxima!

Fotografemos as nossas escolas públicas!


A Esc. Estadual de EF Vilhena Alves, alvo querido da minha memória estudantil, está com aparência descuidada-  bairro de S. Braz, Belém, Pará- arq. pessoal 2012

Na busca por temas instigantes para escrever as minhas postagens encontro sempre um tuite com link estimulante. Um exemplo? O que trouxe o trabalho fotográfico do inglês Julian Germain ( Ser universitário)

Na passagem ligeira, enquanto justificava a  minha ausência de domicílio eleitoral, confrontei as lembranças antigas do meu antigo Grupo Escolar Vilhena Alves, mas as atuais condições do prédio escolar causaram em mim grande decepção.  - Memória estudantil abalada - Belém, Pará- arq. pessoal 2012

Será que as direções das escolas brasileiras desautorizam as fotos que exibam o panorama externo, a rotina e as condições das nossas escolas públicas? No quadro de transparência do que é disponibilizado pelo município, estado e governo federal aos estudantes, professores e pessoal administrativo, eu não vejo qualquer problema, mas quem teria interesse em impedir que uma professora, tal como esta que ora escreve, fotografassse o interior de uma sala de aula? Você conhece algum exemplo? Viu o caso da professora que foi demitida por revelar as más condições de uma escola, lá em Imperatriz (MA)? Eu soube ao ler uma postagem no blog do Luis Nassif.
No destaque, veja o panorama externo, à direita do Vilhena Alves. Uma tradicional escola pública com péssima aparência em área nobre da capital paraense- arq. pessoal 2012
Um sonho antigo - Não é de hoje que faço um apelo aos (e) leitores para que fotografem as escolas públicas, geralmente sedes das seções eleitorais pelo Brasil afora. Ainda não encontrei a fartura de imagens desejada, mas a esperança sobrevive. A minha limitada experiência durante a eleição de 2012, quando estava em temporada curta por Belém, ficou registrada aqui e o meu apelo em frase tuiteira, também, meu caro leitor.

Até a próxima!

A instabilidade do tempo

Imediações da Praça Santos Andrade- Centro, Curitiba, arq. pessoal 2012
Hoje? Quando abri a janela, ainda bem cedinho, encontrei um céu curitibano nublado e com ar chuvoso, mas agora? Há sol bastante para que eu fique animada com a previsão do tempo.
                     " Uma frente fria se desloca sobre o Sul do Brasil no decorrer desta terça-feira e mantém o tempo instável (...)"

Acompanhe o que o Simepar anuncia. A mínima prevista de 16ºC  e a máxima de 31ºC  para os que circulam por Curitiba agradará tanto aos que gostam do frescor , quanto do calor.

Até a próxima!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Temas para o Enem 2012? Algumas reflexões...

 
Cadê o cidadão atento? Como ignorar a triste condição da árvore acima? Travessa 3 de maio c/ Av. Magalhães Barata, bairro de S. Braz - Alô , prefeitura de Belém, Pará? arq. pessoal 2012
Vem agora o Enem 2012. Na próxima semana, nos dias 3 e 4 de novembro, o exame tomará a atenção das famílias brasileiras, pois a seleção às vagas das universidades públicas, em maior ou menor percentual, estará regulada no próximo ano pela adesão total ou parcial feita ao exame. Eu nem questiono mais a indiscutível pinta de vestibular nacional atribuida ao Exame Nacional do ensino Médio.

Aqui em casa? Tenho uma estudante treineira, mas como não mantemos um espeto de pau, a minha filha lê com desenvoltura e escreve sem travamento algum. Fará certamente uma excelente redação. A influência permanente, via exemplos de leitores na família, faz a grande diferença, sim. Tenho alunos, entretanto, sob a minha orientação e com eles venho mantenho a rédea curta; afinal, se o treino à redação dissertativa e a familiaridade com o universo diário das informações não são comuns nas rotinas familiar e escolar, agora, diante da consolidação do modelo de texto pelo Enem, é necessário ficar bem atento à proposta de redação que aprofunde um tema. 

Atenção ao paisagismo ajustado à necessidade de segurança dos que caminham pelas calçadas - Raízes expostas pedem socorro e o cidadão, as providências- Alô, prefeitura de Curitiba? arq. pessoal 2012
Todos os anos - Recebo costumeiros pedidos para fazer listas de temas para o Enem  e embora eu não goste da ideia de colocar uma bola de cristal na minha frente, veja a relação abaixo. Quem sabe ajude? Fique de olho nos destaques em itálico abaixo.

1- Mantenha atenção na questão da agilidade das redes sociais; o tema poderá aparecer sob outro ângulo apenas.

2- A Copa atrairá olhares estrangeiros ao país; veja como as nossas cidades lidam com o tema e terá um poderoso conteúdo para refletir.

3- Já reparou na força da palavra escrita? Ficar de olho nas suas expressões é fundamental. 

4- O engajamento socioambiental  é uma atitude. Sem observar os exemplos advindo pela rotina das pessoas, o candidato perderá um tema de excelente pertinência reflexiva. Participação popular nas questões coletivas é uma necessidade.

5-  A força jovem no Brasil; as novas lideranças em todas as áreas estabelecem uma renovação em todos os quadros temáticos. O novo depende do antigo; a herança, boa ou má, é determinante para que as novas gerações busquem soluções criativas e sustentáveis aos ditames das necessidades.

Se o leitor estiver interessado em conversar comigo sobre os temas acima, será uma satisfação a troca discursiva, exemplo feliz de interação blogueira. 
 
Até a próxima!

Ótima gestão ao novo prefeito de Curitiba

A voz das urnas curitibanas certamente faz apelo à qualidade na gestão municipal, senhor prefeito- arq. pessoal 2012

Bom dia, leitor! Temos um novo prefeito para administrar a cidade de Curitiba. Desejo que Gustavo Fruet consiga levar adiante os seus propósitos, especialmente no que diz respeito ao trio exigente formado pelas necessidades de melhoria em educação pública, saúde e transporte, entre outras áreas que exigem atenção aprimorada no sistema. A outorga recebida nas urnas é veemente no recado: quer mais, muito mais, tal como foi anunciado na entusiasmada campanha eleitoral pelos bairros centrais e periféricos da capital curitibana. 
 
Até a próxima!

domingo, 28 de outubro de 2012

Outorga popular municipal na mira do eleitor

 
Tudo azul em Curitiba? Nem tanto, mas poderá ficar melhor com a sua outorga municipal, caro eleitor-  Praça Santos Andrade arq. pessoal
Hoje é dia de segundo turno em alguns municípios brasileiros. Tanto os eleitores de Curitiba, quanto os de Belém elegem neste 28 de outubro os seus prefeitos; tomara que escolham o melhor gestor para as queridas cidades.

Para administrar as providências necessárias, Belém precisa de um prefeito melhor- Av. Doca de Souza Franco -  Foto: Adv. Fagner
 
Não anule o seu voto, caso ainda não tenha votato. Ficar omisso, diante da possibilidade de cobrar do prefeito as ações prometidas em campanha, é reforçar a contradição vivida pelo cidadão que exige sem ter outorgado o poder. Ofereça o crédito e cobre veementemente as atitudes asseguradas. 

Na mira permanente-  Do novo prefeito de Curitiba, quero exigir o esforço diário no cumprimento das atitudes alardeadas nos últimos dias de campanha; ele ficará sob a mira atenta do eleitor curitibano. Você tem qualquer dúvida? Eu não.
 
Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails