quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A arborização na Marcelino Champagnat pede um SOS

A ventania vergou a árvore e levantou o calçamento; é necessário solucionar a questão, imediatamente-Raizes agressivas no paisagismo curitibano- Rua Marcelino Champagnat, Mercês - arq. pessoal 2013
Começo a escrever e o relógio marca 23:30 do dia 12 de fevereiro; tentei dormir, mas a movimentação dos caminhões alterou o meu sono antecipado pela grande tensão do final do dia, marcado pelo temporal violento caiu sobre o bairro Mercês. Puxo a cortina e observo que lá fora uma equipe de varredores limpa a minha rua. Com vassouras e pás vejo a movimentação dos trabalhadores recolhendo o lixo verde, mas logo eu penso que nas primeiras horas da manhã alguma providência deve ser encetada com relação ao rebaixamento da copa das sibipurunas aqui na Rua Marcelino Champagnat.

A Copel fez a parte que lhe cabia: podou os galhos que comprometiam a fiação elétrica. O pessoal da poda e coleta do lixo verde trabalhou bastante, tanto serrando os enormes galhos e troncos que foram ao chão com o temporal de ontem à tarde, quanto na coleta dos resíduos. Agora? O pessoal que trabalha com o plano de arborização de Curitiba e o que atenta ao meio ambiente precisam entrar em ação - e rapidamente. Os troncos das sibipurunas estão secos e envolvidos pela erva-de-passarinho. Não precisa ser analista para perceber a gravidade e a iminência de perigo. Com mais um temporal forte, outras árvores cairão. Eu? Fiquei com medo danado. Caminhar pela nossa rua é um perigo em potencial; ele vem das árvores. Os galhos podem despencar na  cabeça de um cidadão, em cima de um veículo, imóvel ou pode vitimar todos os itens em negrito.

Rebaixar a copa das árvores é a providência para a manhã da quarta-feira ou pensar no corte geral e substituição imediata- O temporal; efeitos e providências urbanas- . Rua Marcelino Champagnat - arquivo pessoal 2013
No destaque, veja uma parte da árvore que está na calçada de casa. As raízes agressivas, o tronco seco e os galhos frondosos demais exigem a retirada da espécie, imediatamente. Já fiz a solicitação à Prefeitura de Curitiba, mas a situação não pode esperar os trâmites da burocracia. A segurança dos pedestres e condutores de veículos em geral  exige uma atitude, imediatamente!

Sugiro que a Rua Marcelino Champagnat seja inteiramente arborizada com uma espécie de árvore de pequeno porte e apropriada para uma via pública. Paisagistas e entendidos no assunto bem poderão trocar ideias comigo sobre o tema. Ontem? Vizinhos residentes e funcionários das empresas da circunvizinhança nos encontramos informalmente na calçada. Não ouvi uma ideia contrária à poda, rebaixamento das árvores existentes ou mesmo quanto à substituição da espécie. Agora? A decisão está com os técnicos da PMC, sob o comando do prefeito Gustavo Fruet - e está sob a mira do leitor, também!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails