terça-feira, 5 de março de 2013

A seletiva e vantajosa vida diplomática


Entre a carreira diplomática e a do professor o salário máximo é desconcertante - A transparência na vida brasileira - arq. pessoal
Graças ao jornalista Josias de Souza e a sua equipe eu soube do quanto a vida diplomática é bem remunerada; ela bem difere da existência da maioria dos brasileiros. 

Não é por menos que muitos graduados em curso universitário aspiram adentrar à carreira da diplomacia. Iniciá-la, entretanto, começa com seletivo preparo. Dominar variadas informações e redigir com densidade que dê amostra de conteúdo enciclopedístico são exigências altamente seletivas.

Sou professora autônoma e trabalho com aulas de redação e revisão de textos e costumo intermediar frequentemente o treino da escrita aos jovens que pretendem atravessar o portão de alunos do Instituto Rio Branco. O salário inicial de R$12.962,12 estimula e acolho bem disposta a procura desses aspirantes à carreira diplomática.  
 
Para atender às propostas da prova de português do IRB é necessário saber resumir, argumentar e dissertar. Veja a dissertação proposta em 2012  e atente aos limites de 600 a 650 palavras; ela valeu 60 pontos no exame. Além de  redigir muito bem, é imprescindível que o candidato conheça dados históricos, geográficos e domine as regras da escrita formal do nosso idioma, entre outros bem associados ao direito internacional, noções de economia e autonomia comprovada com o inglês, francês e o espanhol.

No exame classificatório, tal como você poderá deduzir, a exigência à entrada encontra amparo na conclusiva notícia veiculada pelo blog do Josias de Souza. Um salário com teto máximo em R$58,9 mil é para provocar um olhar desconcertado, inclusive, da professora de redação aqui, caro leitor.

 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails