quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Óbidos paraense ou a portuguesa? Vamos conhecê-las, leitor?

A foto é do Mauro Pantoja, mas a alegria em compartilhar um pouco da cidade de Óbidos (PA) é minha- Reprodução autorizada pelo autor ao NaMiradoLeitor

No processo de colonização pela Amazônia paraense os portugueses deram nomes lusitanos às pequenas vilas, mais tarde alçadas à condição de cidades e agora a dos atuais municípios. É o caso de Óbidos (Wikipédia), localizada no Baixo-Amazonas paraense, ou seja, no sentido contrário à foz do maior rio brasileiro. No destaque, o leitor poderá avistar a cidade em foto do Mauro Pantoja.  Um dia, se a vida permitir, gostaria de poder visitar a cidade em ressalte, mas não sem antes passar pela minha pequenina Alenquer ( Santarém em Conexão) e aproveitar a proximidade com Santarém para rever alguns parentes distanciados pela geografia, mas sempre unidos pelo afeto habilidosamente aproximado pelas redes sociais. 

Outro sonho é conhecer as cidades portuguesas que têm o seu desdobramento toponímico amparado na Geonímia com as da região paraense; a Óbidos portuguesa está entre as que entram no meu sonho, rsrsrsr... 

Comente lá na caixinha!- O leitor tem um sonho parecido com o meu? Qual o lugar do Brasil que gostaria de visitar? Já esteve em Portugal? Conhece as cidades lusitanas destacadas acima? Ah..., então, conte-me detalhes, por favor! Agradeço a continuidade da conversa blogueira.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails