terça-feira, 28 de maio de 2013

Por favor, fotografem as hidroviárias amazônicas!


"Chegando ao Camará, ilha do Marajó, por volta das 9h30min, do dia 25/5/2013, legendou o prof. paraense- Reprodução

A foto com o panorama amazônico e a legenda são do André Santana. Ao ver a imagem marajoara feita com o celular, logo pensei em perguntar ao professor paraense sobre as condições atuais do desembarque no Porto Camará, mas talvez ele não tenha atentado à questão enquanto descia do barco em Salvaterra. Entretanto, com a ajuda dos vídeos produzidos pelo Fernando Macedo, via YouTube, acompanhei a movimentação de uma chegada ao Cambará em dia sem alvoroço preocupante,

Vale o destaque - Na Amazônia os nossos rios são estradas e as pontes, meu caro leitor, as conexões necessárias. Os atracadouros, conhecidos por lá como trapiches, devem ser permanentemente revistos, pois a segurança dos que fazem obrigatórios deslocamentos ou simples viagem de lazer não pode ser negligenciada, sob hipótese alguma. Merece atenção, portanto, a orientação feita pelos funcionários sediados nas hidroviárias quanto à tranquilidade no (des)embarque, também.

O motivo da preocupação-  Durante os feriados e finais de semana a movimentação fluvial nortista é intensa, tal como nas estradas e aeroportos das nossas cidades. Logo, as pontes e atracadouros devem ficar na mira das autoridades e sob as lentes das câmeras dos celulares ou máquinas fotográficas digitais dos passageiros. Uma foto postada no momento certo em uma rede social ou enviada à redação de um jornal detém um valor incalculável. Poderá auferir aplausos ou desencadear algumas providências municipais imediatas. Uma fotografia? Expressa incalculáveis informações, ainda mais sob o comando de um olhar atento e objetivo.

 Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails