quarta-feira, 31 de julho de 2013

A brasilidade nas variações regionais do idioma

A brasilidade não está apenas na bandeira, mas também nas variações regionais do nosso idioma- arquivo pessoal 2013

Saí de Belém em 1986. Portanto, resido há 27 anos fora da Amazônia, mas ainda guardo o sotaque que denuncia a minha procedência regional paraense. É uma herança querida e marca distintiva na hora das minhas explicações de professora de redação ou ainda durante a conversa descontraída com amigos, conhecidos e desconhecidos, também!  A fala regional é uma expressão da nossa rica diversidade cultural, mas parece que Os sotaques ainda incomodam os donos da mídia, segundo a reportagem destacada (Bruno Marinoni, Intervozes, Carta Capital)

É natural - Com o passar do tempo expressões vocabulares e modos diferentes de inflexão dos fonemas formam um quadro alterado na vida de um migrante, mas os traços de raiz cultural regional, inclusive, ligados ao sotaque não desaparecem. O tema sugere reflexão e eu aproveito a polêmica para saudar aos que mesmo distante da terra natal, não deixaram de lado aquele modo todinho especial de falar, assim como faço uma reverência agradecida aos que não estabelecem fronteiras preconceituosas aos que trazem na fala a sua herança regional. 

Sabe de uma coisinha, leitor? Enquanto escrevia os parágrafos acima fiquei com uma vontade danada de ouvir os belos versos da musical composição Para todos, cujo título é uma vibrante exaltação à talentosa brasilidade? Na voz do Chico Buarque ( letra.mus.br) é  sempre um show; você concorda comigo, leitor? 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails