terça-feira, 30 de julho de 2013

Comparar é uma atitude cheia de surpresas!


Uma autêntica manhã de inverno em Curitiba- Rua Marcelino Champagnat- Mercês, Curitiba, arquivo pessoal 2013

No domingo mais recente, eu e minha filha saímos de casa um pouco antes das 08:00 horas e nos deparamos com a intensa neblina e frio, tal como é possível depreender da foto no destaque acima.

Na Marcelino Champagnhat em idêntico ângulo e no mesmo dia, mas agora com a tarde ensolarada- Curitiba, bairro Mercês-   arquivo pessoal 2013
Na volta para casa, lá pelas 16h40, o panorama estava completamente diferente, pois a tarde estava ensolarada em contraste absoluto com a manhã. 

Comparamos, sempre! -  A comparação é uma atitude rotineira; se a criança e o jovem são estimulados a observar os contrastes e as semelhanças entre qualquer item;  nem tenha dúvida, meu caro leitor, eles serão adultos mais atentos e observadores. A leitura crítica, por exemplo, exige apuro aos detalhes, inclusive, aos que estão nas entrelinhas, portanto, exercitar a comparação é uma dica certeira à autonomia interpretativa.

Fique atento aos detalhes!- Quer um exemplo em cima do lance noticioso? A leitura dos gráficos, também conhecidos como infográficos. Aliás, os que traduzem os números relativos ao IDH dos municípios brasileiros (Época Negócios) não poderão ficar fora do alcance dos vestibulandos e candidatos às vagas nos concursos públicos; pois evidenciam os problemas a solucionar e alguns discretos, mas festejados avanços, agora sob a mira do cidadão. 


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails