terça-feira, 16 de julho de 2013

Suplementos infantis nos jornais e a criança brasileira

 
Crianças durante a redação escolar manuscrita? São raras as ilustrações, infelizmente! - via Google ( sem autor indicado)

No sábado mais recente, ao pegar a Folhinha, suplemento infantil encartado na Folha de S. Paulo, fiquei mais animada com a edição. Imediatamente, enviei ao Painel do Leitor um comentário; neste, reconheci a articulação dos elementos regionais nas reportagens, atrativo incontestável quando se é assinante fora do eixo paulista. Para a minha grata surpresa, a edição da segunda-feira abrigou as minhas palavras, cuja transcrição segue abaixo.

A edição da "Folhinha deste sábado reúne atrativos à leitura atenta da criança brasileira de qualquer região. A articulação dos elementos regionais nas reportagens, assim como o incentivo ao exercício da redação escolar, reforçam a minha recomendação a este suplemento da Folha.
DORALICE ARAÚJO, professora de redação (Curitiba,PR)
 
Constatações -  Suplementos infantis encartados em jornais têm o infeliz costume de centrar as reportagens no município do local da impressão, o que é menos ruim do que nem oferecer um encarte à disposição da criança. No primeiro caso, os pequenos leitores dos demais municípios ou estados que abrigam assinantes ou compradores nas bancas, ficam excluídos, enquanto que no segundo, a criança parece nem significar nada à Redação do jornal. A consequência inevitável dessa dupla será a diminuição gradativa dos brasileiririnhos dos impressos jornalísticos. 

No sábado passado? A Folhinha acertou em cheio, mas vejamos como as próximas edições aparecerão. Você costuma examinar o suplemento infantil do jornal que frequentemente lê? Dispõe de alguma observação, meu caro leitor? Agradeço a webconversa.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails