sábado, 10 de agosto de 2013

Jambeiro? Uma frondosa árvore nas minhas lembranças


Na florada do Jambeiro? O chão fica assim bem roxinho. Foto: André Santana

Você certamente conhece a árvore denominada de Jambeiro. Pois olhe  a foto que o meu conterrâneo André Santana fez para o tapete roxinho, efeito da florada da espécie, lá na Amazônia paraense. O jambo é uma lembrança de fruta da minha infância e adolescência, pois lá na ilha de Mosqueiro, uma das ruas recebeu o curioso nome de Rua dos Jambeiros diante da obviedade da presença da imponente árvore, tal como relata o Claudionor Wanzeller, editor do blog Mosqueirando.

Por favor! - Aqui em Curitiba ainda não vi um Jambeiro; é provável que a espécie não seja adaptável ao clima do sul brasileiro, mas já pedi a uns amigos e familiares que fotografem os deliciosos jambos, assim como amostras das árvores,porém enquanto não recebo as fotos exclusivas, aproveitemos para saber mais sobre o Jambeiro e a sua variedade de frutos com o imperdível episódio de Um pé de quê? (Canal Futura).

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Profª. Doralice, somos gratos pelos comentários elogiosos ao trabalho realizado pelo Mosqueirando, que visa, sobretudo, à divulgação de nossa querida ilha do Mosqueiro. Gostaríamos também de sua opinião sobre os textos do livro de nossa autoria "Mosqueiro: Lendas e Mistérios", publicados no blog. Como o Mosqueirando é um blog agregador, sempre repostamos matérias interessantes publicadas sobre a Ilha. Daí o porquê de seguirmos o "Na Mira do Leitor", trabalho de excelente qualidade. Um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails