sábado, 16 de fevereiro de 2013

À querida Clarice Lispector by Sérgio Bastos

  
Clarice Lispector by Sérgio Bastos- Reprodução
O ilustrador Sérgio Bastos merece destaque, novamente. O desenho representativo que ele fez de Clarice Lispector está bonito. Gostou, também, caro leitor?
  
Até a próxima!

Políticos gazeteiros by JBosco


O JBosco bem traduz a absurda delonga dos políticos à retomada das suas funções em Brasília. As "excelências" trabalham muito e precisam de um pouco mais de tempo para engrenar na labuta.  O mau exemplo é lição bem aprendida e levada adiante nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas pelo Brasil afora. Tomara que um jornal ou revista faça um mapeamento da vergonhosa mamata  e não esqueça de destacar as exceções. Trabalhadores brasileiros? Retornamos desde quarta-feira à tarde, enquanto... Gazeteiros políticos - Reprodução
  Até a próxima!

"A arte de ser feliz"


Gosto muito de um poema de Cecília Meireles e reproduzi os belos versos  para que o leitor possa entender o quanto cuidar de um jardim é extremamente prazeroso. Ao ver as flores que ainda ontem eram botões ? Sou a própria expressão da felicidade. "A arte de ser feliz"- arq. pessoal 2013
A arte de ser feliz
Houve um tempo em que minha janela se abria
sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.
Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada,
e o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde,
e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.
E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.
Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.
Ás vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.
Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,
que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,
outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,
finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim. 
(Cecília Meireles)
Os jasmins têm sido uma encantadora visão diante da minha janela, também- arq. pessoal 2013
  
Até a próxima!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Encontro marcado na Caminhada Observacional


 
Amanhã? Pontualmente às 14:00 horas? Participarei de mais uma Caminhada Observacional. Caso você esteja em Curitiba e desejar conhecer um pouco do bairro Mercês, vamos lá? O Prof. Mário Sérgio e o Rafael Codognoto comandam a 10ª oficina.

Quer saber um pouco sobre o objetivo da caminhada que faremos? Segundo o material que recebemos via e-mail a ideia é:

Exercitar o senso de observação numa área próxima ao centro de Curitiba que faz parte do bairro das Mercês, mostrando grande diversidade nos estilos de casas. Reconhecer espécies adotadas na arborização. Valorizar o cuidado com os cursos d’água. Discutir aspectos da criatividade nas fachadas, esculturas, intervenções urbanas. Coletar conteúdos destinados a eventuais produções artísticas.

Adoro a ideia de caminhar em grupo e observar tudo que é possível. Devo ao Takeuchi, do blog Circulando por Curitiba, a oportunidade de conhecer e participar desse agradável grupo de caminhantes.

Que tal?- Venha fazer parte do grupo, também! O nosso ponto de encontro será ali nos arredores da estação-tubo da Praça 29 de Março, esquina com a Rua Brigadeiro Franco

Até a próxima!

Castanhas-do-Pará em ouriço? No Mercado Municipal de Curitiba!



Muitos jamais viram ouriços com a deliciosa castanha-do-Pará - Delícia amazônica no Mercado Muicipal de Curitiba- arq. pessoal 2013

Quanto custa um ouriço com castanhas-do-Pará em Curitiba? R$10,00- Delícia amazônica no Mercado Municipal- arq. pessoal 2013
Costumo preparar biscoitos caseiros para ter alternativas de boa companhia no café. Na mais recente ida ao Mercado Municipal de Curitiba a busca era pelas castanhas-do-Pará, mas a minha atenção foi rendida ao ver as amêndoas deliciosas bem acondicionadas em ouriços. Fui tomada imediatamente pela nostalgia e uma saudade incontida da região querida emergiu ainda mais, meu caro leitor. Castanhas-do-Pará em ouriço? É uma novidade em Curitiba!

Até a próxima!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Assessoria à composição dissertativa



Dissertar bem exige aprofundamento témático, conhecimento e emprego ajustado dos recursos textuais  e noções claras sobre a composição - Encontros Marcados com a Redação- arq. pessoal 2013
Caso o leitor conheça residentes em Curitiba interessados em assessoria especializada à composição de textos dissertativos (tradicionalmente presentes nas provas seletivas às carreiras no serviço público), por gentileza, indique a minha direção profissional. Sou profª de redação e ainda disponho de alguns horários às terças e quintas-feiras. Meu contato via-email está no cabeçalho do blog e o nº do meu celular para contatos com alunos é (41) 84148553.

Grata pela divulgação e fiança ao meu trabalho com a leitura e a escrita, caro leitor. Os  Encontros Marcados com a Redação acontecerão à Rua Marcelino Champagnat, nº 516, no curitibano bairro Mercês.

Até a próxima!

Ações preventivas: poda, rebaixamento e retirada das árvores


 
Adeus à antiga sibipuruna, parte do conjunto paisagístico da Rua Marcelino Champagnat-  Mercês, Curitiba- arq. pessoal 2013
A equipe da PMC acaba de chegar; o corte definitivo da sibipuruna existente na frente de casa acontecerá logo mais, porém outras demandas, inclusive na mesma rua e arredores, exigem a presença dos funcionários da poda e da coleta do lixo verde. A principal? O rebaixamento da copa de todo o arvoredo. As chuvas fortes acompanhadas de ventania intensa  são itens preocupantes. Prevenir é zelar pela cidade e atentar à segurança dos seus residentes.

Espero que um técnico ambiental apareça para confirmar e autorizar a retirada dos galhos enormes e perigosos. Não basta apenas eliminar os ramos que se interpõem à fiação, tal como faz a Copel, mas também o serviço da poda completar a obra. É simples, mas requer articulação da agenda de atividades.

" Na quinta-feira o tempo não muda no Estado, ou seja, a instabilidade atmosférica se mantém elevada sobre as regiões paranaenses. O sol até aparece aparece entre nuvens, mas em poucas cidades. Chove a qualquer hora do dia na maioria das regiões e, nos períodos da tarde e noite, as áreas de instabilidade se intensificam provocando mais pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas nas diversas regiões do Estado. Há risco de chuvas fortes hoje(...) "
 
O dia está ameaçadoramente chuvoso; dados divulgados pelo plantão do Simepar não desautorizam a manutenção de alerta. Basta atentar aos humores do tempo e agir sob o comando da prevenção, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O mote contínuo de "Curitiba quer mais", prefeito Gustavo Fruet

 
A copa enorme das árvores requer rebaixamento imediato. Não sou técnica no assunto, mas cidadã atenta aos humores do tempo e à condição aparente do arvoredo - Rua Marcelino Champagnat, Mercês, Curitiba, arq. pessoal 2013
A poda das árvores exige a autorização de um setor da Prefeitura de Curitiba; sem a chancela dos analistas ambientais uma árvore que oferece perigo de queda - ou um grande conjunto delas, tais como as que embelezam a Rua Marcelino Champagnat e arredores, aguardarão a decisão final do setor. O tempo para agir é componente vital à solução do caso.

Já fiz  mais um pedido (o 4º) formal através do 156, nº de contato com a PMC. Já notifiquei via Twitter, mas inexplicavelmente a página está desatualizada. Tentarei interagir com o prefeito Gustavo Fruet, um diplomata na rede tuiteira. Que sabe possamos ver, ao final do longo feriado carnavalesco, um funcionário com voz decisiva a autorizar o rebaixamento  das copas das tipuanas ( ou sibipurunas; não sei ao certo) ou a substituição da espécie arbórea que embeleza a minha rua, mas que ora oferece perigo aos passantes.

Revisar o Plano de Arborização Urbana, limpar bueiros, podar as árvores, rebaixar a copa, recolher simultaneamente o lixo verde  e manter a cidade limpa formam um plantel de ações benéficas em uma cidade, mas é preciso que efetivamente o novo prefeito queira mais, muito mais para Curitiba. O mote da campanha eleitoral vingou nas redes e nas urnas, mas precisa ser mote contínuo em todos os setores municipais. 

Até a próxima!

A arborização na Marcelino Champagnat pede um SOS

A ventania vergou a árvore e levantou o calçamento; é necessário solucionar a questão, imediatamente-Raizes agressivas no paisagismo curitibano- Rua Marcelino Champagnat, Mercês - arq. pessoal 2013
Começo a escrever e o relógio marca 23:30 do dia 12 de fevereiro; tentei dormir, mas a movimentação dos caminhões alterou o meu sono antecipado pela grande tensão do final do dia, marcado pelo temporal violento caiu sobre o bairro Mercês. Puxo a cortina e observo que lá fora uma equipe de varredores limpa a minha rua. Com vassouras e pás vejo a movimentação dos trabalhadores recolhendo o lixo verde, mas logo eu penso que nas primeiras horas da manhã alguma providência deve ser encetada com relação ao rebaixamento da copa das sibipurunas aqui na Rua Marcelino Champagnat.

A Copel fez a parte que lhe cabia: podou os galhos que comprometiam a fiação elétrica. O pessoal da poda e coleta do lixo verde trabalhou bastante, tanto serrando os enormes galhos e troncos que foram ao chão com o temporal de ontem à tarde, quanto na coleta dos resíduos. Agora? O pessoal que trabalha com o plano de arborização de Curitiba e o que atenta ao meio ambiente precisam entrar em ação - e rapidamente. Os troncos das sibipurunas estão secos e envolvidos pela erva-de-passarinho. Não precisa ser analista para perceber a gravidade e a iminência de perigo. Com mais um temporal forte, outras árvores cairão. Eu? Fiquei com medo danado. Caminhar pela nossa rua é um perigo em potencial; ele vem das árvores. Os galhos podem despencar na  cabeça de um cidadão, em cima de um veículo, imóvel ou pode vitimar todos os itens em negrito.

Rebaixar a copa das árvores é a providência para a manhã da quarta-feira ou pensar no corte geral e substituição imediata- O temporal; efeitos e providências urbanas- . Rua Marcelino Champagnat - arquivo pessoal 2013
No destaque, veja uma parte da árvore que está na calçada de casa. As raízes agressivas, o tronco seco e os galhos frondosos demais exigem a retirada da espécie, imediatamente. Já fiz a solicitação à Prefeitura de Curitiba, mas a situação não pode esperar os trâmites da burocracia. A segurança dos pedestres e condutores de veículos em geral  exige uma atitude, imediatamente!

Sugiro que a Rua Marcelino Champagnat seja inteiramente arborizada com uma espécie de árvore de pequeno porte e apropriada para uma via pública. Paisagistas e entendidos no assunto bem poderão trocar ideias comigo sobre o tema. Ontem? Vizinhos residentes e funcionários das empresas da circunvizinhança nos encontramos informalmente na calçada. Não ouvi uma ideia contrária à poda, rebaixamento das árvores existentes ou mesmo quanto à substituição da espécie. Agora? A decisão está com os técnicos da PMC, sob o comando do prefeito Gustavo Fruet - e está sob a mira do leitor, também!

Até a próxima!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Não foi por falta de aviso, Prefeitura de Curitiba!



Sou testemunha ocular e moradora do trecho atingido pelo "tufão" e descaso da equipe de poda da Prefeitura de Curitiba- Eu avisei, mas não ligaram-  Rua Marcelino Champagnat, Mercês - arq. pessoal 2013

Uma amostra da queda dos galhos; imagine se passa uma pessoa ou um carro durante a queda- Eu avisei , PMC!-  Rua Marcelino Champagnat, Mercês, arq. pessoal 2013

O trânsito está impedido e agora as equipes de poda entram em ação- Não faltou aviso - Rua Marcelino Champagnat, Mercês ,arq. pessoal 2013
Não foi por falta de avisos. Um dia a ventania acompanhada de chuva forte traria o cenário acima. Fiz 3 chamadas de notificação à Prefeitura de Curitiba. Adverti quanto à poda regular e rebaixamento da copa das árvores ou mesmo pensar na substituição da espécie arbórea, mas entender um reclamo de cidadão atento exige a contrapartida.

As imagens explicam o que aconteceu. Agora? As providências serão aquelas que citei acima. Prevenir é verbo que exige ação imediata. Fica a lição para todos.

Até a próxima!

Feriado e dicas de ótimos filmes


  Consegui encontrar o dvd com   Cortina de Fumaça / Sem Fôlego- arq. pessoal 2013
Ontem? Aproveitei parte da tarde do feriado para assistir filmes em casa. Comecei com o interessantíssimo dvd duplo de Cortina de Fumaça/Sem Fôlego( You Tube).


Gostei muito de Crônica de uma Certa Nova York   arq. pessoal 2013
Não parei, entretanto, nos títulos acima. Você já assistiu o excelente Crônica De Uma Certa Nova York?  Você sugere algo na mesma linha, leitor? Na dúvida, faça como eu costumo conferir: passo ali no Cine Mardenencontro ótimas sugestões, sempre bem acompanhadas de resenhas.


Até a próxima!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Conversa floril...



Plantei mudas de beijinho japonês em vasinhos mas a espécie não vingou, mas ao deixá-lo no chão, agora ele esparrama fartamente as suas flores. Tenho a impressão de que para ter beijinho bem florido é necessário regar bastante com água deixá-lo sob o sol- Belezura floril- arq. pessoal 2013

Delicioso aroma exalam as flores do meu vaso de jasmineiro. No ano passado, uma das minhas amigas ao trazê-lo como um presente nem imaginava o quanto ele traria grande alegria para mim, ainda mais assim todo florido. - Belezura floril- arq. pessoal 2013  
Até a próxima!

O Verão e seus humores



Faz agora uma linda tarde de sol em Curitiba. Nem parece aquele dia nublado que tínhamos ainda de manhã. O Verão e os seus humores?  O Simepar bem explica, inclusive, o panorama para amanhã-  Rua Padre Agostinho, Mercês - arq. pessoal 2013
Até a próxima!

Bento XVI está " sem forças", caro leitor!



O papa Bento VXI sob o traço de Emerson Pereira- Reprodução
Eu soube apenas agora da renúncia do Papa Bento XVI ; não sou especialista no tema e também não sou católica, mas creio que a atitude deve ser considerada como muito nobre, especialmente pelo motivo apresentado (Estadão, hoje). A justificativa centrada na percepção da expressão senilidade merece a compreensão do mundo civilizado.

Estamos acostumados a encarar a renúncia como escapatória negativa e cheia de espertezas no cenário político; talvez tenhamos que aprender a considerar a renúncia  sob outro ângulo bem distante do comentário irônico, meu caro leitor. 

Até a próxima!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Bem longe de Colombinas e Arlequins


Reprodução do blog 7 da madrugada

A maioria das pessoas gosta, mas eu detesto Carnaval e a barulheira que vem com ele. Talvez o leitor fique surpreso com a minha franqueza, mas é um direito não gostar de algo e expressar o descontentamento; argumentos não faltam aos descontentes. Tenho certeza de que não estou sozinha no desgostar; os excessos e as tristes consequências carnavalescas no Brasil deixam bem longe a alegria de dançar em razão dos  dias de feriado.

Aqui no meu curitibano bairro? O silêncio é quase absoluto, ele é quebrado apenas pelos latidos dos cães, cujos donos saem e deixam os animais a zelar pelas casas, pelos alarmes eletrônicos que disparam diante da proximidade do voo dos pássaros, assim como pelo vrum-vrum do ligeirinho ( ônibus) que circula bem veloz pela rua quase deserta.

Caso o leitor seja um carnavalesco, peço-lhe desculpas, mas mantenho distância de colombinas e arlequins. É um direito manter a proximidade, também, porém a liberdade é uma conquista maravilhosa, portanto, saber  dela usufruir sem prejudicar a quem quer que seja é uma expressão de civilidade e de ajuste cultural.

 Até a próxima!

Gosta do aroma da Alfazema, leitor? Eu a-do-ro!

 Era costume em casa mantermos um vidro de Seiva de Alfazema ( da Phebo ) para passar no corpo após o banho diário. Anos, talvez décadas transcorreram para que eu visse de perto o pequeno arbusto e a sua delicada flor que é a matéria- prima à antiga colônia refrescante que usávamos em casa. Tomara que o leitor não se admire com a minha informação. O Brasil é grande, quase um continente e nem sempre o que é planta comum no Sudeste ou Sul é conhecida no Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. No destaque, mostro o pé de lavanda que mantenho no meu pequeno jardim. É claro que ele não faz parelha às grandes plantações, mas é um permanente evocador de lembranças trazidas pelo aroma delicioso da sua delicada flor. Aliás, você conhece o belo vídeo do produto? Veja a bela reportagem da Jovem Pan sobre o tema  Lavanda ou Alfazema? O aroma é o mesmo  -  arq. pessoal 2013
Até a próxima!

Delicioso creme de milho verde

Bom dia, leitor! Hoje? Fiz um pouco de creme de milho verde para completar o meu café matinal.  - Gostosuras, arq. pessoal 2013
 Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails