sábado, 23 de março de 2013

Um giro por Santa Felicidade? Imperdível!


Um passeio pelo curitibano bairro de Santa Felicidade é sempre imperdível-  Curitiba, arq. pessoal 2013
Na tarde do domingo passado fizemos um giro familiar prazeroso ali para as bandas do bairro de Santa Felicidade. As minhas fotos feitas com o celular não estão boas, mas os destaques e o vídeo (thibestoni, YouTube) ajudam a mostrar um pouco dessa agradável região de Curitiba. 

Veja uma das paradas obrigatórias ao visitante, mas não deixe o motorista desfrutar da  degustação de vinho, kkkk-  Santa Felicidade, Curitiba, arq. pessoal 2013
A minha sugestão de migrante já bem aclimatada ao regional é percorrer as ruas transversais do bairro de Santa Felicidade, caso disponha de tempo; encontrará uma realidade não exibida nos roteiros e cadernos turísticos locais.

Até a próxima!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Martelada embaçada... ou não?


Algumas vezes a martelada da justiça parece embaçada - Imagem reproduzida do arq. Google
Detesto algumas deliberações legais; alguma coisa requer revisão diante do resultado da ótica embaçada de quem examina uma questão. Quer um exemplo? A soltura do rapaz que atropelou e vitimou fisicamente o ciclista, não prestou socorro e ainda descartou o braço da vítima em córrego paulistano. Quer detalhes sobre o caso? Leia o que bem explica o William Cruz, dedicado editor do Vá de Bike

Comentários de entendidos na  área legal ajudariam muito a levar adiante a conversa; a intenção da postagem é refletir sobre o resultado do arbítrio que desperta desconcertante reação do público. Já fui vítima de atropelamento e conheço as dores que ficam e marcam para sempre aquele momento entristecedor.

Até a próxima!

Para jamais esquecer da cena

Uma lembrança do 1º passeio que fiz com a minha filha; ela tinha 7 dias de idade  - Belém, Pa- arq. pessoal 1995
A foto acima é uma lembrança do dia 30 de agosto de 1995. O momento está na minha memória, mas se a minha amiga Denize não tivesse registrado o dia de um passeio que fiz  em Belém com a minha filhinha, entre as ruas Padre Eutíquio e a Veiga Cabral, ele estaria confinado apenas na minha cabeça. Fotografar é uma atitude com consequências inimagináveis,você concorda comigo?

Costuma fotografar cenas familiares? Está amontoando imagens sem identificá-las e imprimir as melhores? Cuidado, caso a segunda resposta seja um sim; as lembranças do momento desaparecem ou ficam sem sentido se alguém não ajudar a nomear as pessoas e indicar o motivo da foto, além de apontar dados da geografia local. 

Tenho milhares de fotos guardadas no arquivo do computador e com cópia em pendrive, mas decidi imprimir algumas e espalhá-las pela casa. A minha filha, hoje com 17 anos, precisa avistá-las para não esquecer de um tempo querido para nós; se eu não fizer assim você acredita que a história familiar possa ser alvo de boas lembranças? Quando fotografávamos e imprimiamos todas as fotos e as guardávamos em álbuns, a situação era outra. Álbuns digitais parecem não conservar o encanto dos que encontro nos de papel - ou será que estou saudosista demais, meu caro leitor? Conversemos, então, sobre o tema; agradeço bem comovida com a sua disposição de levarmos adiante a reflexão.
 
Até a próxima!

quinta-feira, 21 de março de 2013

O Enem e a confiança nacional abalada


Será que os jovens acima, candidatos do Enem 2012, têm algo a declarar? Curitiba, arq. pessoal
Sou professora de redação e estou constrangida e indignada com a causa das informações relacionadas à correção dos textos do Enem2012. A munição com a mais recente notícia  (Estadão) mostra a desconcertante brincadeira produzida por corretores e alguns candidatos. A dupla descompromissada ofereceu o combustível à desconfiança que eu mantenho e serviu de tema às risadas, tal como bem provoca a hilária composição veiculada pelo blog do Josias de Souza.

Você leu ou ouviu a explicação do MEC com relação ao fato, caro leitor? Um exame classificatório às vagas universitárias, tal como é o Enem, não poderá denotar qualquer  desqualificação e brincadeira na correção dos seus testes. Sou professora de redação, corrijo textos e preparo candidatos ao exame, mas alerto com veemência: o país todo deve ficar de olho no próximo Enem. A confiança depositada na avaliação nacional sofreu mais um abalo com a notícia no destaque.


Até a próxima!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Até 2014, Senhor Verão!

A companhia da sombrinha ou guarda-chuva é imprescindivel, mesmo com a chegada do Outono 2013- Foto by Alessandro Reis com exclusividade ao NaMiradoLeitor
Logo mais já estaremos no Outono de 2013 e a temporada com nuvens escuras e ar chuvoso continua. Hoje? Teremos a despedida do Verão, meu caro leitor. A mínima? 15ºC. A máxima ? 21ºC e os números e a análise do tempo pelo Simepar impõem a procura pela companhia segura oferecida pela sombrinha ou guarda-chuva.
 
Nesta quarta-feira uma área de baixa pressão progride sobre a Região Sul do País e evolui na formação de uma nova frente fria. Neste ambiente altamente instável, a nebulosidade predomina sobre o Paraná, com eventos de chuvas que ocorrem desde as primeiras horas do dia. Ocasionalmente as chuvas são intensas e evoluem para tempestades, associadas a ventos fortes e descargas elétricas. As temperaturas ficam mais baixas à tarde em resposta ao maior predomínio das nuvens(...), segundo a Ana Beatriz,  met. do Simepar.


Desde ontem não consigo ficar sem as roupas mais quentes, pois o frio assim exige.

Até a próxima!

terça-feira, 19 de março de 2013

A insegurança no Mercês, os reclamos e a vítima da Panificadora Maggiore

A quem recorrer depois que a tragédia aconteceu? Familiares da proprietária, comerciantes e a comunidade exigem mais segurança no bairro Mercês, arq. pessoal
Estou chocada, meu caro leitor. Sou frequentadora regular das padarias e confeitarias do bairro. Agora? A notícia do sequestro seguido de assasinato da proprietária da tradicional Panificadora Maggiore choca violentamente com a calmaria do Mercês, bairro tranquilo de Curitiba.

E novembro de 2012 um grupo de comerciantes agiu em favor da segurança e faixas surgiram pelas esquinas da nossa região. A reportagem da RicMais  evoca a situação e mostra, inclusive, a cobrança que fazia às autoridades a proprietária da Maggiore, vítima de sucessivos assaltos. Agora?A triste notícia e o desfecho trágico aparecem de detalhes na  reportagem da Gazeta do Povo.

Até a próxima! 

segunda-feira, 18 de março de 2013

Café & Notícias em rede? Uma dupla prazerosa

Dados numéricos e comparações são excelentes apoios às análises feitas pelo Simepar. Eu? Não hesito em destacar o emprego dos recursos textuais pelos que diversificam as notícias que chegam em abundância, ali na minha página tuiteira. Adoro quando vejo a oferta seletiva de tuites, o que torna ainda mais difícil sair da rede interativa. Quer um exemplo recente? A excelente amostra musical tuitada pelo Antonio Mokarzel; ouvir a bela voz de Michel Bublé naquela interpretação memorável de Mr. & Mrs. Jones foi uma incontida satisfação na manhã de segunda-feira.

Café & Notícias em rede? Uma dupla prazerosa nas primeiras horas da manhã- arq. pessoal
Avistar a sucessão interminável de frases e links que veiculam o compartilhamento das notícias recentes, das fotos ou simplesmente interagir com webamigos, sem dúvida alguma, tem sido uma agradável travessia, espécie de encontro marcado na rede social, ora um espaço de multiplicadas alegrias comunicativas e aprendizados.

Aqui entre nós: é necessário muito esforço para sair da rede e levar adiante a rotina matinal de trabalho, mas será que você conhece a experiência de usuário, leitor? As minhas aulas de redação acontecem diariamente a partir das 09:00 horas. Antes? Café familiar e acompanhamento com as boas e seletivas notícias que chegam em rede tuiteira.

Até a próxima!

domingo, 17 de março de 2013

Aprimore a sua redação, também!


Aprimorar a escrita? Uma alternativa que ofereço às terças-feiras, também! arq. pessoal
Costumo nomear a orientação que ofereço aos pequenos grupos de estudo da escrita. Quem já participou do Aprimore a sua Redação ou do Regras da Escrita Acadêmica  - ou ainda dos tradicionais Encontros Marcados com a Redação, certamente está mais seguro para fazer resumos, resenhas, opinar e elaborar dissertações, além de manter agradável disciplina com as leituras variadas. Meus ex-alunos aprendem a confiar no emprego ajustado que fazem dos recursos textuais , afinal, as ocasiões comunicativas exigem a retaguarda tranquila da eficiente composição manuscrita ou digital.


Aos interessados? - Disponibilizei um horário noturno ao Aprimore a sua Redação: às terças-feiras, das 18h30 às 20h30.
Na aula de redação? Café e os meus biscoitinhos fazem boa companhia, sempre! - arq. pessoal
Um brinde- Aos participantes que gostam de café e biscoitinhos enquanto treinam a redação, ofereço a novidade. Hoje, por exemplo, já preparei biscoitinhos de castanha-do-pará; o plano é servi-los aos meus alunos que chegarão na segunda e terça-feira, também.

Diga lá!  - Escrever bem é uma atitude; buscar ajuda em Curitiba, uma alternativa com endereço garantido, você concorda comigo leitor? Hoje? A Seção Cursos&Palestras (Gazeta do Povo) ajudou a divulgar um pouco mais as minhas aulas. O Aprimore a sua redação está com as inscrições abertas. Quer dele participar? Então, entre em contato comigo. 

Aprimore a sua redação
Rua Marcelino Champagnat, 516, Mercês
Reservas: (41) 84148553  

Até a próxima!

Pauta floril em aberto; participe, também!


As flores das nossas ruas? São tantas , mas não sei os nomes de todas as espécies-  arq. pessoal
Ao passar ali pela Rua Prudente de Moraes encontrei a espécie em destaque acima. Sei que não é novidade, mas aqui nMercês, assim como em outros bairros curitibanos, as espécies floris são abundantes. Sei que o tema não é novidade no blog, também, porém há pertinência em mantê-lo, pois logo mais a nova estação climática chegará e com ela, diversas flores enfeitarão não apenas as floreiras nas ruas, canteiros públicos e jardins domésticos. 

A amostragem floril é farta e os meus olhos com a ajuda da câmera do celular não cansam de destacá-la, leitor -  arq. pessoal
Dê uma olhada atenta e examine o que enfeita as ruas do seu bairro, também. Reconhece algumas espécies? Sabe o nome das flores? Manter indiferença à paisagem urbana ou acionar os mecanismos de percepção física apenas para criticar são algumas atitudes muito comuns, mas não acredito que o interlocutor do NaMira seja uma dessas pessoas que ignora as belezuras presentes na vida coletiva. Vamos, meu caro, interaja com a minha postagem; troque conversa comigo. 
Aqui, entre flores e grande arvoredo, foi o ponto de partida para o passeio que fiz com duas crianças aversas à redação escolar- Olhar nossas ruas com atenção- arq. pessoal
Pequena história -  Certa vez recebi uma dupla de crianças com problemas na expressão escrita; elas não gostavam de fazer redações na escola. No primeiro dia de atendimento? Logo pedi autorização dos pais para fazer um pequeno percurso pelas calçadas vizinhas de casa. O objetivo? Anotar dados sobre a paisagem floril. Tipos de folhas, flores e árvores existentes. O olhar daquelas pirralhas parecia fazer um passeio incomum; elas davam a impressão de não ter olhado jamais para o que observavam. Na volta, fizemos registros no caderno de redação entregue para aquele propósito. O resultado? Se o leitor estiver interessado, não tenha qualquer dúvida: contarei em postagem futura. 

Reconhecer os encantos proporcionados pelas espécies floris é algo que muito aprecio; será que você, também? 
 
Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails