sábado, 30 de março de 2013

Para continuar enaltecendo as flores...

 
Como ficar indiferente à beleza das flores que despontam nos vasos enfileirados na minha janela? Curitiba, arq. pessoal 2013

Nos destaques de hoje, meu caro leitor, você avista uma amostra floril bem crescida e abastecida de água; os vasinhos ficam no peitoril da minha janela, portanto são fáceis de cuidado. Vê-los assim bem desenvolvidos e florindo é uma alegria. Gostaria que os recebesse como um presente virtual. Que tal? Gostou? Comprei as mudas na floricultura e as coloquei em pequenos vasos. Agora? As flores estão assim, bem bonitas.

A delicadeza da flor que desponta no vasinho é um presente à  aprendiz de jardineira que sou- Curitiba, arq. pessoal 2013
Não sei se o leitor gosta de flores, mas delas eu sou a amiga dedicada. Não é por menos que muitas mães colocam nomes de flores nas suas meninas. Conhece alguma Rosa, Margarida ou Violeta, meu caro leitor? Eu ganhei o nome de Doralice, mas ficaria bem feliz se tivesse recebido  um nome de flor ou fenômeno comovente da natureza, tal como Aurora
 
Muito curiosa é a escolha dos nomes às pessoas;  a maioria segue um parâmetro importante para si, mas não atenta à representatividade daquela criatura que coloca no mundo.  Você, por exemplo, está bem satisfeito com o seu nome, leitor? Eu? Estou. O meu é incomum e por mais que não seja evocativo à espécie floril ele descamba para o desdobramento que Dorival Caymmi (Letra Mus) cunhou com maestria e que provoca em mim e em todos de casa a maior risada que você pode imaginar.   

Até a próxima!

sexta-feira, 29 de março de 2013

Gosto de Curitiba tanto quanto de Belém, caro leitor!


O céu que eu avisto nos dias ensolarados é assim- Mercês, Curitiba arq. pessoal

Uma cidade é feita pelas pessoas e para elas, também. Hoje? Curitiba, a capital paranaense, completa 320 anos de existência. Eu? Sou migrante do Pará e resido e trabalho aqui desde 1992, meu caro leitor. Tenho grata satisfação em comentar com você sobre o meu histórico de caminhadas e passeios pelos bairros da cidade, exceto o distante Sítio Cercado, programado para visita em breve, pois a acredito que conhecer e manter-se integrada ao convívio urbano requer intensa mobilidade pelas regiões da cidade. Não é por menos que os políticos fazem uma maratona pelos bairros quando estão em campanha eleitoral. Buscam o quê? A integração popular, evidentemente.

Com a receptividade recente oferecida pela população ao jardineiro fiel, tenho certeza de que Curitiba terá muito mais para ser bem lembrada, tanto pelos que aqui residem, quanto pelos seus visitantes circunstanciais, portanto, os cortes, afrouxamentos, reconsiderações, inovações e retiradas estratégicas, entre outras ações em benefício da cidade e da nossa gente, serão apoiadas plenamente, Seu Gustavo. Avante!
 
Diante do temporal e do iminente perigo, não hesito em requistar um serviço público à PMC - Mercês, Curitiba, arq. pessoal

Eu? Gosto muito daqui e declaro o meu amor pela cidade sem constrangimento algum, porque estou integrada à vida curitibana; sou uma cidadã, tal como o leitor poderá depreender. Não basta apenas aplaudir as ações administrativas, mas cuidar e cobrar dos que recebem a outorga popular para administrar a cidade, também.Você concorda comigo, leitor? Caso eu estivesse em Belém, ah... agiria do mesmo modo, nem tenha dúvida alguma. 

Até a próxima!

Um maracujazeiro florido e frutífero? Eu tenho,também!

 
A florada no meu maracujazeiro é constante, mas poucos frutos desabrocham- arq. pessoal 2013

Em janeiro? Fiz uma postagem relatando a surpresa com o surgimento de um pé de maracujazeiro no meu jardim; infelizmente, a interação com o tema foi zero. Mesmo assim, mantive o filhote da trepadeira e ajudei com que os primeiros ramos encontrassem as estacas da grade à entrada de casa . Nos destaques de hoje você avista as primeiras flores e o primeiro fruto, também.
 
 Jamais esquecerei do 1º maracujá que surgiu no meu jardim - Curitiba, arq. pesoal 2013

Tomara que passante algum arranque o maracujá antes que ele esteja amadurecido. Espero poder preparar um suco e fotografá-lo para que você veja o efeito do "em se plantando, tudo floresce e frutifica", mesmo que o plantio tenha sido indiretamente feito. Anote aí um detalhe bem atual, leitor: nas ramas que ficam para a parte interna do gradil já visualizei outros frutos, portanto, além do suco, bolo e um creme de maracujá certamente serão preparados com a safrinha doméstica.

Você mantém alguma espécie de trepadeira frutífera em casa, leitor? Vamos conversar sobre o combate às lagartas ou pragas comuns às trepadeiras e plantas diversas? Preciso de um aconselhamento para salvar o maracujazeiro, pois as minhas roseiras estão quase sem folhas em razão do terror que as lagartas têm feito no jardim, mas quero destacar o quanto a  natureza é prodigiosa, pois permite que os regalos festivos do maracujazeiro cheguem  junto com a nova estação outonal. Fiquei sem as rosas, mas agora chegam os maracujás!



Até a próxima!

quinta-feira, 28 de março de 2013

Quer as desculpas do MEC, também?


 O treino da opinião sobre o artigo em destaque na postagem será uma das atividades propostas aos meus alunos atuais-  arq. pessoal

O artigo do Estadão ( O MEC deve desculpas aos estudantes, J.Serra, hoje) deve ser lido especialmente pelos estudantes, seus pais e professores, embora o assunto seja de interesse geral. Eu? Farei o seguinte: perguntarei aos meus atuais e ex-alunos de redação se eles esperam as desculpas do ministério, assim como compartilharei o artigo, pois ele é esclarecedor e porta-voz de uma  grave queixa coletiva.

Até a próxima!

Meus canteiros móveis

 
Quando preciso de salsinha, basta ir ao canteirinho móvel. arq. pessoal

Mantenho dois canteiros móveis, ali no meu jardinzinho. Os canteirinhos foram feitos com caixas de madeira, aquelas que acondicionam maçãs ou outras frutas. Decidi fazê-los assim depois que umas lagartas espalhararam o terror na minha área verde.

Foi bem fácil preparar os meus canteiros, leitor. Sabe como agi? Coloquei um plástico cheio de furos dentro da caixa e preparei a terra para receber as mudas de salsinha, manjericão e coentro. Para que desenvolvessem bem bonitinhos? Bastou regar com água as pequenas mudas. Infelizmente, o coentro não foi adiante,o que foi substituido por uma pimenteira.

Nos mariscos e peixes, a pimenta intensifica o sabor peculiar do que vem do mar ou do rio. Meu ervário tem pimenta, também! arq. pessoal

Meus amigos e alunos nem sempre têm tempo para curtir o meu jardim, mas aqueles que passam por ele, reconhecem  a variedade de espécies que nele mantenho, imediatamente. Os ervários têm sido a grande novidade, além da explosão de flores diversas. Tudo muito simples, mas extremamente bem cuidado, tal como deve ser a vida, concorda comigo, leitor?.
 
Consegue distinguir as mudas de manjericão e a pimenteira brigando pelo espaço com uma maria-sem-vergonhaMeu ervário móvel , arq. pessoal

Cuidar de um ervário móvel é muito fácl, além de prazeroso. Experimente fazer um, também. Ele sobreviveria até em sacada, beiral de uma janela ou na sua lavanderia, desde que receba um pouco de sol, mesmo que indiretamente, além de água diariamente.

Até a próxima!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Aulas de redação e correção de textos? Sempre na mira do leitor

 
Encontros Marcados com a Redação? Correção de textos diversos? Contate comigo, mas atente às atualizações compartilhadas no Na Mira do Leitor - arq. pessoal

O leitor contumaz do blog sabe de uma informação básica: sou professora autônoma. As aulas de redação e correções de textos diversos estão entre as minhas atividades rotineiras. O visitante recente e aquele que entra na página sem a devida atenção costuma, inclusive, ignorar um detalhe importante de uma postagem, especialmente se fez uma busca aleatória na internet: as alterações recentes.

Mais atenção, por favor! - Valores, endereços, nºos de telefones e restrições ocasionais quanto à oferta de serviços não poderão escapar da  leitura atenta de um leitor. As alterações fazem parte da minha rotina de profissional autônoma. Atentar às mudanças é imprescindível. Aulas gratuitas? Não as ofereço mais pela razão óbvia do serviço autônomo.

Entenda  - Explico, assim, as constantes inserções dos meus anúncios nas postagens; elas fazem a divulgação do meu trabalho de professora e corretora de textos, assim como atualizam permanentemente a informação junto ao leitor.

  
Até a próxima!

Café & Cia

 
Por favor, um espresso! - Foi o que pedi à Cristina enquanto aguardava a chegada de uma  amiga paraense, também residente em Curitiba. Em instantes, a delícia acima estava sobre a mesa.  A vida? Requer simplicidade em tudo. Pelo café acima paguei R$2,70 e ainda aproveitei o belo cenário  patrocinado pela agradável varanda disponível, ali na Cândido Hartmann. - Café & Cia -  arq. pessoal  

 Até a próxima!

terça-feira, 26 de março de 2013

Humor da Amazônia? Participem, cartunistas!

 
Reprodução

Vem aí mais uma edição do V Salão Internacional de Humor da Amazônia; eu soube da notícia em tuite do meu conterrâneo, o chargista JBosco. Tomara que os meus cartunistas preferidos participem do salão, também.  Os temas? Abundam em vários segmentos; alguns provocam choro e ranger dos dentes, mas os cartunistas e chargistas sabem como emergir a crítica hilária sob a mais pungente preocupação, afinal, são os cronistas do traço.

Até a próxima!

segunda-feira, 25 de março de 2013

A distinta letra manuscrita nas redações

Valer-se das boas condições da letra manuscrita? É altamente recomendável, caro leitor- arq. pessoal
Muita gente faz buscas aqui no NaMira do Leitor. Um tema bastante recorrente é o nosso alfabeto manuscrito. Então, para estimular a melhoria do traçado das letras e promover as boas condições à leitura avaliativa de uma redação, reproduzo novamente o desenho das letras do tipo cursiva. Observe, assim, a exemplificação de um traçado alternativo das letras. Eu? Gosto muito da evidente clareza expressa. Um traçado legível oferecido às letras? A redação será uma peça agradável para ler e avaliar, indiscutivelmente. Fará a devida distinção.


Curso de Redação
Profa. Doralice Araújo
Rua Marcelino Champagnat, 516, Mercês, Curitiba
Contato: (41) 84148553 ou araujodoralice@hotmail.com

Caso o leitor seja um vestibulando ou inscrito em concursos às carreiras públicas, por favor, não deixe de imprimir o alfabeto destacado na postagem atual. Graças às letras e com a ajuda das demais notações léxicas, tais como acentos gráficos, sinais de pontuação e algarismos, sob o comando de um habilidoso produtor de textos, o alfabeto (com as letras em maiúsculo e minúsculo) mantém a sua dinamicidade indispensável à comunicação humana.

Reprodução via Google

No destaque acima você vê agora a identificação que coloco na capa dos cadernos entregues aos meus novos alunos de redação; a cursive standart funciona como um estímulo à redação manuscrita e aqui veicula mais um dos meus anúncios, também. 

Lá em Belém, uma das minhas cunhadas mantém a Oficina das Letras, especializada em bem endereçar convites em geral. A letra manuscrita legível é a rainha da delicada atividade familiar. Veja, assim, como a letra bem traçada poderá render muitos dividendos, caro leitor.

Até a próxima!

"Dia de luz, festa de sol..."


Para não perder o hábito da caminhada é preciso circular ao menos pelos arredores de casa, ainda mais com a chegada de um solzinho para iluminar a segunda-feira. Em Curitiba? A mínima prevista é de 14ºC e a máxima de 23ºC, segundo o plantonista do Simepar.  Depois de um domingo chuvoso,  a manhã de sol  disponível até parece uma daquelas boas notícias animadoras que despertam a vontade de cantar " Dia de luz, festa de sol e...".  - Mercês, arq. pessoal 2013
Até a próxima!

domingo, 24 de março de 2013

Vamos comer uma Maniçoba?

Conhece a maniva, caro leitor? Ela é a base da maniçoba - No Ver-o-Peso , Belém Pará, arq. pessoal

Na volta da caminhada de ontem senti vontade de preparar uma iguaria amazônica. É provável que o leitor fora do eixo nortista não a conheça, mas para bem temperá-la foi preciso comprar os ingredientes de uma feijoada. Felizmente, o principal estava comigo, pois um familiar trouxe de Belém para mim recentemente 1kg de maniva cozida e congelada. Caso você não saiba quais são os componentes da maniçoba, clique no link ao vídeo Globo Rural, YouTube. Lá na minha cozinha e pela casa todinha, o cheirinho indica que na terça-feira almoçarei uma porção da gostosura; alguém em Curitiba gostaria de provar da iguaria amazônica?

Até a próxima!

Vamos passear mais em Curitiba?


Já esteve no Parque Passaúna? É lindo, mas abandonado, infelizmente. No destaque, corajosos aproveitam um dia de sol  - Curitiba, arq. pessoal
Hoje, meu caro leitor? Não deixe de ler a reportagem A Curitiba que o curitibano... desconhece (Rosana Félix, Gazeta do Povo, hoje).  Ao  ilustrativo texto que divulga a capital paranaense aos seus moradores e visitantes, apenas uma correção: não sou de Manaus, mas sim de Alenquer e com vivência acentuada durante muitos anos na paraense Belém.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails