sábado, 20 de abril de 2013

Dengue? O Ivan Cabral combate com humor

 O Ivan Cabral buscou a ajuda até de Gene Kelly para mostrar o perigo oferecido pela dengue na temporada de chuvas e inverno no Brasil

Fiz uma busca na internet e encontrei inúmeras charges que aludem à necessidade da cruzada geral de combate ao mosquito transmissor da dengue e, depois de ver a enorme produção, a conclusão é inevitável: os cartunistas de todas as regiões brasileiras, estes cronistas de valor desmedido, têm feito um belo trabalho com traços, cores, humor e intertextualidade! Para ilustrar a fartura de contribuições ao tema? Veja as risíveis e inteligentes charges do Ivan Cabral aqui selecionadas; elas sacodem a questão e exigem ação imediada. 


Dengue? Alerta geral ao combate - Ivan Cabral
Sugestão - Meus colegas  professores de redação pelo Brasil afora bem poderiam explorar a reflexão sobre o tema. As charges em destaque, entre outras disponíveis nos sites dos cartunistas, ajudam a analisar a questão da dengue no Brasil.

Até a próxima!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ui, que dor nas articulações...

 
  A sexta-feira curitibana esteve friazinha, mas bem acompanhada de solMeu bom tempo- arq. pessoal 2013

Você tem ou conhece alguém que sofre com dores nas articulações quando o tempo está úmido, caro leitor? Desde ontem eu mal podia digitar uma frase. Os dedos das mãos doiam muuuuuito...

" A massa de ar, que predomina no sul do Brasil, pouco altera suas características, mantendo o tempo estável e temperaturas mais baixas pela manhã e à noite. Os ventos na região do Paraná variam um pouco mais entre a faixa litorânea do Estado e o sudeste do País, com maior presença de nuvens. Pela manhã faz um pouco de frio entre o sul e o leste, com possibilidade de nevoeiros isolados ao amanhecer. Durante a tarde as temperaturas passam dos 20ºC em praticamente todas as regiões paranaenses, deixando o tempo mais agradável.(....) "

Ainda bem que a tarde curitibana foi ensolarada e a previsão para o sábado de outono é de manhã fria, mas acompanhada de solzinho, segundo a análise do plantonista do Simepar.

Até a próxima!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cruzada nacional para combater a dengue

 
Depois da chuva? Preciso derrubar a água parada nas flores dos meus antúrios para que o mosquito da dengue nelas não se aloje-  Dengue? Nunca mais!- Curitiba, arq. pessoal 2013

Fico invariavelmente atenta ao noticiário que exibe o sobe e desce dos números com relação à dengue no território nacional.  Dados em alerta não faltam. Veja, por exemplo, a reportagem Quase 50 municípios no Paraná têm epidemia de dengue( G1, março 2012) e  e a reprodução do noticiário paraense em tuite do Jeso Carneiro sobre os números da dengue na tapajônica cidade de Santarém. Muitas ações de combate à epidemia certamente têm sido feitas, mas a tarefa de extermínio do mosquito faminto pela água parada é uma cruzada para vencer por todos nós.

Aqui em casa, após a chuva faço uma vistoria no jardim, inclusive na florada abundante dos antúrios e o leitor  saberá o motivo se olhar atentamente ao destaque que juntei ao texto. Lá na amazônica Santarém, assim como nas cidades paranaenses a preocupação com o vai-e-vem da dengue requer atenção de detetive. 

Trânsito turístico seguro no país? - Lideres do turismo regional, hospedagem e gastronomia não deveriam cruzar os braços diante das questões voltadas à saúde pública, ao contrário; a tranquilidade para viajar em direção a qualquer lugar finca as suas bases na segurança das boas condições receptivas. Portanto, é grande e intensa a chamada geral para combater a epidemia de dengue. Para exterminá-la é inadmissível a deserção, sob hipótese alguma. Quem já foi picado pelo mosquito jamais esquece do perigo iminente. Sou uma combatente assumida, meu caro leitor. Assumirá o seu posto, também?

Até a próxima!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A "Casa Arrumada " e a vida feliz


Tomara que uma família feliz habite a graciosa casa que encontrei lá para as bandas do Jardim das Américas- Curitiba, arq. pessoal

Os versos abaixo são de Lena Gino, mas descobri a informação depois de pesquisar um pouco e tirar a dúvida que pairava sobre a autoria. Veja como traduzem com sensibilidade a vida doméstica desmaquiada, prática pouco disseminada na vitrine oferecida pelas revistas ou menções virtuais. Venha comigo, caro leitor, vamos à leitura dos versos de Casa Arumada:

Casa arrumada é assim:  Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz. 
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um  cenário de novela. 
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas... 
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida... 
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar. 
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha. 
Sofá sem mancha? Tapete sem fio puxado? Mesa sem marca de copo? 
Tá na cara que é casa sem festa. 
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança. 
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde. 
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto... 
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. 
A que está sempre pronta pros amigos, filhos... Netos, pros vizinhos... 
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca  ou namora a qualquer hora do dia. 
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente. 
Arrume a sua casa todos os dias... 
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela... 
E reconhecer nela o seu lugar.


A vida é tão curta. Os versos acima oferecem ótimas dicas para bem aproveitarmos a existência, você concorda comigo, leitor?


Até a próxima!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Quem são os secretários de educação no Norte e Nordeste do Brasil?

 
A dimensão continental do Brasil envolve diferenças aceitáveis, mas não as que subtraem o direito à educação plena- Imagem via Google

A aferição de conhecimentos é algo preocupante e requer metodologia ajustada ao objetivo da coleta, assim como atenção às condições estruturais disponíveis aos sujeitos examinados. Exames ou qualquer estratégia de controle numérico acerca do conhecimento escolar envolverá elementos de objetividade e subjetividade, também. Li a reportagem Alunos do Norte e Nordeste têm 4 anos de atraso...  ( Estadão, hoje) e fiquei com uma vontade danada de ler desdobramentos sobre o tema. Sabe por quê?

A administração da educação pública no Brasil deverá ficar nas mãos de quem entende da área - ou as providências que solucionarão os graves problemas de estrutura nas regiões destacadas na reportagem não acontecerão. Ficar preso à leitura da conclusão oferecida pela pesquisa e não ir às causas do problema é atitude superficial.  Infelizmente, a nomeação de secretários municipais ou estaduais às secretárias de educação parece ser regulada pelo jogo político e de favores após o resultado das urnas. Quem são os secretários municipais que agem com (d))eficiência nas regiões Norte e Nordeste? Correspondentes dos jornais de expressão nacional nos estados nortistas e nordestinos têm uma continuada pautaedu à disposição.

Contextos diferenciados e condições (des) favoráveis explicam as estratégias, fracassos e êxitos em educação. A única secretária municipal que vejo compartilhar com o público as suas providências na pasta da secretaria de educação é a Claudia Costin.  É um exemplo visível, inclusive nas redes sociais. Cadê os demais? O academicismo na pasta de educação não é o imprescindível; nem amizade com o prefeito ou com o governador, também. Competência, atitude e condições estruturais para agir fazem falta nas secretarias municipais e estaduais de educação.

Quero saber -  Sou da Amazônia; gostaria que os jornais de expressão nortista ouvissem as declarações dos responsáveis pelas secretarias de educação, aliás, antes de ouvi-los, nos descrevessem quem são os secretários, a formação escolar que têm e a experiência anterior na área, uma vez que é impossível tirar leite de pedra.
 
Até a próxima!

A minha vizinhança blogueira é inspiradora

 
A vizinhança blogueira é uma janela que abre à inspiração- arq. pessoal 2013



Tenho mantido uma excelente convivência com a vizinhança blogueira. Alguns vizinhos já conquistaram o status de permanentes, em razão da qualidade do conteúdo e da conduta dedicada dos seus editores. O Cine Marden, o  O Lápis Verde, o Boteco Escola , o Livros e Afins, o Come-se e o Circulando por Curitiba são agradáveis companhias na minha página - e os links indicados levam o leitor a uma região segura. Nesta, nada de injustiça, fofoca ou depreciação humana, mas sim boa conversa e aprendizado.  A minha vizinhança blogueira? É inspiradora, meu caro leitor.

Mais adiante farei uma dupla de inserções blogueiras; as indicações estarão em rodízio blogueiro semanal, prática que negligenciei e não sei explicar o motivo.


Até a próxima!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Agradável segunda-feira de outono

 
Céu azul, nuvens branquinhas? Ô beleza de segunda-feira!  Bacaccheri, Curitiba, arq. pessoal

Tanto a manhã quanto a tarde de segunda-feira estiveram muito agradáveis, o que foi um incentivo para que eu ficasse até agora bem longe do computador. Para comprovar o motivo do meu ânimo em alta veja a análise do plantonista do Simepar; às 17h17, o Lizandro Jacóbsen anunciou: 

             Fim de tarde e ainda está ensolarado em praticamente todas as regiões do Paraná. Hoje tivemos uma expressiva amplitude térmica, um dia bem típico de outono. A imagem de satélite mostra que apenas no setor norte há algumas nuvens, mas no restante do Estado está com céu claro. Esta condição favorece um rápido declínio das temperaturas a partir do anoitecer, portanto no decorrer da noite volta a fazer frio em várias regiões paranaenses (principalmente na metade sul).

Até a próxima!

domingo, 14 de abril de 2013

Casas sem muros? Uma surpresa visual...

 
Admirável é o  desafio de manter a linda casa sem qualquer muro frontal- Residentes corajosos- arq. pessoal

Nos destaques, meu caro leitor, você vê uma pequena amostra de casas que despertaram em mim grande surpresa. Elas não têm muros e desafiam à generalizada onda de insegurança que paira nas nossas ruas, bairros e cidades. As fotos, retiradas do meu arquivo, foram feitas durante os passeios que empreendo pelos bairros curitibanos nos finais de semana, feriados ou oportunidades que surgem nas caminhadas ligeiras pelos arredores de casa. 
 
Fiz a foto com o celular em passagem ligeira, mas a impressão da corajosa concepção ficou-  Curitiba, arq. pessoal

Caso veja algum exemplo similar, por favor, faça uma foto e compartilhe em rede social, sem esquecer, é claro, de omitir a localização detalhada. Merecem destaque os residentes dessas edificações; imagino que sejam felizes e demonstram com a casa sem muros a concepção que têm da existência. Para mim são surpresas visuais e pontos de reflexão urbana sobre comportamento e afins.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails