sábado, 27 de abril de 2013

Cliques mais interativos


Manhãs frias e tardes mais quentinhas traduzem a temporada do Outono em Curitiba- Rua Júlia Wanderley, Mercês, arq. pessoal 2013

A umidade baixa deixa o começo da manhã curitibana bem friazinha, caro leitor. A mínima de 10ºC e a máxima de 24 ºC, segundo o Simepar bem justifica os meus pés aquecidos pelas meias e as costas com a manta de lã enquanto caminho pelos arredores de casa, mas estou de olho na incidência mais acentuada do solzinho nas manhãs desse mês de Abril de 2013. 
  "Mais um fim de semana com sol na maior parte do período nas áreas paranaenses. A atmosfera segue sendo influenciada por uma massa de ar seco, que mantém os índices de umidade baixos e grande variação das temperaturas no decorrer do dia(..)"

 Interaja, leitor!- Como está a manhã de sábado aí, caso esteja fora de Curitiba? Adoraria encontrar informações desses lugares que aparecem, em variação constante patrocinada pelo identificador Live Traffic Feed , aí na parte inferior do lado direito da página. Confira como mudam a cada clique na  página; imagine se eu recebesse dados advindos pela experiência climática dos que clicam no NaMiradoLeitor. 
 
Ainda bem que o sol chega bem de mansinho e aquece a manhã, felizmente- Rua Júlia Wanderly, Mercês, arq. pessoal 2013

Imaginou a grande diversidade? Pois é, leitores cuja geolocalização indica o domicílio em cidades como a mineira Itajubá, a californiana Montain View, a portuguesa Lisboa, entre outras, dinamizariam ainda mais o contato que fazem com o blog.  Passariam do clique à conversa e seria muito mais agradável.

Até a próxima!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

O bem-te-vi by Demerson Mendes

 
A foto do bem-te-vi é do Demerson Mendes  e a alegria de reproduzi-la com destaque merecido foi do Jeso Carneiro, mas agora é minha , também.

A coluna que o jornalista Jeso Carneiro  denomina de O olhar do Leitor é uma das que mais gosto; motivos para acompanhar todas as edições não faltam, uma vez que os fotógrafos da região parecem manter um plantão na mira dos temas sem interrupção alguma. Um leitor atento e apreciador, tal como esta professora, fica  de olhos brilhantes com as imagens que chegam assim da saudosa Amazônia.

Diga lá! -  O Demerson Mendes fez uma bela foto, você concorda comigo, leitor?
 
Até a próxima!

Leitura & Ciclomodal de transporte




            "  Passados poucos dias, eu fui jantar com Maggie. Fui de bicicleta até sua casa em Grektown, no início da noite, mas depois de comer e beber vinho não quis correr o risco de pedalar de volta, embriagado pela ponte. Então decidi pegar o metrô, com a bicicleta a reboque(...). "
 
O trecho em destaque está no Capítulo 10 do  livro O Clube do Filme de David Gilmour, Intrinseca, 2009, tradução de Luciana Trigo. Recomendo mais uma vez a leitura do interessante livro, mas agora atente ao excerto acima e acompanhe o ressalte do autor a um quarteto de atitudes, tal como encontrar com uma amiga, comer e beber e pedalar. O trecho em destaque mostra também a oferta de boas condições ao ciclista, ou seja,  embarcar no metrô e trazer a bicicleta a reboque.

Íamos na direção do bairro de Santa Felicidade quando avistei a dupla de ciclistas- arq. pessoal 2013

Quero saber se...- A sua cidade poderia ser o cenário à descrição oferecida pelo autor em destaque? Compartilhe a informação comigo, por gentileza. Aqui em Curitiba? Não temos metrô e, portanto, o ciclista não dispõe das condições para trazer a sua bicicleta a reboque.

O trecho destinado ao Ciclo Lazer é a mais recente oferta ao ciclista pela nova e dedicada gestão municipal. As informações detalhadas estão aqui, mas até eu que que não utilizo a bicicleta como modal de transporte quero a ampliação das possibilidades, também.


Até a próxima!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vamos caminhar pelo curitibano Vista Alegre?


Antes da Caminhada o Mário Sérgio expõe as coordenadas da programação aos participantes- Praça 29 de Março, Curitiba, arq. pessoal 2013

Conhecer uma cidade é transitar com autonomia pelas suas ruas e bairros. Em fevereiro, na companhia de estimulante grupo caminhamos pelas ruas do querido bairro Mercês e arredoresAgora em maio? Participarei de outra Caminhada Observacional. Quer ir, também? Os entusiastas Mário Sérgio e Rafael nos conduzirão pelo curitibano bairro do Vista Alegre. Não perderei a oportunidade. Vamos?

Sob a tarde ensolarada o grupo segue em caminhada repleta de observações- Mercês, Curitiba, arq. pessoal 2013

Os links abaixo exibem ressaltes imperdíveis sobre a experiência com o agradável programa; quer visualizá-los? Comece com Novos olhares ( IphanPR ) e prossiga com  A cidade admirada a partir do... ( Gazeta do Povo)


Os olhos atentos dos participantes da Caminhada Observacional são como faróis que iluminam o caminho percorrido- Mercês, Curitiba, arq. pessoal 2013
Enturme-se conosco. Depois da primeira caminhada, caro leitor, tenho certeza de que o seu olhar para Curitiba será outro.

Anote para não esquecer:
Ponto de encontro: Praça Divina Pastora -Av. Manoel Ribas, 957
Horário:  Dia 4/5 e com saída pontual às 13h30 ( chegue um pouco antes)

Obs- Fiz a correção quanto ao bairro da próxima Caminhada: é o Vista Alegre e não o Boa Vista.

Até a próxima!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

À goiaba? As reverências merecidas...

 
Gosta de goiabas, caro leitor? Há uma verdadeira explosão das goiabas pelo Brasil afora. No destaque, veja o complemento gostoso do meu café de hoje. Aqui em Curitiba? A reverenciada fruta é  até  nome de rua lá no bairro Uberaba. Uma delícia!- arq. pessoal, 2013


Até a próxima!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Conhecer, cuidar e bem divulgar o Parque Barreirinha

 
O Parque Barreirinha é lindo, mas requer manutenção e prestigiada  frequência , Curitiba, arq. pessoal 2013

Na tarde do domingo passado o nosso passeio familiar foi ao Parque Barreirinha. Infelizmente, apesar da excelente descrição (Prefeitura de Curitiba) do lugar e das inúmeras possibilidades de lazer público, a aparência atual do belo parque exibe um aspecto de abandono e desconsideração, especialmente com relação à a população residente no entorno. 

Caso o leitor não resida em Curitiba ou alegue que a distância é um impedimento para frequentar a área pública em destaque, que tal webcircular com o rolê de bicicleta pelo Parque Barreirinha (Bike Vlog Cwb)? O lugar é uma belezura e reúne inúmeras possibilidades de lazer ao ar livre; precisa, entretanto, ser mais frequentado e bem mantido, também.
 
Até a próxima!

Ausência justificada

 
 Bom dia, leitor! - arq. pessoal

Desde domingo sumi um pouco do NaMira, mas não disponho de outra justificativa, exceto a  da indisposição natural. Compreensível, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

domingo, 21 de abril de 2013

A paisagem floril sob os nossos olhos

 
Será que sabe o nome da flor no destaque? Ajude-me a descobrir, por favor! - No meio do caminho ...- Ruas Padre Agostinho c/ Desembargador Octávio do Amaral, Mercês, Curitiba, arq. pessoal

O poeta de Itabira tinha nos seus famosos versos uma pedra no meio do caminho. Eu? Muitas vezes nem sei para que lado olhar; são tantas as espécies de flores no meu caminho, meu caro leitor. Aí no seu trajeto, talvez nem tão famoso como o versejado por Drumonnd, encontra flores, também? Faça um esforço para vê-las, caso não costume observá-las. Diga-me quais as espécies e seus nomes populares. Descreva-lhes a singeleza, seus matizes e temporada de floração. Imagine, inclusive, a lacuna que deixariam caso não enfeitassem com graça e perfume o seu caminho diário, meu caro leitor. Será que poderia agir em consonância às indicações verbais em negrito que fiz?

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails