sábado, 24 de agosto de 2013

O Palacete Garibaldi na mira do Croquis Urbanos - Curitiba

 
Na mira do Croquis Urbanos -Curitiba o histórico Palacete Garibaldi -Reprodução da foto by Mario Feitas

É impossível circular pelo Largo da Ordem e não avistar o Palacete Garibaldi, meu caro leitor. A foto feita pelo Mario Freitas é espetacularmente documental e ajuda a entender os porquês da programação agendada para amanhã, entre 9h30 e 11h30, quando o prédio será o alvo dos olhares atentos do Croquis Urbanos- Curitiba. Sem dúvida alguma, estarei lá para mais algumas horas de aprendizado com os talentosos croquiseiros. Então, junto ao meu bloco de papel, pincéis e potes plásticos com tinta para pintura, levarei a vontade de melhor expressar o que vejo em trecho previamente agendado na cena curitibana. Apareça lá, caso esteja na cidade, pois o grupo é aberto e muito receptivo. Eu? Sou um exemplo de observadora alçada à categoria honrosa de participante. 

Até a próxima!

O grupo da XII Caminhada Observacional circulará pelo Ahu e Bom Retiro; vamos, também?

 
Embora em marcha lenta, a caminhada exigiu disposição muscular para enfrentar as novidades trazidas pelas subidas e descidas nas ruas de Curitiba - No Vista Alegre- arquivo pessoal, maio 2013

Hoje à tarde? Se o tempo continuar apenas nublado a XII Caminhada Observacional acontecerá. O ponto de encontro entre os participantes é a área em frente à bilheteria do Museu Oscar Niemeyer e o programa incluirá a circulada em alguns segmentos dos curitibanos bairros Ahu e do Bom Retiro, a partir das 13h30. Caso esteja em Curitiba, participe, também! Estou muito interessada na programação, meu caro leitor, mas dependo de uma questão fundamental: a boa disposição muscular da perna direita, esta peça do meu corpo que anda a exigir cuidados incansáveis. Hoje, por exemplo, com o resfriamento do clima desde ontem à tarde, alguma coisa vai mal no território muscular, mas estou sob a ação das providências medicamentosas e, se depender da vontade, com o querido grupo logo mais estarei.

Até a próxima!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Encantadora espécie de flor em trepadeira

 
Sabe qual é o nome dessa delicada flor? Ajude-me a descobrir a informação, por favor! -Mercês, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Ainda não consegui descobrir o nome dessa bela espécie de planta trepadeira; se o leitor souber o nome, por favor, compartilhe a informação comigo! 

Como não parar para admirar a bela trepadeira que ornamenta uma boa extensão de muro? Mercês, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Na recente passagem que fiz ali para as bandas da Rua Padre Agostinho encontrei belas e desconhecidas plantas com flores, mas gosto muito de poder chamá-las pelo nome, mesmo que seja o popular; se puder ajudar no caso da espécie ora destacada, agradeço, meu caro leitor. 

Até a próxima!

Aos 18 anos de idade? Um mundo de possibilidades à felicidade!

 
Aos 18 anos de idade? Um mundo ilimitado de possibilidades para ser feliz- arquivo pessoal 2013

Hoje? É um dia especial na minha casa. A minha única filha completa 18 anos! Quem tem filhos saberá avaliar a intensidade desse marco significativo no interior de uma família, meu caro leitor. Aos pais? A consciência plena da nova condição civil do filho e a este, um mundo ilimitado de possibilidades. Que sejam felizes é o que sonhamos, invariavelmente. Eu? Manterei o sonho, também!

O leitor com certeza já passou pela experiência de filho, mas será que pela de pai ou de mãe? Eu? Adoraria trocar conversa sobre os ais, ufas e vivas que tornam a vida familiar cheia de emoções tão diversas.

Até a próxima!

Encontro marcado com o Benett e o Amok - Cabeça, tronco e membros!

 
Pacientemente o Benett desenha e autografa o meu exemplar do Amok- Cabeça, tronco e membros,- Na Itiban, Rebouças, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Fiquei bem feliz ao reencontrar o cartunista Benett na recente quarta-feira, noite do lançamento do Amok- Cabeça, tronco e membros; além do abraço afetuoso, da acolhida gentil e descontraída ainda ganhei um autógrafo exclusivo do querido cartunista. Ao leitor? O livro de tirinhas oferece todos os mimos.


Agora? O Amok circulará em casa com exclusividade- Curitiba, arquivo pessoal 2013
Aqui entre nós, foram muito agradáveis os momentos que passei ali na Livraria Itiban. Garanto que os simpáticos editores da Mórula Editorial terão que logo mais empreender a 2ª edição, pois a acolhida do público ao Amok assim exigirá.

Até a próxima!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Em Curitiba? Os pequenos floresceram, mas os grandes e famosos ainda...

 
Ipês de pequeno porte já estão floridos, mas os grandes e localizados em famoso locais ainda não floresceram- Curitiba, arquivo pessoal 2013

Na tarde de ontem, no trajeto que fiz com a ajuda do ônibus da Linha Turismo encontrei muitos enormes ipês cheinhos de botões quase a explodir em flores, mas nada que permita aquele olhar de admiração, tal como fiquei ao observar as flores amarelas nos arredores do Museu Oscar Niemeyer e lá no estacionamento do Parque Tanguá. Aquela floração maravilhosa dos ipês curitibanos bem famosos, tal como o no entorno da Rodoferroviária, Praça Tiradentes, entre outros, ainda está por vir. O interessante é constatar o florescimento nos ipês de pequeno porte, tal como o que mostro na foto acima, obtida em caminhada pela Rua Presidente Taunay, aqui no Mercês.

Meus amigos participantes do Croquis Urbanos (via Gazeta do Povo, 2013) planejam registrar a floração dos ipês em Curitiba e estamos atentos ao espetáculo anual, pois o tempo de exposição das belas flores é muito curto, então, a informação de um local densamente florido é de grande importância ao grupo. A cena curitibana é de interesse geral e se o leitor, residente na capital paranaense, passar as informações, inclusive com fotos do local, será de grande auxílio comunicativo; eu garanto.

Até a próxima!

Na Grano? A parada é sempre agradável!

 
As massas atraem a clientela, mas paro ali na Grano pelo café e trato cordial ao cliente- Curitiba, arquivo pessoal 2013

Muitas vezes estendo a caminhada, aqui no Mercês,  lá para as imediações do Centro; numa dessas ocasiões parei novamente na Grano para tomar um café matinal. A experiência é sempre cheia de pequenos prazeres, meu caro leitor, tais como a atenção gentil dos que recebem o cliente com um sonoro bom dia e a reunião de elementos da cena urbana que do interior ou exterior do comércio simples e sem requintes é possível acompanhar.
 
Café com leite e pão com manteiga? O desjejum mais comum e delicioso que eu conheço- Na Grano, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Ao entrar no pequeno salão de atendimento prefiro sentar perto da janela, mas ali no cantinho, pois a visão disponível para a rua é como uma tela de cinema em intensa movimentação.  Na foto no destaque abaixo você poderá ver o resultado da minha observação, enquanto saboreava aquele pão quentinho com manteiga e dava goles no café com leite bem quente.
Uma janela panorâmica permitiu acompanhar a movimentação urbana enquanto eu tomava o meu café- Na Grano, arquivo pessoal 2013

Na Grano voltarei outras vezes, pois o comércio mistura a oferta de confeitaria, massas artesanais e empório. De um detalhe estou ciente: aquele quarteto de mesinhas na calçada e outras quatro no interior do comércio fazem da esquina da Rua Desembargador Mota um cantinho agradável. Na ocasião, identifiquei a possibilidade de ler um jornal local e ainda manter conexão com a internet, o que certamente agrega mais valor à parada estratégica do visitante. 


Não sei se você costuma prestigiar o comércio do bairro onde reside, mas caminhar e circular por ele para observar os serviços oferecidos ao cliente é um ponto de partida para obter conclusões urbanas.

Até a próxima!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cadê os ipês floridos em Curitiba? Vou mapeá-los, agora!


Pequena amostra de um ipê florido indica a proximidade da mudança da estação-  No bairro do Mercês, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Hoje? Estou sem qualquer agendamento de aulas de redação durante a tarde, então, farei algo que há muito planejo: novamente embarcar em um desses ônibus da Linha Turismo e circular pelos pontos famosos da cidade; meus parentes de Belém, em visita recente, deixaram comigo os tíquetes  restantes dos que compraram no último passeio, então, se é para bem aproveitar, obedecerei com alegria, pois a quarta-feira está ensolarada e com o olhar duplamente apoiado pela câmera do meu celular registrarei as informações que deem resposta à indagação sobre os ipês floridos em Curitiba. Então, logo mais, lá de cima de um desses ônibus double deck (Matraqueando) estarei, caro leitor!


Até a próxima!

Vamos conversar sobre delicadezas e trivialidades, caro leitor?

 
Adoro o perfume e a delicadeza dos jasmins; você gosta, também? -  Rua Fernando Simas, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Nas caminhadas habituais? A minha atenção está sempre voltada aos vários temas, mas o das flores ganha o encantamento, imediatamente. Repare no contraste do jasmim com o muro de pedras; é a suavidade e perfume fazendo limites com a aspereza e frieza do material resistente. O jasmim era a flor preferida da minha mãe; creio ter herdado a simpatia afetuosa com a delicadeza dessa espécie.

E agora? Um jasmineiro e um maracujazeiro querem alcançar o mesmo espaço aqui no meu jardim- arquivo pessoal 2013

Uma guerra acontece! - Aqui no meu jardim? Agora, tenho uma batalha pelo espaço, pois uma raiz de um antigo jasmineiro ressuscitou e irrompeu com um viçoso ramo, mas encontrou um pé recente de um maracujazeiro que surgiu em semeadura natural, porém com muita vontade de alcançar a grade lateral, também. Então, um conflito surgiu entre as espécies, mas estou deixando o tempo decidir qual deles ocupará a extensão da grade que separa a minha casa da vizinha à direita.

O maracujazeiro existente há mais tempo, além de frutificar gerou um filhote no meu jardim; agora, ele quer espaço, também. - arquivo pessoal 2013


Nas caminhadas que empreendo, outras espécies surgem sob os meus olhos; interessa-lhe vê-las, também? Eu adoraria trocar conversa com quem gosta de flores e de assuntos triviais, meu caro leitor. Apareça; venha trocar um papinho comigo. Antes, se puder, não deixe de assistir o belo filme de Jean Becker, um dos meus preferidos.

Até a próxima!

Uma declaração de amor diante de olhos atentos - ou não?

 
Será que a Julieta reparou na intervenção amorosa? Mercês, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Saí de casa na recente manhã de sábado para caminhar e não é preciso muito esforço para encontrar cenas urbanas interessantes. Compartilho aqui a primeira de uma lista de fotos feitas com a câmera do meu celular. Veja a declaração amorosa que um Romeu deixou ali em trecho da Rua Presidente Taunay, aqui no bairro Mercês.  A  Julieta, alvo do gesto romântico, residente em prédio exatamente no campo de visão do TE AMO! deve ter ficado bem feliz - ou será que o caso seria unilateral? Agora, entretanto, pouco importa se a acolhida ao gesto foi positiva ou indiferente. 

Faça com que circule, também! - A declaração amorosa é pública e ficará no arquivo do Seu Google; seguirá pelo webespaço com a rapidez acionada pelo dedo de um (a) leitor (a) interessado (a) a qualquer momento. Que tal fazê-la circular, meu caro leitor? Basta encaminhá-la a um (a) destinatário (a) bem querido (a). O Romeu patrocinará, assim, outras reações de surpresa, encantamento ou indiferença.

Até a próxima!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Croquis Urbanos - Curitiba reúne novamente; acompanhe a programação!

 
O Croquis Urbanos - Curitiba é um alegre e estimulante grupo para passar uma boa parte das manhãs de domingo - Foto by Gerson Resnauer

No destaque? A foto feita pelo  Gerson Resnauer, marido da Clau Guimarães, reúne o grupo de amigos participantes do Croquis Urbanos - Curitiba. No domingo mais recente estivemos na Praça do Japão, meu caro leitor. No próximo? Iremos ao Palacete Garibaldi.


Até a próxima!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Na tristeza ou na alegria, também...

 
Tal como indica a placa acima, a vida muitas vezes nos pede uma brecada atenta mesmo sob a maior alegria- arquivo pessoal 2013

Hoje, enquanto tomava o meu café ainda de manhãzinha e uns passarinhos bem alegres começaram a cantar, ah....meu prezado leitor, imediatamente, veio à cabeça o que escreveu o poeta francês Paul Marie Verlaine; ele reuniu em versos uma instigante indagação que traduz intensa ambivalência atemporal. Quer conhecê-la? A seguir transcrevo o conjunto dos últimos versos que fazem parte do conhecido poema Canção, na bela tradução de  Onestaldo Penafort.

"-  Tu que aí choras, que é que fizeste,
dize, em verdade,
tu que aí choras, que é que fizeste
da mocidade? "

Eu? Tomo a liberdade de emprestar do poeta a indagação e levá-la à reflexão, tanto na tristeza, quanto na maior das alegrias. Será que o leitor concorda com o desdobramento que fiz?

Até a próxima!

domingo, 18 de agosto de 2013

A Praça do Japão na mira do Croquis Urbanos - Curitiba

 
A Cyntia Gonçalves fez a foto enquanto eu rabiscava ali nos arredores do Bosque da Casa Gomm- Curitiba, julho de 2013

Hoje? Novamente participarei do Croquis Urbanos - Curitiba; das 9h30 às 11h30 estaremos na Praça do Japão. Eu? Sou aprendiz, mas uma hora dessas quem sabe consigo mostrar um desenho sem qualquer constrangimento, pois os anteriores não passam de rabiscos, caro leitor. Aos que conhecem ou que ainda não tiveram a oportunidade de circular pela bela praça curitibana, o meu amigo Washington Takeuchi reuniu lindas fotos em postagens diversas. 

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails